O Fluminense voltará a entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro neste sábado (16). Embalado depois de vencer o América de Cali por 2 a 1, pela Sul-Americana, o clube carioca enfrentará o Fortaleza no Maracanã, a partir das 16h, pela 20ª rodada do torneio nacional.
Invicto há cinco partidas, com três vitórias e dois empates, o Fluminense tem como objetivo acirrar a disputa por vaga no G-6 da competição. O time das Laranjeiras está em nono lugar, com 24 pontos, quatro atrás do Mirassol, primeiro clube na zona de classificação para a pré-Libertadores.
O Fortaleza está sem vencer há quatro partidas, com duas derrotas e dois empates. A equipe entrou em campo no meio de semana pela Libertadores e empatou com o Vélez Sarsfield por 0 a 0, no Castelão. A situação no Brasileirão também é complicada, já que o time luta contra o rebaixamento e ocupa a 18ª posição, com 15 pontos, três atrás do Vitória, primeiro fora do Z-4.
Onde assistir: Premiere
FLUMINENSE
O técnico Renato Gaúcho deve preservar seus titulares. Após usar o time principal no triunfo sobre o América de Cali, é esperado que o comandante escale uma equipe alternativa contra o Fortaleza, visando o segundo jogo contra os colombianos, que acontecerá na próxima terça-feira (19).
O atacante Santiago Moreno, anunciado na última terça-feira depois de ser contratado junto ao Portland Timbers, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está livre para entrar em campo. Fora da lista de inscritos na Sul-Americana, ele pode ser novidade na lista de relacionados e ganhar sua primeira oportunidade.
O volante Nonato, que voltou a treinar com o restante do elenco após se recuperar de uma inflamação na coxa esquerda, está à disposição da comissão técnica. Como o jogador é peça importante no time titular, ele não tem sua presença garantida entre os onze iniciais.
O Fluminense também conta com o retorno do lateral-direito Samuel Xavier, que cumpriu suspensão na última rodada e está disponível. A tendência é que ele apareça no banco de reservas, enquanto o jovem Júlio Fidelis é o favorito para atuar no setor. Guga deve ser improvisado na esquerda, já que Gabriel Fuentes se recupera de dores musculares e é dúvida.
Os zagueiros Thiago Silva e Ignácio, com lesões na coxa direita e no joelho direito, respectivamente, aumentam a lista de desfalques. Freytes, que atua na mesma posição, cumpre suspensão depois de ser punido e também está fora.
FORTALEZA
O Fortaleza não poderá contar com o zagueiro Gustavo Mancha, que foi expulso na derrota por 5 a 0 para o Botafogo. Gaston Ávila é o favorito para assumir a titularidade e formar a dupla de zaga com Brítez, já que Kuscevic se recupera de um edema muscular na coxa direita. Por outro lado, o goleiro João Ricardo retorna após sofrer uma fratura na mão esquerda.
Expulso contra o Vélez Sarsfield, Matheus Rossetto pode ser novidade no meio-campo do Leão do Pici, já que não está à disposição para o jogo de volta, que acontecerá na próxima terça-feira (19). O volante Zé Welison, que cumpriu suspensão diante do Botafogo, volta e também é cotado para ganhar uma chance.
No ataque, Yago Pikachu é um dos favoritos para começar jogando. O camisa 22 deve entrar na vaga de Marinho, que corre risco de ser poupado de olho no jogo contra o Fluminense.
O volante Matheus Pereira e o atacante Moisés, ambos com lesão na coxa esquerda, e o meia Pochetinno, com estiramento ligamentar no joelho direito, são desfalques.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X FORTALEZA
CAMPEONATO BRASILEIRO - 20ª RODADA
Data e horário: Sábado, 16 de agosto de 2025, às 16h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Onde assistir: Premiere e Globoplay
ARBITRAGEM
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
FLUMINENSE (Técnico: Renato Gaúcho)
Fábio; Guga, Manoel e Thiago Santos, Renê; Bernal, Martinelli e Lima (Nonato); Canobbio, Serna e Everaldo (Cano).
FORTALEZA (Técnico: Renato Paiva)
Helton Leite; Mancuso, Brítez, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Martínez e Lucca Prior (Kervin Andrade); Marinho, Deyverson e Breno Lopes