Fifa não reconhece os títulos de mundiais de Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo? Checamos!

Entidade oficializou em congresso realizado em 2017 os vencedores da Copa Intercontinental como campeões do mundo e já previa substituir modelo atual para formato que começa em 2025

Futebol 24 de dezembro de 2023 às 10h43
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Em época de Mundial de Clubes é sempre a mesma pergunta: afinal quem a Fifa reconhece como campeão do mundo? O lateral-direito Rafael, do Botafogo, foi quem levantou a polêmica da vez ao rebater provocações de rubro-negros a tricolores e postou nas redes sociais que o título de 1981 não é válido. O ge foi checar, e as conquistas de Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio na antiga Copa Intercontinental são, sim, chanceladas pela entidade.

Fifa reconhece títulos mundiais de São Paulo, Santos, Flamengo e Grêmio

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, carro e texto que diz "AUTOESCOLA Prasi 0 Natal é uma data para refletir e analisar 0 verdadeiro significado de nossas vidas, pois um umdanasceuuma dia nasceu uma criança que se ao se tornar adulto se sacrificou para nos salvar. Desejamos um Feliz Natal aos clientes e amigos"

A decisão foi oficializada em reunião do Conselho da Fifa em 27 de outubro de 2017, na Índia, em ocasião em que o presidente Gianni Infantino verbalizou o desejo de criar uma competição mais robusta para o Mundial de Clubes - o que foi oficializado em 2023 com o Super Mundial de 2025. Foram 42 edições da Copa Intercontinental - 1960 a 2004 -, disputada entre os campeões da Libertadores e da Champions, com 25 campeões do mundo diferentes.

Brasileiros campeões do mundo
Santos - 1962 e 1963
Flamengo - 1981
Grêmio - 1983
São Paulo - 1992, 1993 e 2005
Corinthians - 2000 e 2012
Internacional - 2006

Pode ser uma imagem de texto que diz "ACADEMIA PARA BOLEIROS OELSONJÚNIO R JOELSON JÚNIOR TREINAMENTO FUNCIONAL NA AREIA @funcionalnaareiajr Aqui nós ajudamos 15 anos ,levando seu filho a realizar saúde,qualidade de o seu sonho AÎA vida e o bem estar: físico, mental e @academiaparaboleiros ESPIRITUAL!!! Maiores informações em nossas redes sociais!!!!!!"

De acordo com apuração, a lista de campeões não está registrada no site da Fifa por não se tratar de uma disputa organizada pela entidade. Como o próprio Infantino ressaltou ao confirmar o reconhecimento dos títulos, a disputa era de responsabilidade de Uefa e Conmebol com o aval do órgão máximo do futebol mundial.

- Entre 1960 e 2004, houve a Copa Intercontinental, organizada pelas duas confederações com a aprovação da Fifa, o que evoluiu, digamos assim, para a Copa do Mundo de Clubes que começou a ser disputada após 2004 - disse na ocasião em 2017.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, raio-x, hospital e texto

Desde então, a própria Fifa passou a fazer menções em suas redes sociais das conquistas desses 25 clubes na Copa Intercontinental tratando-os como campeões do mundo. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 2020, cita que o Flamengo deixou o Liverpool atordoado na final disputada no Estádio Nacional de Tóquio em 13 de dezembro de 1981.

A Copa Intercontinental, por sinal, voltará a ser disputada em 2024 com a organização da Fifa, mas em formato distinto. A partir do ano que vem, o campeão da Libertadores disputará um mata-mata com o campeão da Concachampions, enquanto os campeões da Ásia e da África também medem forças. Os vencedores se enfrentam em uma semifinal para decidir o finalista contra o campeão europeu, que já se classifica diretamente.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "BOAS FESTAS 2 PITSBRAS REMA CAMPOS BH PETROBRAS DIMISSON BOMBEIRO"

A solicitação para incluir a discussão da legitimidade do título partiu da Conmebol. Pelo Twitter, o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez, confirmou a decisão da Fifa e divulgou a carta em que solicitou o reconhecimento a Gianni Infantino, em junho.

- Agradeço a aprovação pelo conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer títulos de Copas Intercontinentais como Mundiais de Clubes - escreveu Alejandro.

Pode ser uma imagem de roupas esportivas e texto que diz "studio.andrezasoares A -STUDIO- ANDREZA SOARES FITNESS (22) 999196470/ 999261470"

Copa Rio não entrou na pauta da Fifa
No total, foram realizadas 42 edições do extinto Mundial de Clubes. Em 1975 (Bayern de Munique x Independiente) e 1978 (Liverpool x Boca Juniors), as partidas não aconteceram porque as equipes não chegaram a um acordo no que diz respeito à data - não houve vencedores, portanto. Em compensação, em 2000, dois clubes foram campeões mundiais: o Boca Juniors (agora reconhecido) e o Corinthians (que venceu o primeiro Mundial Interclubes organizado pela Fifa).

Os títulos da Copa Rio de 1951 e 1952, conquistados por Palmeiras e Fluminense, respectivamente, são exemplos de competições entre equipes de países diferentes que não entraram na pauta da Fifa. A entidade chegou a reconhecer o Palmeiras como campeão mundial durante o processo de organização da Copa do Mundo de 2014, mas depois voltou atrás e passou a usar eufemismos como "primeiro campeão global".

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e texto que diz "LIMPORT Há mais de 20 anos oferecendo soluções de excelência"

A partir de agora, o São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos mundiais reconhecidos pela Fifa. São três: 1992, 1993 e 2005. Santos (1962 e 1963) empatou com o Corinthians (2000 e 2012). E Flamengo (1981) e Grêmio (1983) se igualaram ao Internacional (2006).

Confira todos os campeões do antigo Mundial de Clubes:

1961 - Peñarol
1962 - Santos
1963 - Santos
1964 - Inter de Milão
1965 - Inter de Milão
1966 - Peñarol
1967 - Racing
1968 - Estudiantes
1969 - Milan
1970 - Feyenoord

Pode ser uma imagem de hambúrguer e texto que diz "CHURRASQUINHO DO ?? DINELLIBUG HAMBURGUERIA DINELLI BURGUER dinelliburguer Muniz churrasquinhodomuniz CHURRASQUINHO DO MUNIZ E DINELLI BURGUER ESSE VOCÊ CONHECE, ESSE VOCÊ CONFIA! (22)99927-3599"

1971 - Nacional-URU
1972 - Ajax
1973 - Independiente
1974 - Atlético de Madrid
1976 - Bayern de Munique
1977 - Boca Juniors
1979 - Olímpia
1980 - Nacional-URU

1981 - Flamengo
1982 - Peñarol
1983 - Grêmio
1984 - Independiente
1985 - Juventus
1986 - River Plate
1987 - Porto
1988 - Nacional-URU
1989 - Milan
1990 - Milan

Pode ser uma imagem de futebol americano, futebol e texto que diz "ACADEMIA DE FUTEBOL ANDRÉ PIMPOLHO AFAP"

1991 - Estrela Vermelha
1992 - São Paulo
1993 - São Paulo
1994 - Vélez Sarsfield
1995 - Ajax
1996 - Juventus
1997 - Borussia Dortmund
1998 - Real Madrid
1999 - Manchester United
2000 - Boca Juniors

2001 - Bayern de Munique
2002 - Real Madrid
2003 - Boca Juniors
2004 - Porto

Pode ser uma imagem de texto

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, pessoas praticando artes marciais e texto que diz "AULAS DE TAEKWONDO PRTERTALOI CT MESTRES HERVAL MONTEIRO (5° DAN) ESTHER MONTEIRO DAN) PROFESSOR: GUSTAVO PESSANHA 2° DAN) DE SEGUNDA A SEXTA MANHÃ, TARDE E NOITE COM IDADE A PARTIR DE 6 ANOS (22) 99835-4699 AFILIADOS A: FTKDERJ E CBTKD. RUA VISCONDE DE ALVARENGA 354, PARQUE LEOPOLDINA, CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ."

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes