Estamos chegando ao final da primeira fase da Eurocopa e, amanhã (25), teremos a definição de quem avança nos grupos C e D. Às 13h00, o grupo C começa a ser definido nos confrontos entre França x Polônia e Holanda x Áustria. Às 16h00, Dinamarca x Sérvia e Inglaterra x Eslovênia decidem o grupo D.
GRUPO C
No atual momento, o grupo está bem equilibrado. A Holanda lidera com quatro pontos, seguida pela França, também com quatro pontos. Ambos estão se classificando para a próxima fase. A Áustria vem logo atrás com três pontos, enquanto a Polônia, já eliminada, está com zero pontos.
GRUPO D
Nesse grupo, a situação é mais complexa. A Inglaterra lidera com quatro pontos, a Dinamarca está em segundo lugar com dois pontos, a Eslovênia em terceiro, também com dois pontos, e a Sérvia em último com um ponto.
França x Polônia
Mbappé quebrou o nariz na estreia da França na competição (vitória por 1 a 0 sobre a Áustria) e não saiu do banco no empate sem gols com a Holanda, na sexta-feira. O meia Tchouaméni já havia afirmado que o companheiro de seleção está se acostumando a usar o artefato, o que foi confirmado pelo técnico.
“O hematoma diminuiu”, disse Deschamps as condições físicas de seu capitão. “Ele queria jogar contra a Holanda e quer jogar contra a Polónia”, completou o técnico.
A Polônia de Lewandowski e companhia já está eliminada e quer ao menos fazer um pontinho de honra para encerrar a sua participação nessa Euro. Caso o time polonês vença e a Áustria empate, Mbappé e sua trupe estarão eliminados da competição.
Holanda x Áustria
A Holanda vem para essa partida em uma situação mais tranquila, até em caso de derrota e com uma derrota da França, a Laranja Mecânica, avança de fase. Ronald Koeman pode optar por descansar jogadores, especialmente aqueles que estão pendurados (como Schouten e Veerman). Wijnaldum e Gravenberch seriam os escolhidos para ter oportunidades caso eles sejam poupados do jogo desta terça-feira. No ataque, Depay e Weghorst estão competindo por uma vaga no time titular.
Com três pontos, a equipe austríaca pode garantir a vaga nas oitavas se vencer os holandeses; um empate pode até deixá-los na disputa como um dos melhores terceiros colocados dos grupos.
Ralf Rangnick pode fazer mais alterações na equipe em relação à que derrotou os poloneses. Trauner, com lesão, é uma incerteza para o treinador na partida desta terça-feira, enquanto Gregoritsch pode substituir Arnautovic no ataque contra a Holanda.
Dinamarca x Sérvia
A Dinamarca ainda não conseguiu vencer na competição. Na primeira partida, a seleção deixou escapar a vitória nos últimos minutos, levando um empate da Eslovênia. Na segunda partida, o time de Eriksen, buscou o empate contra a poderosa Inglaterra.
O treinador Kasper Hjulmand, não terá nenhum baixa para o duelo e não deverá fazer mudanças para o jogo decisivo da fase de grupos.
Para a Sérvia, só a vitória interessa. Em último no grupo, o time sérvio precisa vencer se quiser avançar para a próxima fase. Kostic está em recuperação de lesão, mas provavelmente não jogará contra a Dinamarca, com Mladenovic ocupando seu lugar no time de Dragan Stojkovic. Ausente no último jogo, Milinkovic-Savic deve ter outra oportunidade de ser titular nesta terça-feira.
Inglaterra x Eslovênia
Gareth Southgate pode fazer alterações na equipe, com Gallagher podendo ganhar a vaga de Alexander-Arnold no meio-campo, e Gordon é outro com chances de jogar contra a Eslovênia, enquanto Eze também está disputando essa posição neste jogo decisivo. Harry Kane é outro que preocupa o treinador por motivos de desgaste. Luke Shawn também não vem treinando e deve ser desfalque mais uma vez. Cole Palmer pode ganhar alguns minutos na partida, caso Gareth poupe algum jogador ofensivo.
Já na Eslovênia, Matjaz Kek deverá contar com seus principais jogadores, embora atletas como Oblak, Sesko e Elsnik tenham sido incertos nos últimos dias. A escalação que entrará em campo ainda está pendente de definição pelo treinador.