Zinedine Zidane é um dos maiores jogadores da França de todos os tempos. E um dos maiores carrascos do Brasil em Copas do Mundo: em 1998, o meia francês foi o grande responsável pelo primeiro título do país no Mundial, marcando dois gols de cabeça na final; oito anos depois, Zidane foi o melhor em campo no jogo que marcou a eliminação da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha.
Faltando 185 dias para o início da Copa do Mundo de 2026, o Lance! relembra a histórica participação de Zidane na Copa de 1998, realizada justamente na França.
À época com 26 anos, Zidane já era o diferencial técnico da seleção francesa — seria ainda maior nos anos que se seguiram. Mas ele teve uma Copa do Mundo um tanto atabalhoada: expulso no segundo jogo após dar uma pancada em um jogador saudita, o meia acabou suspenso por dois jogos. Assim, ficou de fora do jogo derradeiro da fase e da partida pelas oitavas de final, quando a França só conseguiu superar o Paraguai na prorrogação.
Zidane voltou naturalmente ao time nas quartas, quando a França superou a Itália nos pênaltis. Também teve participação importante na semifinal, na vitória por 2 a 1 sobre a Croácia, sensação daquela Copa.
Zidane foi o nome da final da Copa
Mas foi na final diante do Brasil, então o atual campeão do mundo e com um time considerado melhor, que Zidane fez a partida de sua vida.
O meia marcou dois gols de cabeça na vitória por 3 a 0 (Petit anotou o terceiro), saiu de campo ovacionado e mudou para sempre de patamar, entrando para a história do futebol mundial.
— Me tornei o jogador que marcou a história do futebol francês. Minha vida mudou com aquele jogo. As pessoas mudaram comigo, eu sentia isso toda vez que conhecia alguém — declarou Zidane 20 anos depois, em entrevista ao jornal francês "L'Équipe".