Embalados após avançarem às semifinais da Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians se enfrentarão neste sábado (13) pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. O duelo terá início a partir das 21h.
O Tricolor chega após vencer o Bahia por 2 a 0 no Maracanã e mira se aproximar do G-6. O time é o nono colocado, com 28 pontos, sete atrás do Mirassol, primeiro clube na zona de classificação para a pré-Libertadores.
A última vez que os cariocas entraram em campo pelo Brasileiro foi no dia 31 de agosto, quando empatou por 0 a 0 com o Santos, na Vila Belmiro.
Por outro lado, o Alvinegro venceu o Athletico-PR por 2 a 0 na Copa do Brasil e quer se afastar ainda mais da zona de rebaixamento no Brasileiro. O grupo comandado por Dorival Júnior ocupa a 12ª posição, com 26 pontos, quatro à frente do Vitória, primeiro clube no Z-4.
Assim como seu adversário deste sábado, os paulistas não disputam uma partida do campeonato desde o dia 31, quando empataram por 1 a 1 com o Palmeiras.
Onde assistir: Record.
FLUMINENSE
O Fluminense deve entrar em campo com um time misto, visando dar sequência ao rodízio do elenco planejado por Renato Gaúcho. O comandante quer evitar o desgaste físico de olho no jogo contra o Lanús, na quarta-feira (17), pelo jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana.
“É continuar acreditando. Estamos andando em três competições e não é nada fácil. Tivemos a Data Fifa, dei quatro dias de folga para eles porque estávamos numa sequência direta desde o Mundial de Clubes. Tem muitos clubes que levam vantagem num momento porque jogam uma vez por semana. A gente disputa jogos decisivos em três competições a cada três dias.”, explicou.
O meia Lucho Acosta é a principal novidade da provável escalação após ser um dos destaques da classificação tricolor. O argentino esteve no banco de reservas, mas entrou no segundo tempo na vaga de Nonato e participou da jogada que resultou no pênalti, convertido por Canobbio. A tendência é que ele forme o meio-campo junto com Hércules e Facundo Bernal, enquanto Martinelli pode ser poupado.
A comissão técnica também deve promover outras mudanças. O lateral-direito Guga, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Everaldo devem ser preservados. Júlio Fidelis, Ignácio e Germán Cano são os favoritos para assumirem as vagas, respectivamente. A tendência é que os retornos aconteçam na Sul-Americana.
O lateral-direito Samuel Xavier, com uma lesão muscular na coxa, dificilmente fará seu retorno e deve seguir tratamento de olho no torneio continental.
CORINTHIANS
O técnico Dorival Júnior deve manter o esquema com três jogadores no setor, formado por Gustavo Henrique, João Pedro Tchoca e André Ramalho, que retorna após se recuperar de uma virose. Angileri, que atuou no setor contra o Athletico-PR, provavelmente ficará no banco de reservas.
O volante Ryan é cotado para ser novidade no time titular no lugar de Breno Bidon, que cumpre suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Além dele, o atacante Yuri Alberto, que fez seu retorno na última partida depois de tratar uma hérnia inguinal, pode formar uma dupla com Gui Negão.
Em contrapartida, Memphis Depay foi diagnosticado com um edema no músculo posterior da coxa direita e não estará à disposição. Além do atacante, os volantes Raniele, Carrillo, José Martínez e Charles estão entregues ao departamento médico e aumentam a lista de desfalques.
Dorival Júnior valorizou o desempenho do elenco do Corinthians de olho na sequência da temporada. O comandante afirmou que está satisfeito com a evolução individual de cada jogador, destacando a importância que vem fazendo para o coletivo do grupo.
“Estou muito satisfeito com o que nós temos visto individualmente em cada jogador. O entendimento que eles estão tendo, a preocupação em querer melhorar. Isso é um ganho considerável individual que está fazendo uma diferença coletiva na equipe.”