Neste domingo (25/05), começa a Série C do Campeonato Carioca. Para este ano, temos o regulamento do ano passado mantido: as 13 equipes participantes se enfrentam em turno único, ao longo de treze rodadas.
Ao fim da fase inicial, os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, disputadas em jogos de ida e volta. Neste confronto, os dois primeiros colocados terão a vantagem do empate no placar agregado. Os finalistas da Série C garantem vaga na Série B2 e a disputam ainda neste ano.
A grande final será disputada em jogos de ida e volta, em igualdade de condições, para sabermos o grande campeão da quinta divisão do Carioca.
Aqui, você encontra um resumo sobre as 13 equipes, quanto aos elencos, destaques e seus respectivos treinadores.
Na montagem desse material, tivemos a participação de três jornalistas: Bernardo Oliveira, autor do blog De Letra, e Daniel Santiago e Gustavo Guerra, do programa Todas as Divisões, da Rádio Roquette-Pinto.
Confira, a partir de agora, o Guia da Série C do Carioca de 2025. Boa leitura!
--------------
ANGRA DOS REIS E.C.
Fundação: 23/03/1999
Posição em 2024: não disputou
Depois de uma temporada ausente, o Angra dos Reis está de volta ao futebol profissional neste ano. Em 2023, em sua última participação nos gramados, a equipe disputou a Série B2 e conquistou apenas um ponto em 11 partidas, terminando o certame na penúltima colocação.
De acordo com a direção do Angra, os trabalhos de reestruturação do clube começaram em novembro do ano passado, com o objetivo de subir para a Série B2 do Carioca.
O elenco do Tubarão será formado por atletas das categorias de base e contratações pontuais, principalmente de atletas de fora do estado. Os principais nomes são o lateral-direito Daniel, ex-Zinza, e o volante Israel, ex-Friburguense.
Outros nomes confirmados são os do meia Ivan, vindo do futebol capixaba, o centroavante Rian, de 21 anos, que estava no Rio Branco (ES), e o zagueiro Matheus Misquita, de 21 anos, ex-Central (PE).
O plantel realiza os treinamentos no Grêmio Desportivo Verolme, clube conhecido como GDV, em Angra dos Reis. Os atletas também treinam no Estádio Municipal Jair Toscano, em média, por duas vezes na semana.
O treinador da equipe na Série C será Daniel Monteiro, de 38 anos, que soma passagens por diversos clubes do futebol carioca, como Duque de Caxias, Duquecaxiense, Heliópolis e Juventus, além de times de fora do estado, como Atlético Itapemirim (ES) e Tupi (MG).
De acordo com o site da FERJ, o Estádio Jair Toscano ainda não possui os laudos de Vigilância Sanitária e de Engenharia atualizados para receber jogos neste momento, porém, o clube entende que a prefeitura de Angra dos Reis vai regularizar a situação até o primeiro jogo do Angra como mandante na Série C, diante do EC Resende, no dia 1 de junho.
--------------
BARCELONA E.C.
Fundação: 05/12/1999
Posição em 2024: não disputou
O Barcelona está de volta às competições profissionais após ficar ausente no ano passado: em 2023, quando disputou a Série C pela última vez, a equipe teve uma campanha ruim e ficou na modesta 15º colocação, em um campeonato disputado por 22 times.
Para esse ano, o time de Jacarepaguá chega com um elenco composto por alguns atletas experientes: o principal nome é o meia-armador Digreg, de 32 anos, ex-Profute e Paraty, e que defendeu o Uni Souza na última temporada, conquistando o acesso à Série B2.
Ainda dentro do plantel, estão confirmados o zagueiro Halan e o volante Hubeny, ambos ex-Zinza e Rio de Janeiro, o volante DG, ex-Bangu e Belford Roxo, e os atacantes Max, ex-Rio de Janeiro, e Igor Lyra, ex-Santa Cruz.
Há também espaço para a presença de atletas com passagem recente pela base do Madureira, como o goleiro Gabriel Morais e o zagueiro Nawã.
O treinador do Barcinha será Marcelo Melo, de 54 anos, que já treinou Juventus e Casimiro de Abreu no futebol carioca e, nos últimos anos, esteve à frente do Barra (SE).
O comandante, aliás, traz consigo alguns atletas que o acompanharam na maioria dessas equipes, como o meio-campista Clysler e os atacantes Michael e Patrick.
Para este ano, o Barcelona mandará suas partidas no Marrentão, em Xerém.
--------------
S.E. BÚZIOS
Fundação: 15/05/1971
Posição em 2024: não disputou
A Sociedade Esportiva de Búzios está de volta ao futebol profissional depois de uma temporada ausente: na última vez em que entrou em campo, na Série B2 de 2023, o time perdeu todas as onze partidas que disputou e terminou o campeonato na lanterna.
O Búzios realizou sessões de treinamentos com atletas das categorias Sub-17 e Sub-20 desde o início de março no Real Esporte Clube, em Angra dos Reis, e alguns destes jogadores serão aproveitados no torneio. O clube também realizou peneiras para atletas nascidos entre 2003 e 2007, com o objetivo de encontrar talentos para o time profissional.
O elenco do clube da região dos Lagos será formado por cerca de 18 jogadores. O destaque vai para o atacante japonês Nobuaki Hiraoka, de 25 anos, que será o camisa 9 da equipe. Hiraoka soma passagens por diversos clubes do Brasil, como Anapolina (GO), Planaltina (DF) e Bela Vista (TO).
Entre os outros nomes confirmados, estão o zagueiro Gabriel Tomé, vindo do futebol goiano, o volante Diogo, que estava no futebol capixaba, e o atacante Richard, ex-Paraty. Além disso, dois dos reforços disputaram a última edição da Série C, casos dos atacantes Yan, ex-Vera Cruz, e Dirlei, ex-Paraty.
O treinador do Búzios na Série C será Dercley Silva. De acordo com Adelmo Moraes, CEO do Búzios, a escolha por Dercley foi feita pela característica do treinador em saber trabalhar com jovens jogadores. O treinador soma passagens por clubes como Barra Mansa, Araçatuba (SP), Tupi (MG) e Audax (SP).
O Búzios entrou em acordo com o Duque de Caxias e vai mandar suas partidas na Série C do Carioca no Marrentão, para facilitar a logística da equipe.
--------------
CAAC BRASIL F.C.
Fundação: 22/12/2009
Posição em 2024: 9º
Na Série C de 2023, o CAAC Brasil surpreendeu e chegou às semifinais da competição, perdendo o acesso para o Zinzane, que depois se sagraria campeão. Porém, no ano passado, a equipe teve apenas uma vitória em nove jogos disputados, terminando o campeonato na penúltima colocação.
Nesta temporada, os treinamentos do CAAC Brasil têm sido realizados no campo do Esporte Clube Anchieta, na zona norte do Rio. O time, como sempre, mandará suas partidas no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis.
O treinador será novamente Ilmar de Almeida, que está à frente do projeto do clube há mais de 10 anos. Entre os atletas mantidos para este ano, estão o goleiro Carlos Eduardo, os zagueiros Yuri Soares e Matheus Pontes, o volante Bruno Gabriel, o meia Gabriel Luiz e o atacante Bernardo.
Já entre as novidades do plantel, está os atacantes Mairon, ex-Boavista, e Fábio Baiano, ex-Paduano, assim como o experiente meia Davi, de 38 anos, que teve como último time o Juventus, em 2022.
--------------
DUQUE CAXIENSE F.C.
Fundação: 02/01/1997
Posição em 2024: não disputou
Após ficar afastado do âmbito profissional em 2024, o Duque Caxiense retornou nesta temporada para participar mais uma vez da Série C.
Em 2023, o clube foi suspenso da competição devido a denúncias de possível manipulação de resultados. Segundo a diretoria, o Duque Caxiense foi injustamente punido, já que nem a justiça ou a federação teriam apontado quem seriam os envolvidos do clube na denúncia. De qualquer forma, o time foi retirado imediatamente da edição da Série C do ano passado.
O clube realiza a preparação para esta temporada no CEPE de Caxias, e terá como casa o Estádio Leônidas da Silva, do Bonsucesso.
O treinador do time será Flávio Azevedo, de 45 anos, que já trabalhou em clubes como Heliópolis, Itaboraí Profute e Belford Roxo, além de passagem pelas divisões de base de outras equipes. Na carreira, ele conquistou a 2ª divisão do Campeonato Tocantinense, em 2024, com a equipe do Bela Vista.
Em relação ao elenco, o Duque Caxiense terá nomes como os zagueiros Hendrick, ex-Angra dos Reis, e Lucão, que defendeu o São Cristóvão nas últimas duas temporadas.
Para o meio-campo, chega o volante Patrick, ex-Uni Souza, além do meia João Marcelo, que defendeu o 7 de Abril e o União Central na última temporada. Outra novidade no setor é Lucas Abreu, que defendeu o Pérolas Negras na última temporada, participando da campanha de acesso para a Série A2.
No ataque, o clube acertou a chegada de Wilker, que vestiu a camisa do Rio de Janeiro no ano passado, marcando dois gols na Série B2.
--------------
ESPORTE CLUBE RESENDE
Fundação: 02/07/2003
Posição em 2024: 5º
No ano passado, o EC Resende fez uma boa campanha na Série C do Carioca: em nove partidas, a equipe somou quatro vitórias, dois empates e três derrotas, terminando a fase inicial em quinto lugar, a quatro pontos da vaga nas semifinais. Para esse ano, o objetivo é, enfim, alcançar a fase final da competição.
O técnico da equipe para esse ano será André Oliveira, que comandará um elenco com diversos remanescentes da campanha do ano passado, como o goleiro Arthur, o lateral Leonardo, o zagueiro Carlos Henrique, os volantes Bryan e Gustavo, o meia Samuel e os atacantes Juan e Eron.
Entre as novidades, chegam o zagueiro Marcão, ex-7 de Abril, os meias Fábio Cardozo, ex-CAAC Brasil, e Vinicius, ex-Macaé, e o atacante Tauã, que chega do futebol mineiro. Outro atleta que retorna ao clube após dois anos é o atacante PV, que estava no futebol espanhol.
Neste ano, o time mandará suas partidas no Estádio Leônidas da Silva, em Bonsucesso.
--------------
JUVENTUS F.C.
Fundação: 11/08/2006
Posição em 2024: não disputou
Em 2023, na última vez em que esteve em campo no âmbito profissional, o Juventus fez uma boa campanha na Série C, alcançando o quinto lugar geral. Após ficar fora dos gramados no ano passado, o Touro volta nesta temporada para disputar novamente a quinta divisão estadual.
Dentro do elenco, há nomes confirmados: no setor defensivo, chega o goleiro Dida, que retorna ao clube após quatro temporadas, e o lateral-esquerdo Gabriel Carvalho, que jogou a última Série B1 pelo Paduano.
Para o meio-campo, chegam Everton Ruan, ex-Serra Macaense e Aleph, ex-CAAC Brasil. No setor ofensivo, os destaques são Thiérry, ex-Macaé, além de Lucas Vieira e Shaider, vindos do Serra Macaense.
À beira do campo, quem comandará a equipe será o treinador Danton Moraes, que retorna ao clube após dois anos.
O Juventus, neste ano, terá o Estádio de Los Lários, em Xerém, como a sua casa na Série C do Carioca.
O clube alvinegro começará a competição com o pé direito: devido a suspensão do Mesquita, por não ter inscrito seus atletas a tempo da primeira rodada, o Juventus, que enfrentaria a equipe da Baixada na estreia, vencerá o jogo por WO e irá para a segunda rodada com três pontos garantidos.
--------------
MESQUITA F.C.
Fundação: 09/05/1920
Posição em 2024: não disputou
O clube da Baixada Fluminense volta a campo nesta temporada após ficar de fora das competições profissionais no ano passado.
Em 2023, na última vez em que disputou a Série C, o Mesquita fez boa campanha e alcançou as quartas de final, sendo eliminado pelo São Cristóvão, que depois seria o vice-campeão da competição.
Para esse ano, o time, comandado por Micael Adagner, terá em seu elenco alguns jogadores remanescentes da campanha de 2023, casos dos laterais Pietro e Edi Deivison e do atacante Fábio Carioca.
O Mesquita, inclusive, decidiu mandar suas partidas no Estádio Lourival Gomes, em Saquarema, a 115 km de distância de sua cidade natal.
OBS: Por conta de um transfer ban sofrido nos últimos dias, o Mesquita não pôde registrar nenhum atleta para a estreia do campeonato e, por isso, foi suspenso e perderá a partida para o Juventus por WO.
Nas últimas horas, o presidente do clube, Ângelo Benachio, através das redes sociais do Mesquita, declarou que a diretoria já entrou com uma liminar na justiça para tentar solucionar o problema.
Para entrar em campo na segunda rodada, o clube da Baixada Fluminense precisará inscrever o mínimo exigido de atletas até o dia 29 de maio, dois dias antes do jogo diante do União Central, pela segunda rodada da Série C.
--------------
S.E. PARATY
Fundação: 27/10/2013
Posição em 2024: 10º
No ano passado, o Paraty fez uma campanha para esquecer: em nove partidas, teve um empate e oito derrotas, terminando a fase inicial da Série C na última posição. Para esse ano, o clube está pronto para dar a volta por cima.
Na comissão técnica, uma novidade: o ex-atacante Gilcimar, que se despediu do futebol com a camisa do clube, assume como treinador do Paraty nessa temporada: em 2023, em sua última temporada como atleta profissional, fez sete gols em 10 jogos pelo time da Costa Verde.
Dentro do elenco que disputará a competição, alguns nomes experientes marcam presença, como o lateral Moysés, ex-Belford Roxo e Bonsucesso, os defensores Negueba, ex-Rio São Paulo, e Alyson, ex-Artsul, e o atacante Lucas Félix, ex-Nova Cidade e Belford Roxo.
Entre as contratações, os destaques são o zagueiro GB, ex-America e Belford Roxo, os atacantes Marlon e João Pedro, vindos do Uni-Souza. Já entre os velhos conhecidos, retornam o goleiro Lohan e os zagueiros Ítalo e Daniel Alves.
--------------
RIOSTRENSE E.C.
Fundação: 16/03/2006
Posição em 2024: 8º
Após o 8º lugar na edição do ano passado, o Riostrense está confirmado em mais uma edição da Série C do Carioca.
Apesar de originalmente ser do município de Rio das Ostras, o clube está sediado no Rio de Janeiro, mais precisamente em Jacarepaguá, onde realiza os treinamentos no Campo do Colônia. Nesta temporada, a casa do Riostrense na Série C será o estádio Leônidas da Silva, em Bonsucesso.
Em relação ao elenco, o clube acertou a chegada de alguns jogadores com passagem pelo futebol português, como os atacantes Carlos André, ex-Ceará e Moreirense, e Max, que também atuou pelo time lusitano, por empréstimo, após disputar a Série C pelo Riostrense. Outra novidade é o meia-atacante Fernando Mambila, que jogou a Série B1 pelo Paduano em 2024.
No gol, o Riostrense optou pelo experiente Júnior, de 31 anos, que não entra em campo desde 2023, pelo Búzios. A experiência também estará no ataque, com Vini Souza, de 31 anos, que vestiu a camisa do Mageense em 2024, e já atuou por clubes como Belford Roxo, Mesquita e Ceres.
Para comandar a equipe à beira do campo, o Riostrense manteve no cargo o técnico Ronald Paixão, o Pingo, por mais uma temporada. No ano passado, Pingo teve uma campanha de duas vitórias e sete derrotas em nove jogos disputados.
--------------
SANTA CRUZ F.C.
Fundação: 01/10/2007
Posição em 2024: 7º
O Santa Cruz vai disputar a Série C do Carioca pelo segundo ano consecutivo: na temporada passada, o clube terminou o campeonato na sétima colocação, com uma campanha de duas vitórias, dois empates e cinco derrotas em nove partidas.
À beira do campo, quem comandará a equipe em 2025 será Rogério Xavier: o treinador de 48 anos soma passagens nas categorias de base de Cabofriense e Duque de Caxias e, no ano passado, foi auxiliar do técnico Leandro Silva na conquista da Série B2 pelo Campo Grande.
Dentro do plantel do Santa Cruz para este ano, há, inclusive, cinco atletas que estiveram com o atual treinador na campanha vitoriosa do Campusca em 2024: os zagueiros Weverton Fugão e Cerqueira, o meia Leandrinho e os atacante Jorge Eduardo e Menezes.
Entre as principais contratações, destacam-se os laterais Feitosa, ex-São Cristóvão, e Vitinho, ex-Pérolas Negras e Artsul, além do atacante Pitel, ex-Paduano e São Cristóvão.
Outros reforços que chegaram ao clube para a temporada foram o goleiro Dudu, ex-Rio São Paulo e São Cristóvão, e o atacante Caio Phylipe, ex-7 de Abril.
Em 2024, o time da Zona Oeste chegou a jogar no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, mas fez a maioria das partidas no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis.
Para este ano, o clube fez um acordo com o Olaria e vai mandar suas partidas na Série C na Rua Bariri. De acordo com a diretoria do Santa Cruz, a decisão de atuar no estádio olariense se deu por conta da infraestrutura oferecida no local e pela qualidade do gramado.
--------------
UNIÃO CENTRAL F.C.
Fundação: 14/04/1986
Posição em 2024: 6º
No ano passado, o União Central fez uma campanha de meio de tabela na Quintona, com três vitórias, três empates e três derrotas em nove partidas ao longo da competição.
Em 2025, o Aurianil da Penha chega à Série C comandado pelo treinador Marcelo Padilha, que terá em seu plantel alguns remanescentes da campanha do ano passado, como o goleiro Otávio e os atacantes Brenno e Gabriel Magia, além de atletas oriundos da base do clube.
Entre as contratações, o principal nome é o do volante Leandro Sardinha, que defendeu o Belford Roxo nas duas últimas temporadas. Outro reforço confirmado é o meia-armador Dodô, ex-CAAC Brasil e 7 de Abril.
Para guardar a meta aurianil, chega o goleiro Guilherme Barba, ex-Campos e Uni Souza, além do zagueiro Jefferson, que jogou as duas últimas edições da Série C pelo Riostrense.
Assim como ocorreu na reta final da Série C do ano passado, o União Central mandará suas partidas no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis.
--------------
E.C. VERA CRUZ
Fundação: 07/09/1928
Posição em 2024: 3º
O clube petropolitano aposta na continuidade do trabalho realizado em 2024, quando a equipe bateu na trave na busca pelo acesso à Série B2: nas semifinais, diante do Uni Souza, o Vera Cruz ficou a um gol de subir para a quarta divisão.
Para esse ano, o Pirata da Serra terá um elenco recheado de remanescentes, além de atletas oriundos da base do clube. Para comandar a equipe, o treinador Vinicius Marques segue por mais uma temporada.
Entre os diversos jogadores que retornam ao time após disputarem a Série C do ano passado, estão os defensores Wolace, Davi, Misa e Pará, os meio-campistas Raoni, Gigante, Alex Junior e Cabelo e os atacantes Arthur e Schmitt.
Entre as contratações, se destacam o zagueiro Lucca, ex-São Caetano (SP), o atacante Fábio, ex-Duque de Caxias. O atacante Pedrinho, que defendeu o Pirata em 2023, marcando quatro gols em sete partidas, é outro nome confirmado no plantel.
No setor ofensivo, o grande destaque é o retorno de Gabriel Feliciano: o atacante de 23 anos foi peça importante na Série C do ano passado, com seis gols em oito partidas, e volta ao Vera Cruz após breve passagem pelo Dnepr Mogilev (BLR).