O Flamengo inicia nesta quarta-feira (10) mais um capítulo de sua história internacional. Embalado pelos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro disputa as quartas de final da Copa Intercontinental 2025, enfrentando o Cruz Azul, do México, às 14h (de Brasília), no estádio Ahmad bin Ali, no Catar.
O vencedor do “Dérbi das Américas” enfrentará o Pyramids, do Egito, na semifinal. O time africano superou o Auckland City, da Austrália, na primeira fase, e se credenciou para o duelo que definirá o segundo finalista da Copa Intercontinental.
Campeão da Liga dos Campeões na última temporada, o Paris Saint-Germain, da França, aguarda para conhecer seu adversário na grande decisão do torneio mundial.
MENGÃO
No primeiro grande desafio da competição, Filipe Luís poderá contar com praticamente todo o elenco campeão da América. A única ausência confirmada é Pedro, ainda em recuperação de lesão na coxa esquerda. O camisa 9 realiza trabalhos físicos no gramado, porém não participou das atividades com o restante do elenco em Doha.
A volta de Léo Ortiz, afastado desde o dia 29 de outubro, cria dúvida na defesa. O zagueiro foi titular durante a temporada, mas Danilo, autor do gol que garantiu o tetra da Libertadores, ganhou moral e briga por vaga na zaga ao lado de Léo Pereira.
Com isso, a tendência é manter o time-base utilizado nas decisões recentes. A referência ofensiva deve ser novamente Bruno Henrique, ocupando o papel deixado por Pedro. Segundo Filipe Luís, a antecipação do título brasileiro ajudou na organização da viagem e na adaptação ao fuso:
“A logística foi muito bem preparada… Acredito que o time chega em boas condições físicas para disputar esse jogo.”
CRUZ AZUL
Do outro lado, o Cruz Azul chega valorizado ao Mundial. O clube mexicano é o atual campeão da Concachampions, título conquistado com um contundente 5 a 0 sobre o Vancouver Whitecaps. No histórico da competição, divide com o América-MEX o posto de maior vencedor, com sete troféus.
Em 2025/2026, a equipe soma bons números: 21 jogos, 11 vitórias, 8 empates e apenas 2 derrotas, com 37 gols marcados e 24 sofridos. O time é comandado pelo argentino Nicolás Larcamón, conhecido do torcedor brasileiro após breve passagem pelo Cruzeiro em 2024.
Entre os destaques, surge o atacante Luka Romero, de 21 anos, apelidado de “novo Messi”. O elenco também possui o uruguaio Gabriel Fernández, o mexicano Ángel Sepúlveda e o meia Carlos Rodríguez, referência técnica no setor. Outro nome conhecido da torcida do Flamengo é Lorenzo Faravelli, campeão da Recopa sobre o Flamengo em 2023 pelo Independiente del Valle.
O Cruz Azul tem dúvida na defesa: o zagueiro Jesús Orozco, titular e convocado constantemente pela seleção mexicana, se machucou na semifinal do torneio nacional e pode ficar fora.
FLAMENGO X CRUZ AZUL
Copa Intercontinental
Data e horário: quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, às 14h (de Brasília);
Local: Estádio Ahmad bin Ali, no Catar;
Onde assistir: TV Globo, SporTV, CazéTV, Ge TV e Fifa;
Árbitro: Glenn Nyberg;
Assistentes: Mahbod Beigi e Andreas Söderkvis;
VAR: Fedayi San
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Pulgar e Arrascaeta; Carrascal, Samuel Lino e Bruno Henrique
CRUZ AZUL (Técnico: Nicolás Larcamón)
Gudiño; Willer Ditta, Erik Lira e Piovi; Jeremy Márquez, Faravelli, Rotondi e Omar Campos; Gabriel Fernández, Rivero e Sepulveda