Em busca de uma vaga na próxima edição da Libertadores, o Fluminense terá uma sequência de confrontos decisivos nesta reta final de temporada. A equipe receberá nesta quarta-feira o Ceará no Maracanã, em jogo atrasado válido pela 12ª rodada do Brasileirão, a partir de 19h.
O Fluminense chega embalado após vencer o Internacional por 1 a 0 em casa. O time treinado por Luís Zubeldía mira um resultado positivo para seguir subindo na tabela visando alcançar seus objetivos, já que ocupa a sétima posição com 44 pontos, três atrás do Botafogo, que abre o G-6.
Sem vencer há três partidas, sendo a última uma derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, o Ceará corre risco de rebaixamento e precisa reagir no campeonato. A equipe de Léo Condé ocupa a 14ª posição com 35 pontos, quatro à frente do Vitória, primeiro time no Z-4.
Após o confronto desta quarta-feira, os clubes terão um reencontro no domingo (02), no Castelão, agora pela 31ª rodada, às 16h.
Onde assistir: Premiere.
FLUMINENSE
O zagueiro Freytes está de volta após cumprir suspensão e deve começar jogando na vaga de Ignácio, que o substituiu no triunfo sobre o Internacional. A tendência é que o argentino forme a dupla de zaga com Thiago Silva.
Além do defensor, o volante Martinelli, preservado por controle de carga, também deve ir a campo como titular para atuar ao lado de Hércules e Lucho Acosta no meio-campo tricolor. Facundo Bernal volta a ser opção no banco de reservas.
Nonato, que estava entregue ao departamento médico, treinou normalmente com o grupo na última semana e tem grandes chances de voltar a ser relacionado. Embora houvesse possibilidade de retorno na última rodada, o volante ficou fora para acelerar a recuperação.
O meia Paulo Henrique Ganso está em fase de transição após lesão de grau dois na panturrilha esquerda e não deve voltar contra o Ceará. Ele não atua desde 16 de setembro e deve voltar a integrar os treinos coletivos da equipe nos próximos dias.
O técnico Luís Zubeldía vê evolução no desempenho tricolor a cada partida e projeta um crescimento ainda maior de olho nos próximos compromissos da temporada.
“Acredito que a equipe tem feito boas partidas, algumas melhores que outras, apesar de ter perdido dois jogos nesse mês. Creio que mais do que os resultados, que é o mais importante, é que dentro desses jogos, a equipe funcionou bem. Na maioria, o resultado foi uma consequência do rendimento dentro do campo. Espero que possamos seguir crescendo, pois o desempenho vem sendo bom.”, analisou.
CEARÁ
O Ceará conta com dois reforços importantes. O meio-campista Lourenço e o atacante Pedro Henrique voltam a lista de relacionados após cumprirem suspensão e podem ser titulares nas vagas de Richardson e Fernandinho, respectivamente.
Um dos reforços anunciados na última janela de transferências, o meia Vina deve seguir entre os titulares. O jogador busca o seu primeiro gol pela equipe desde o seu retorno e mira fazer jus a famosa ‘lei do ex’, já que defendeu o Fluminense em 2015.
“Espero que dessa vez dê certo. Tenho mais duas oportunidades nesta semana. Espero que em um dos dois eu possa ajudar e voltar a marcar pelo Ceará. É algo que eu sei que vai sair naturalmente, mas estou com saudade de comemorar um gol, de dar essa alegria para o nosso torcedor que merece e que, desde a minha chegada, tem me apoiado muito.”, disse o ídolo da torcida.
O zagueiro Marcos Victor, que vem realizando trabalhos de fisioterapia após sofrer lesão na região do calcâneo, e o volante Dieguinho, que se recupera de uma lombalgia aguda, são desfalques.
FICHA TÉCNICA
Fluminense X Ceará
Rodada:12ª
29/10/2025
Horário:22:00
Árbitro:Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes:Daniel Paulo Ziolli (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR:Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Estádio:Maracanã
Rio de Janeiro (RJ)
Fluminense
Fábio;Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê;Hércules, Martinelli e Lucho Acosta;Kevin Serna, John Kennedy e Canobbio.
Técnico: Luís Zubeldía
Ceará
Bruno Ferreira;Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia;Vinicius Zanocelo, Lourenço e Vina;
Pedro Henrique, Pedro Raul e Galeano.
Técnico: Léo Condé