Há 25 anos sem conquistar o Brasileirão, o Vasco tem foco de buscar voos maiores do que as últimas temporadas. O Cruz-Maltino vem de edições em que não participou por estar na Série B ou em que brigou na parte de baixo da tabela.
Para a edição 2025, o Vasco contratou o técnico Fábio Carille e peças para reforçar o elenco. Ao todo, foram, até o momento, oito novos jogadores para a temporada. Três deles são estrangeiros e vieram para o setor ofensivo: Nuno Moreira, Benjamin Garré e Loide Augusto.
Retrospecto do Vasco no Brasileirão
Apesar de em grande parte das última edições ter brigado para escapar da zona de rebaixamento, o Vasco conseguiu ter um desempenho mediano em 2024. A equipe terminou em 10° e conquistou a vaga para a fase de grupos da Sul-Americana.
Antes do ano passado, o Vasco fazia o torcedor sofrer até as últimas rodadas, seja na Série A ou B do Brasileiro. O clube foi rebaixado em 2020 e disputou a segunda divisão em 2021 e 2022. No retorno, em 2023, terminou na 15ª posição.
Desde 2013, a melhor colocação do Vasco foi em 2017, quando encerrou em 7°, com vaga para a Pré-Libertadores. Ao todo, o Cruz-Maltino soma quatro títulos brasileiros: 1974, 1989, 1997 e 2000.
Como joga o Vasco de Fábio Carille?
O Vasco de Fábio Carille é um time que busca ter o controle no meio de campo, com a presença de dois volantes e um meia de criação. Nas pontas, dois jogadores de velocidade e agressividade para aproveitar as linhas de fundo visando servir o ataque. Na área, o artilheiro Vegetti, que tem armas de cabeceio e posicionamento.
Além disso, um dos pontos de Fábio Carille é a parte defensiva. O técnico preza pela excelência no setor visando sofrer o menor número possível de gols. Até por isso, usa dois volantes de marcação, mas também com poder de criação, para fortalecer a defesa.
Esquema: 4-3-3 ou 4-2-3-1
Time base: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Paulinho, Rayan; Coutinho, Nuno Moreira e Vegetti.
O cara do Vasco: Vegetti
Aos 36 anos, Vegetti é o cara do Vasco para o Brasileirão 2025. O atacante argentino é o verdadeiro artilheiro e busca sempre a finalização nos jogos. Na atual temporada, ele já soma sete gols em 12 partidas, sendo seis pelo Campeonato Carioca. Com esse número, foi o artilheiro do estadual, empatado com Max (Sampaio Corrêa) e Germán Cano (Fluminense).
No Brasileiro 2024, Vegetti marcou 12 gols em 35 jogos, além de duas assistências. O argentino cruz-maltino foi o quarto no ranking de artilharia do torneio.
Jogador para ficar de olho: Nuno Moreira
Um dos reforços do Vasco para a temporada, o português Nuno Moreira é um nome para ficar de olho do elenco. Aos 25 anos, o atacante apresentou uma boa credencial em poucos minutos com a camisa cruz-maltina. Em dois jogos na temporada, ele marcou um gol na semifinal do Carioca.
Em sua estreia, na classificação em cima do Nova Iguaçu pela Copa do Brasil, Nuno Moreira foi titular e teve boa participação na partida, atuando nos gols do Vasco.
Elenco Vasco 2025
Goleiros
Léo Jardim
Daniel Fuzato
Pablo Cardoso
Phillipe Gabriel
Defensores
Puma Rodríguez
Paulo Ricardo
Paulo Henrique
Lucas Freitas
Lucas Oliveira
Lyncon
João Victor
Luiz Gustavo
Mauricio Lemos
Lucas Piton
Victor Luís
Meias
Juan Sforza
Souza
Hugo Moura
Mateus Carvalho
Coutinho
Estrella
Maxime Dominguez
Tchê Tchê
Jair
Payet
Paulinho
Atacantes
Nuno Moreira
Benjamin Garre
Loide Augusto
Jean David
Alex Teixeira
David
Adson
Bruno Lopes
Rayan
Vegetti (capitão)
GB
Onde assistir aos jogos do Vasco no Brasileirão?
Em meio a um novo formato de divisão dos direitos de transmissão, o Brasileirão de 2025 ficou segmentado da seguinte forma:
Grupo Globo (TV Globo, SporTV e Premiere): nove jogos por rodada, sendo oito exclusivos;
Grupo Record (TV aberta, R7.com e streaming Play Plus) e CazéTV (YouTube): transmitirão a mesma partida em todas as rodadas, que também estará disponível no Premiere;
Prime Video (streaming): uma partida exclusiva por rodada;