Guia da Segundona do Rio: detalhes de todos os participantes da temporada 2020

Análise, Destaque e Revelação dos elencos de cada um dos 17 clubes

Futebol 18 de setembro de 2020 às 00h53
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Aos amantes da Segundona, como nós: acabou a espera. Neste sábado (19/09), começa finalmente a Série B1 do Campeonato Carioca, após um longo adiamento devido à pandemia de Covid-19. Ao término do certame, em dezembro, dois clubes subirão à Seletiva da Série A de 2021, a última que será realizada.

Na edição deste ano, teremos 17 participantes, divididos em dois grupos, um com nove e o outro com oito agremiações. O regulamento segue o mesmo: disputa em turno e returno, a Taça Santos Dumont e a Taça Corcovado. Depois, teremos a semifinal geral (disputada pelos campeões de turno e os dois melhores no geral). Nesta fase é quando o acesso é decidido em duelos de ida e volta, assim como a grande final, marcada para os dias 12 e 16 de dezembro.

Assim como foi feito em 2019, caso um time venha a conquistar os dois turnos, este garante o acesso de forma direta e avança à final. Neste caso, os dois melhores da classificação geral disputariam a segunda vaga na Seletiva e o consequente avanço à decisão da Segundona.

Porém, em 2020, teremos uma situação diferente: os times que ficarem entre a 3° e 8° colocação na tabela irão para a nova Série A2, que será criada em 2021. Quem ficar entre o 9° e o 15° lugar irá permanecer na Série B1, que passará a ser o terceiro nível estadual. Já os dois últimos serão rebaixados para a B2, que se tornará a Quartona.

A equipe da RÁDIO SUPER TORCIDA realizou a projeção dos 17 clubes, atribuindo notas de 1 a 5 para o elenco de cada equipe. Os resultados retratam a média entre seis opiniões de repórteres.

Para formarmos esse guia, tivemos também a participação ilustre de jornalistas com passagem pelo FutRio, que acompanham a Série B1 há alguns anos e são gabaritados para falar do assunto: Gabriel Farias, Jhonathan Jeferson, Léo Pinheiro, Renan Mafra e Vitor Costa.

Confira, a partir de agora, o mais completo material da Segundona: o Guia SUPER TORCIDA da Série B1 do Campeonato Carioca. Boa leitura!

 

ANGRA DOS REIS E.C.

- Projeção Super Torcida: 1,58 (16º colocado)

Fundação: 23/03/1999
Melhor campanha: 2º (2003 e 2005)
Posição em 2019: 16º

ELENCO

Goleiros: Bruno Hargreaves, Daniel Reis e Pepe

Laterais: Jairo, Alisson, Wallace e Pedro Felipe

Zagueiros: Luiz Fernando, Dema e Mateus Vieira

Volantes: Diogo Alves, Júnior Ramos, Vitor, Léo Franco e Pedro Emanoel

Meias: Jeferson, João Vitor, Rafael Carioca, Moisés, Roberto Baggio e Gabriel

Atacantes: Pedro Bezerra, Sodré, Rodriguinho, Jeanderson, Jhonatan e Vitor Hugo

Destaque: DIOGO ALVES - Após passagem pelo Friburguense durante a Seletiva e o Grupo X, o volante de 28 anos chega com bons antecedentes para alcançar a titularidade. Com bom porte físico e saída de bola, tem, como primeiro volante, a missão de ser o cão de guarda da defesa do Angra na competição.

Fique de Olho: SODRÉ - O atacante volta a disputar uma B1 após passagens por Artsul e Goytacaz. Vem de bons jogos disputados no Porto Velho (RO) e tem a experiência e conhecimento da competição como trunfos para as tramas ofensivas do Tubarão.

Revelação: MATEUS VIEIRA - Ainda com 20 anos, o jovem zagueiro, vindo do sub-20 do Fortaleza, vem se destacando nos treinamentos, mostrando boa impulsão e colocações, principalmente nas bolas aéreas. Aliado à juventude e rapidez, pode ter oportunidades no decorrer da competição, especialmente diante de equipes com atacantes mais experientes.

Técnico: WESLEY EDSON - Aos 38 anos, o jovem treinador chega ao Angra, junto com o auxiliar Fabrício Madeira, após um bom trabalho realizado no Porto Velho (RO) no estadual desse ano. A experiência adquirida nas categorias de base do Vasco e do Fluminense, aliada à juventude, pode gerar bons resultados ao Tubarão da Costa Verde na competição.

ARTSUL F.C.

- Projeção Super Torcida: 4,29 (2º colocado)

Fundação: 19/06/2001
Melhor campanha: 4º (2006)
Posição em 2019: 7º

ELENCO

Goleiros: Guilherme Eiras, Bruno Miranda e Ary

Laterais: Thiaguinho, Thawan, Ricardo Sena e Digão

Zagueiros: Emerson, Maroba, Vinícius, Victor, Alix e Thiago Medeiros

Volantes: Vitor Faíska, Jheann, Silvano, Josiel e Giovanni

Meias: Denilson, Gerson, Lucas Bitoca, Léo Petrópolis e Maikinho

Atacantes: Juninho Bolt, Tiago Amaral, Rafael Pernão, Castro, Jonathan, Eduardo, Fernando e Zé Flores

Destaque: DENILSON - Camisa 10 de muita qualidade, o meia de 31 anos tem o poder de decidir partidas, como já fez em edições anteriores da Segundona e também na Copa Rio do ano passado, quando marcou um golaço que deu o título ao Bonsucesso. Com bom passe e visão de jogo, tem tudo para ser o maestro do Artsul na competição.

Fique de Olho: TIAGO AMARAL - Aos 35 anos, o experiente centroavante chega para ser o camisa 9 do Tricolor da Dutra após passagem pelo Uberlândia. Conhecido no futebol do Rio e maior goleador do Carioca de 2016 com 10 gols pelo Volta Redonda, o TA9 surge como um dos candidatos à artilharia da B1 em 2020.

Revelação: ZÉ FLORES - Fez boas partidas pelo Arturzinho na Quartona do ano passado. Agora aos 21 anos, o jogador de lado de campo, com muita velocidade e habilidade, se torna uma boa opção para o treinador em partidas que necessitem de uma saída veloz da equipe para o ataque.

Técnico: EMANOEL SACRAMENTO - Aos 51 anos, o treinador é experiente em Série B1, já tendo comandado equipes como Sampaio Corrêa e Duque de Caxias. Nos últimos três anos, fez bons trabalhos na competição, à frente do Bonsucesso e especialmente o Tigres, clube onde tem muito respeito. Fazia um bom trabalho no 4 de Julho no Piauiense desse ano e, com a volta da competição prevista apenas para novembro, chega ao Tricolor da Dutra para tentar levar a equipe ao acesso inédito à elite carioca.

AUDAX/MIGUEL PEREIRA

- Projeção Super Torcida: 2,62 (11º colocado)

Fundação: 08/05/2005
Melhor campanha: 2º (2012)
Posição em 2019: 6º

ELENCO

Goleiros: Jonathan, Cleiton, Guilherme e Ian

Laterais: Wallace, Matheus Siqueira, Diego Maia, Guilherme Felix e Cleber

Zagueiros: Anderson, Gleiciano, Heltton, Zé Romário e Marquinhos

Volantes: Chamel, Darlan, Wagner Carioca, Matheus Azevedo, Eberson e Denilson

Meias: Rafael Chaves, Lucas e Gustavo Pereira

Atacantes: Felipe Araújo, Gabriel Carrera, Yago, Lukaku e Gabriel

Destaque: FELIPE ARAÚJO - Após passagem pelo América no início do ano, o atacante de 27 anos chega ao Audax disposto a ser o destaque na força ofensiva do time. Atuando mais pela ponta direita, Felipe tem como pontos fortes a habilidade e o um contra um, prometendo gerar dor de cabeça nas defesas adversárias.

Fique de Olho: DIEGO MAIA - O lateral de 30 anos deixou a Portuguesa após a disputa do Carioca e chega para assumir a titularidade da lateral esquerda do time. Jogador de vitalidade e boa chegada ao ataque, é um ponto forte da equipe nas jogadas ofensivas pelo lado esquerdo.

Revelação: GUILHERME FÉLIX - O jovem lateral atuou na equipe sub-20 do América no ano passado com certa regularidade. Fazendo sombra a Diego Maia, o garoto, com apenas 20 anos, tem a velocidade como ponto forte e espera sua oportunidade durante a Segundona.

Técnico: MÁRIO JÚNIOR - Aos 42 anos, o comandante chega ao Audax após passagem pelo Macaé na Seletiva e nas primeiras rodadas da Série A do Carioca desse ano. Tem experiência na Segundona, tendo comandado em edições anteriores equipes como Tigres e Duque de Caxias, por onde ficou muitos anos, podendo usar isso a favor do Laranja Meritiense na competição.

BONSUCESSO F.C.

- Projeção Super Torcida: 3,28 (4º colocado)

Fundação: 12/10/1913
Melhor campanha: campeão (1921, 1926, 1927, 1928, 1981, 1984, 2011)
Posição em 2019: 3º

ELENCO

Goleiros: Léo Flores, Bernardo, Lucas Lopes e Endrius

Laterais: Paulinho, Léo Gonçalo, Guilherme e Jeanderson

Zagueiros: Anderson Penna, Anderson Alberto, Weverton e João Carlos

Volantes: Alan Nascimento, Flávio Pará, Arruda, Fabiano, Franck e Knupp

Meias: Diego Sales, Wellington Júnior, Vitinho e João Douglas

Atacantes: William Chrispim, Jackson, Bruno Luiz e Vinicius

Destaque: JACKSON - Conhecido do torcedor rubro-anil, o centroavante de 25 anos vai disputar a terceira Série B1 seguida pelo clube de Teixeira de Castro. Totalizando 21 gols em 42 jogos, será mais uma vez a esperança de gols no ataque do Cesso e candidato à artilharia do campeonato.

Fique de Olho: WELLINGTON JÚNIOR - Aos 31 anos, o jogador, revelado pelo Botafogo e campeão mundial Sub-20 com a Seleção Brasileira, fez uma ótima Segundona em 2019 vestindo a camisa do Olaria, sendo eleito o melhor apoiador do torneio. Agora, após passagem pelo Macaé, vem para liderar o meio campo do Bonsuça na competição.

Revelação: JOÃO CARLOS - Revelado pelo América, onde atuou no ano passado pela equipe sub-20, também treinado por Ney Barreto, o jovem zagueiro chega ao Bonsuça esperando sua oportunidade. Com 20 anos, tem a velocidade e tempo de reação como pontos importantes na briga pela titularidade, ao lado de beques experientes como Anderson Penna, Weverton e Anderson Alberto.

Técnico: NEY BARRETO - Aos 44 anos, o treinador volta a comandar uma equipe de Série B1, após passagem pelo América, onde foi vice-campeão na Segundona do ano passado. Sempre prezando pelo melhor de seus atletas em campo, usará sua ideia de jogo ofensivo para buscar as vitórias e levar o Rubro-Anil da Leopoldina de volta à elite carioca.

CAMPOS A.A

- Projeção Super Torcida: 1,96 (15º colocado)

Fundação: 16/10/1912
Melhor campanha: 2º (2016)
Posição em 2019: 14º

ELENCO

Goleiros: Elvis, Felipe e Ricardo Luiz

Laterais: Diego Faria, Esmael, Paulinho, Elton Lucas, Índio, Matheuzinho, Maicon, Lorhan e Leonam

Zagueiros: Edson, Wesley Gomes, Vitor Silva e Leonardo Silva

Volantes: Michel, Rogério Xodó. Alex Cardoso, Fábio Júnior, Jhonatan Costa e Matheus Silva

Meias: Kaique, Rodrigo Barbosa, Nicolas Silva, Jhonathan Silva e Valença

Atacantes: Iago Rodrigues, Kevelyn, Romário, Yuri, Jeanderson e Shaider

Destaque: KAIQUE - Após passagem pelo Macaé na Série A do Cariocão, o meia de 27 anos, que disputou as duas últimas edições da Segundona pelo Serra Macaense, chega ao Roxinho, com pontos a favor, como a experiência na competição e a qualidade no passe, para assumir a camisa 10 do clube na Série B1.

Fique de Olho: ROMÁRIO - O centroavante de 28 anos chega ao Campos após passagem sem muito brilho pelo Americano, esperando agora ser a fonte de gols do Roxinho durante as partidas. O bom porte físico e presença de área prometem trazer preocupação às defesas adversárias durante a Série B1.

Revelação: LEONAM - O lateral-esquerdo de 17 anos fez parte do elenco da última Série B1 e segue no Roxinho para essa temporada. Com passagem pela base do Goytacaz, o lateral tem como características a explosão, além de apoiar muito o setor ofensivo da equipe.

Técnico: GECILDO SOUZA - Campeão estadual em 2018 pelo Palmas (TO), o treinador chegou ao Campos como auxiliar de Rafael Soriano, em 2016. Comandou a equipe na Segundona do ano passado, alcançando o objetivo de manter o clube na Série B1 e, em 2020, segue no comando do time. Aos 61 anos, tem a experiência no futebol e o amplo conhecimento do ambiente como aliados para desempenhar um bom trabalho no Roxinho nesse ano.

DUQUE DE CAXIAS F.C.

- Projeção Super Torcida: 4,0 (3º colocado)

Fundação: 08/03/2005
Melhor campanha: 4º (2015)
Posição em 2019: 8º

ELENCO

Goleiros: Jaime, Bruno, Pedro e Victor Lima

Laterais: Oziel, Thiaguinho Silva, Renan Falcão, Welington, Gonçalves e Rodrigues

Zagueiros: Edmário, Zé Carlos, André Santos e Matheus Reis

Volantes: Douglas Pedroso, Renan Silva, Vandinho, Gean Miller e Ronan

Meias: George, Alex Pixote, Esquerdinha, Luiz Felipe, Juninho e Mbuku

Atacantes: Yan, Dudu, Luan Donizete, William Amendoim, Maikon Aquino, Rafael Tanque, Richard e Roger Fafá

Destaque: DOUGLAS PEDROSO - Aos 31 anos, volta a defender o Tricolor da Baixada, após alguns anos atuando pelo Boavista. Com ótimo poder de marcação e saída de bola, mostra muita versatilidade e pode atuar como volante ou zagueiro, chegando com moral para assumir a titularidade e proteger a defesa do Duque.

Fique de Olho: MAIKON AQUINO - Após passagem apagada pelo Audax em 2019 e pelo Botafogo-PB no início do ano, chega ao Duque disposto a mudar sua fase e reencontrar o caminho das redes, algo que sabe fazer muito bem. Para isso, quer repetir o fantástico desempenho que teve no Americano durante a Série B1 de 2018, ser artilheiro da competição e levar o bom elenco do Tricolor da Baixada de volta à elite.

Revelação: ROGER FAFÁ - Aos 19 anos, o atacante é uma joia da base do Duque. Artilheiro da Copa Light em 2018, com 11 gols em nove jogos, o centroavante promovido ao time profissional espera a chance durante a competição para mostrar seu talento.

Técnico: TINOCO - Ídolo do Duque, o ex-zagueiro de 37 anos, que já trabalhava como coordenador técnico das categorias de base, faz sua estreia como treinador de uma equipe profissional. Ao lado do seu auxiliar Léo Araújo, o comandante tem ao seu lado a experiência e o conhecimento do clube para levar o time em busca do título e o consequente acesso para a elite carioca, da qual o Tricolor da Baixada não participa desde 2014.

GONÇALENSE F.C.

- Projeção Super Torcida: 2,75 (8º colocado)

Fundação: 13/10/2013
Melhor campanha: 5º (2015)
Posição em 2019: 13º

ELENCO

Goleiros: Marcão e Higor

Laterais: Dudu, Alan, Ronaldo e Yuri

Zagueiros: Rodrigão, Marreta, Matheus Amorim, Pereira e Daniel

Volantes: Magé e Peterson

Meias: Jeferson, Marquinho e Jonnes

Atacantes: Luam, Sorriso, Sabão, Sibito, Leandrinho, Ramon e Gilvan

Destaque: SORRISO - Segundo maior artilheiro da história do clube com 12 tentos, atrás apenas de Sabão, o atacante retorna ao Tricolor Metropolitano sendo a esperança de gols da torcida. Aos anos, tem a experiência na competição, onde atuou por Sampaio Corrêa e Itaboraí, como um bom trunfo para ajudar o Gonça a fazer uma boa campanha nesse ano, claro, com muitos gols marcados por ele.

Fique de Olho: MAGÉ - Após disputar o primeiro semestre pelo Aquidauanense (MS), o volante de 23 anos retorna ao Tricolor Metropolitano para a sua terceira passagem, já que esteve no clube nas duas últimas edições da Segundona. Jogador de bom passe e saída de bola, foi o artilheiro do clube no ano passado, com cinco gols, concorreu ao prêmio de melhor volante da competição e espera usar a sua veia artilheira ainda mais em 2020.

Revelação: MATHEUS AMORIM - Não é bem uma revelação, é verdade, uma vez que estará na terceira Segundona pelo Gonçalense. Mas, entre os jogadores experientes do atual elenco, é um dos mais jovens e merece estar nesse espaço do Guia. Aos 23 anos, rápido e com boa recuperação em jogadas, quer mais uma vez buscar seu espaço na titularidade da zaga do Tricolor Metropolitano.

Técnico: JÚNIOR GOMES - Após um bom trabalho no Nova Cidade, onde foi campeão da Série B2 em 2018 e 11° colocado da B1 do ano passado, o treinador tem como trunfo a facilidade para comandar elencos jovens, marca do Gonçalense nos últimos anos, e chega com moral para comandar o Tricolor Metropolitano na competição.

GOYTACAZ F.C.

- Projeção Super Torcida: 2,95 (7º colocado)

Fundação:20/08/1912
Melhor campanha: campeão (1982 e 2017)
Posição em 2019: 4º

ELENCO

Goleiros: Adilson, Filipe Machado e Ítalo

Laterais: Matheus Maranhão, Mateus Silva e Caio Thimóteo

Zagueiros: Pessanha, Rafael Henriques, Matheus Nunes e Daniel Sanches

Volantes: Willians, Jackson, Léo, William Kaefer e Vinícius Rocha

Meias: Felipe Almeida, Rafael Freitas, Vinicinho e Gabriel Serros

Atacantes: Rodriguinho, Kevin Richardson, Igor, Rafael Castro e Fabinho

Destaque: WILLIANS - O volante campeão brasileiro em 2009 pelo Flamengo chega para ser a referência do meio campo alvianil na Segundona. Aos 34 anos, a experiência no exterior e por clubes como Corinthians, Cruzeiro e Internacional pode ser um fator importante ao time.

Fique de Olho: IGOR - Em 2017, era o artilheiro do Goyta na Série B1 até sair para jogar no sub-23 do Internacional (RS). Agora, aos 24 anos, retorna ao clube onde viveu sua melhor fase, disposto a repetir o desempenho. Rápido e com boa finalização, tem tudo para ser titular no ataque alvianil.

Revelação: VINÍCIUS ROCHA - Revelado pelas categorias de base da Portuguesa, aos 19 anos, vem para a sua primeira experiência profissional. Jogador rápido e versátil, podendo atuar como volante ou lateral esquerdo, se torna uma boa opção a mais para o treinador Maurinho durante as partidas.

Técnico: LUCHO NIZZO - Aos 57 anos, volta a treinar uma equipe de Série B1 após a passagem pelo América entre 2017 e 2018. Com experiência na Seleção Brasileira de base, sobretudo a sub-17 no Mundial da categoria em 2009, chega ao Goyta, ao lado do auxiliar Lira, com boas credenciais para comandar o clube na competição.

MARICÁ F.C.

- Projeção Super Torcida: 3,16 (5º colocado)

Fundação:29/03/2017

Melhor campanha: Estreante

Posição em 2019: Vice campeão (Série B2)

ELENCO

Goleiros: Julio, Yuri, Eduardo e Evayr

Laterais: Magno Nunes, Dreivison, Luis Felipe e Carlos Henrique

Zagueiros: Victor Silva, Athyla, Vitor Felipe e Junior

Volantes: Maykon, Paulo Henrique, Alex, Bruninho, Lucas, Sidney e Guilherme Alves

Meias: Walber, Maranhão e Felipe Camacho

Atacantes: Lelê, Léo Guerreiro, Thiago Aperibé, Thiago Trindade, Badola, Felipe Zuca, Alisson, Lekinho e Pablo Tanque

Destaque: PAULO HENRIQUE - Experiência e qualidade não faltam para o veterano volante que, aos 37 anos, chega ao Maricá após mais uma passagem pelo Nova Iguaçu, clube onde é ídolo. Com boa marcação e saída de bola, chega para ser titular e elevar o nível da meiuca do Alvirrubro do Leste Fluminense.

Fique de Olho: LELÊ - Na Terceirona do ano passado, foi o grande destaque do Itaboraí Profute, marcando 18 gols em 22 partidas. Agora, aos 22 e pela primeira vez disputando uma Série B1, espera ter a chance para mostrar o que sabe e alcançar a titularidade do ataque do Maricá.

Revelação: MARANHÃO - Vindo da base do clube, ainda com idade do Sub-20, vem sendo muito elogiado nos treinamentos do Maricá. Meia-armador de velocidade, com boa visão de jogo e qualidade no passe, espera ter a sua oportunidade na Segundona para mostrar ainda mais o seu talento entre os profissionais.

Técnico: MARCUS ALEXANDRE CRAVO - Vice-campeão da Série B2 no ano passado, o treinador de 47 anos prossegue no clube para a Segundona, novamente com seus homens de confiança, Alan Ribeiro, preparador físico, e Charles Paes, treinador de goleiros. Familiarizado com o ambiente e com boa experiência ao passar pelo sub-20 do Vasco e o profissional do Nova Iguaçu, o comandante quer levar o Maricá a uma boa campanha na estreia do clube na divisão.


E.C. NOVA CIDADE

- Projeção Super Torcida: 1,42 (17º colocado)

Fundação:10/09/1939

Melhor campanha: campeão (1988)

Posição em 2019: 11º

ELENCO

Goleiros: Jason, Victor Hugo, Luan

Laterais: Léo Júnior, Farney, Igor Soares, Cláudio Lacerda, Vinicius Lee, Japão e Enric Ferro

Zagueiros: Caio, Jean, Christian, Marco Aurélio e Rafael Fernando

Volantes: Jonathan Napu, Allan Silva,Emerson e Deivison

Meias: Jean Cláudio, Ruan Giranda, Junior, Marcão, Moraes e Rincón

Atacantes: Ricardo, Israel, Caio Mello, Diego Armando e Isaque

Destaque: RICARDO - Após disputar a Série A do Cariocão sem muitas oportunidades pelo Madureira, retorna ao Quero-quero da Baixada para jogar novamente a Segundona pelo clube. Um dos bons nomes da temporada passada, com três gols marcados, o atacante, que iniciou sua carreira no Queimados, é, ao lado de Napu, Allan Silva e Farney, um dos principais jogadores do elenco e tem tudo para alcançar sua titularidade.

Fique de Olho: CAIO MELLO - Conhecido no futebol carioca por diversos anos no Boavista, o meia-atacante de 25 anos chega ao Nova Cidade após passagem pelo Operário de Várzea Grande (MT). Podendo atuar tanto como meia armador quanto como ponta, em geral pela esquerda, tem a velocidade e versatilidade como pontos fortes para comandar as ações ofensivas do time durante a competição.

Revelação: EMERSON - Não está na sua primeira experiência profissional, já que disputou a Série B2 do ano passado pelo Queimados, portanto, “subiu” uma divisão em 2020. Porém, é um dos mais jovens do elenco, com 21 anos. Com bom desempenho nas últimas semanas de treinamento, o volante vem sendo muito elogiado pela comissão técnica e pode ter chance de mostrar seu valor na competição, que disputa pela primeira vez.

Técnico: VIANNA JÚNIOR - Irmão do tetra campeão Leonardo, o treinador chega para o seu primeiro trabalho à frente de uma equipe do Rio, após passar pelo Altos (PI). Com experiência na Inglaterra, tendo sido observador no Wolverhampton e no Blackpool, espera, ao lado do auxiliar Hamilton Júnior, fazer um bom trabalho no Quero-quero da Baixada.


NOVA IGUAÇU F.C.

- Projeção Super Torcida: 3,1 (6º colocado)

Fundação:01/04/1990

Melhor campanha: campeão (2005 e 2016)

Posição em 2019: Disputou a Seletiva em 2019 e 2020, sendo rebaixado como 16º colocado neste ano

ELENCO

Goleiros: Luis Henrique, Werneck e Caio Vizeu

Laterais: Digão, Leonardo, Rafinha e PV

Zagueiros: Raphael Neuhaus, Kadu Fernandes, Gilberto e Mezenga

Volantes: Abuda, Marquinhos, Anderson Künzel, Vinicius Matheus e Riquelme

Meias: Dieguinho, Pedro China e Gustavo

Atacantes: Luã Lúcio, Charles Chad, Canela, Ewerton, Ezequiel, Juan e Rafael Lucas

Destaque: ANDERSON KÜNZEL - Após longa passagem pelo América, chega ao Laranja da Baixada como um bom nome para o meio campo da equipe, aos 30 anos e muita experiência na competição, tendo jogado também por Portuguesa e Americano. Jogador de bom passe e marcação, pode atuar como primeiro ou segundo volante, também se aventurando como lateral direito, dando mais opções táticas ao treinador.

Fique de Olho: LUÃ LÚCIO - Com contrato renovado até 2023, foi um dos poucos destaques do clube durante a Seletiva e os Grupos X e Z, apesar do rebaixamento decretado. Atacante de habilidade e muita velocidade, jogando mais como um extremo pelos lados do campo, promete dar trabalho às defesas adversárias na competição.

Revelação: CANELA - No início do ano, teve grande destaque ao marcar dois diante do América, na última rodada da Seletiva. Após um curto empréstimo ao Zulte Waregem (BEL), retornou ao Laranja da Baixada para a disputa da Série B1. Aos 20 anos de idade, o veloz e habilidoso atacante espera realizar boas partidas na Segundona e fincar de vez sua carreira entre os profissionais.

Técnico: HERMES JÚNIOR - Mesmo após o rebaixamento do clube, o técnico de 42 anos foi mantido no cargo para a Segundona. A experiência nas categorias de base do clube, especialmente no sub-20, pode ser um fator importante ao treinador, que terá nas mãos um elenco composto por maioria de jogadores jovens.


OLARIA A.C.

- Projeção Super Torcida: 2,7 (9º colocado)

Fundação:01/07/1915

Melhor campanha: campeão (1931, 1980 e 1983)

Posição em 2019: 9º

ELENCO

Goleiros: Jefferson, Matthaus e Bruno

Laterais: Vitinho, Marco Antônio, Jefferson Telles e Kennedy

Zagueiros: Antônio Carlos, Anderson, William e Cristian

Volantes: Thales Maciel, Wembley, Rhay e Gustavo Carvalho

Meias: Messias, Alexandro eSathler

Atacantes: Joel, Gileard, Tchê Tchê, Alexandre, Lucas Antônio, Vitor Félix e Lessa

Destaque: JEFFERSON - O experiente goleiro vem para a sua primeira passagem no Azulão após disputar o Carioca pela Portuguesa. De muitos anos no Nova Iguaçu, com bons reflexos e defesas, Jefferson se firmou como um dos melhores goleiros entre os times pequenos nos últimos anos e, aos 33 anos, tem a missão de guardar a meta do Olaria na Segundona.

Fique de Olho: JOEL - O atacante de 23 anos retorna ao clube disposto a repetir o desempenho de 2016, quando marcou seis vezes em 10 partidas. Com 1,91m, pode ser a arma do time nas bolas paradas e, tendo feito bons treinamentos, tem o crédito de todos do grupo para ser a esperança de gols do Olaria na Série B1.

Revelação: SATHLER - Formado na base da Portuguesa, o meia armador vem para a sua primeira oportunidade como profissional. Com apenas 17 anos, o camisa 10 vem sendo titular durante os treinamentos do Azulão e espera mostrar o seu valor na Segundona, podendo ser o maestro da equipe no certame.

Técnico: CLÁUDIO CAMPOS - Ídolo do clube na década de 80, chegou para tocar a gestão do clube nos próximos cinco anos. Porém, após a saída de Cleimar Rocha, assumiu o comando do time. Junto com o auxiliar Jairo Francisco, terá a missão de treinar um elenco jovem em sua maioria, no objetivo de levar o Olaria de volta à elite carioca.

E.C. RIO SÃO PAULO

- Projeção Super Torcida: 2,67 (10º colocado)

Fundação:09/10/1952

Melhor campanha: Estreante

Posição em 2019: campeão (Série B2)

ELENCO

Goleiros: Caio Borges, Ewerson, Jonathas e Lucas Rangel

Laterais: Alex, Sergipe, Jefferson, Léo Lisboa, Marcio Duarte e Vinicius Freitas

Zagueiros: Mello, Pedro Henrique, Patrick, Lucas Rex e Jean

Volantes: Caio Quiroga, Ives, André Tebet, Índio, Francis e Lucas Raphael

Meias: Piauí, Otávio, Raphinha Thomaz, Lulinha, Garraty, Lucas Mattoso e Yuri Marques

Atacantes: Leandro Aguiar, Yago, Marquinhos do Sul, Ian Carlos, Sidney, Manfredini, Rômulo, Wendell e Philippe Ramos

Destaque: CAIO BORGES - Após um 2019 de destaque vestindo a camisa 1 do Bonsucesso, chegando a mais de 700 minutos sem ser vazado, Caio vem de uma passagem com poucas oportunidades no América, mas chega com muita moral para assumir a titularidade da meta do Alvinegro do Campinho e ajudar a equipe a conquistar o acesso.

Fique de Olho: MARQUINHOS DO SUL - Após ser emprestado ao América, o atacante de 26 anos, formado na base do Vasco, retorna ao Alvinegro do Campinho para ser titular da equipe e disposto a repetir o bom desempenho do ano passado, quando foi peça importante do título da Série B2. Jogador de velocidade, atuando pelas pontas do campo, pode ser a válvula de escape do time em partidas mais difíceis.

Revelação: YURI MARQUES - Revelado pelo São Raimundo-AM e com passagem pela base da Cabofriense, o atacante de 20 anos espera sua oportunidade na competição. A velocidade e boa chegada nas tramas ofensivas, suas principais características, podem ser uma arma para o treinador em determinadas partidas.

Técnico: PALINHA - Em time que foi campeão, não se mexe. Com esse pensamento, a diretoria manteve a comissão técnica para a disputa da Série B1. Em 2019, o treinador levou a equipe numa bela arrancada em direção ao título da Série B2, sendo eleito o melhor técnico da competição. Nesse ano, já familiarizado com o clube, quer repetir a dose na Segundona.

SAMPAIO CORRÊA F.E.

- Projeção Super Torcida: 4,65 (1º colocado)

Fundação:20/02/2006

Melhor campanha: 3º (2018)

Posição em 2019: 5º

ELENCO

Goleiros: Ranule,Zé Carlos e Guilherme

Laterais: Sanderson, Léo Fernandes, Marcos Vinícius e Patric Calmon

Zagueiros: Espinho, Allan Miguel, Lucas Tavares e Roberto Júnior

Volantes: Damião, Caio Cezar, Araruama, Jeffinho, Maicon Douglas, Paulo Victor, Leomir e Henrique

Meias: Jorge Luiz, Willian Bersan, Maranhão, Bernardo, Matheus Berriel e João Pedro

Atacantes: Marcudinho, Alexandro, Luquinha, Felipe Fumaça, Carlos Neto, Wendson, Dudu e Rômulo

Destaque: JORGE LUIZ - Após ser peça importante no elenco que manteve o Friburguense, clube onde tem muita identificação, na Seletiva de 2021, o meia armador vai para o Sampaio após passagem rápida pela Anapolina (GO). Camisa 10 de muita habilidade, qualidade nos passes e visão de jogo, além da vocação para marcar gols, chega ao Galinho da Serra para ser o maestro da equipe na Série B1.

Fique de Olho: CAIO CEZAR - O volante de 30 anos vai para a sua primeira passagem pelo Sampaio Corrêa, disputando mais uma vez a Série B1, competição que já conhece bem. Revelado pelo Madureira e conhecido no futebol de menor investimento do RJ pelas passagens no Itaboraí e Nova Iguaçu, o volante tem muita qualidade para sair jogando da defesa em transição para o ataque, podendo ser o motorzinho da meiuca do Galinho da Serra.

Revelação: MATHEUS BERRIEL - Promessa das categorias de base do Sampaio, o meia armador de 20 anos vem se destacando nos treinamentos das últimas semanas no clube. Jogador versátil, podendo atuar em mais de uma posição, tem boa qualidade com a perna esquerda, se tornando uma das opções da comissão técnica para as partidas.

Técnico: LUCIANO QUADROS - Aos 46 anos, o Russo, como é mais conhecido, retorna ao Galinho da Serra após passagem pela Cabofriense na Série A. Sempre prezando pelo comprometimento tático e cobrando energicamente dos atletas à beira do campo, o comandante se inspira na campanha do clube em 2018, quando alcançou as semifinais gerais, para repetir o desempenho em dose até melhor em 2020.

SÃO GONÇALO E.C.

- Projeção Super Torcida: 2,3 (13º colocado)

Fundação:10/11/2010

Melhor campanha: 8º (2017)

Posição em 2019: 10º

ELENCO

Goleiros: Douglas, Bruno, Fabrício e Thales

Laterais: Gilson, Roberto, Neto e Daniel

Zagueiros: Diego Macedo, Pedro Henrique, Matheus e Jonathan Jefferson

Volantes: Ryan, Paulo Vitor, Nycolas e Jonata

Meias: Gian Carlos, Keven e Gleyson

Atacantes: Waldir, Davi Santos, Edu Gonçalves, Cristian e Nael

Destaque: WALDIR -Após disputar a Série A do Cariocão pelo Resende, retorna ao São Gonçalo para disputar a B1 novamente pelo clube. Atacante de qualidade no passe e fazedor de gols, espera repetir e fazer até mais do que conseguiu em 2019, quando foi o principal jogador do Mais Querido, somando quatro gols e várias assistências.

Fique de Olho: PAULO VITOR - Cria do Americano, o volante de 22 anos chega ao Mais Querido após a disputa da Seletiva e dos Grupos X e Z, para a disputar mais uma vez a Segundona. Volante rápido e de qualidade, tem tudo para alcançar a titularidade no SGEC.

Revelação: JONATHAN JEFFERSON - Aos 19 anos, chega ao São Gonçalo após passagem sem muitas oportunidades pelo Rio Branco-VN. Estando ao lado de companheiros experientes de posição, como Diego Macedo, o jovem zagueiro espera aos poucos conquistar seu espaço no Mais Querido, atuando pela primeira vez em terras cariocas.

Técnico: ANTÔNIO CARLOS ROY - Uma das figuras mais conhecidas entre os times de menor investimento do Rio. Aos 50 anos, o experiente treinador tem um currículo de muito respeito. Conquistando acessos por Boavista, Resende, Bangu, São Cristóvão, Cabofriense, além de uma subida nacional pelo Madureira, o comandante vem de uma passagem pelo Rio Branco-VN no início do ano. Agora, treinando um clube de sua cidade natal, quer usar a alcunha de “Rei do Acesso” para fazer um bom trabalho no Mais Querido.

SERRA MACAENSE F.C.

- Projeção Super Torcida: 2,58 (12º colocado)

Fundação:18/11/2009

Melhor campanha: 8º (2018)

Posição em 2019: 12º

ELENCO

Goleiros: Lucão e Otávio

Laterais: Daniel, Caio Pacheco, João Alves e Ricardinho

Zagueiros: Estigarribia, Júlio César, Iago Alves e Ronaldo

Volantes: Alan Gabriel, João Pedro, Pedro Paulo, Perea, Ramon e Vinicius

Meias: Júnior, Mateus Cirilo, Mateus Guimarães, Guilherme, Biel e Rafinha

Atacantes: Rhainer, Gabriel Diniz, Jones, Neemias, Igor Paim, Mateus Bastos, Cuero e Renato Rui

Destaque: RHAINER -O artilheiro está de volta! Após disputar o Carioca pelo Bangu, o centroavante retorna ao Verdão como titular absoluto e dono da camisa 9 do Serra. Querendo repetir o desempenho que teve no clube na Série B1 de 2018, quando marcou 15 gols em 15 jogos, é mais um dos fortes candidatos à artilharia do campeonato.

Fique de Olho: RICARDINHO - Aos 23 anos, o lateral chega ao Verdão após passagem pelo Friburguense, onde foi titular na maioria das partidas da Série B1 de 2019, conquistada pelo Frizão, e também na Seletiva e Grupo X. Versátil, podendo também jogar como meia, tem tudo para alcançar a titularidade no Serra Macaense.

Revelação: GABRIEL DINIZ - Destaque do sub-17 do clube na temporada passada, o atacante de 18 anos, oriundo da Escola de Futebol do Vasquinho, foi alçado à equipe profissional para disputar a Série B1 desse ano. Com a velocidade sendo ponto forte, pode ser aproveitado pelo treinador em jogos que demandem de jogadores nesse estilo.

Técnico: LUIZ FELIPE - Aos 44 anos, o treinador retorna ao clube após treinar a equipe sub-20 do Fluminense e vai para a sua quarta temporada no Serra Macaense, ao lado dos auxiliares Bruno Santos e Fabiano Mourinho. A sua experiência de disputas seguidas na Segundona, embora a de 2019 tenha sido mais curta, é um ponto forte para o Verdão na competição.

SERRANO F.C.

- Projeção Super Torcida: 2,13 (14º colocado)

Fundação:29/06/1915

Melhor campanha: campeão (1999)

Posição em 2019: 15º

ELENCO

Goleiros: Hebert, Conrado, Rafael Mello e Boca

Laterais: Rossales,Elivelton, Magdiel e Felipe Assis

Zagueiros: Ricardo Lucena, Marlon, Josué, Batista, Lucas Straub e Matheus Lima

Volantes: Kauer, Dedi, Mayron e Matheus Johnson

Meias: Marcelo Cabral, Accioli, Antônio Carlos, Bernardo e Hugo

Atacantes: Pablo, Hudson, Di Maria, Nandinho e Marquinhos

Destaque: MAGDIEL - Após passagem sem oportunidades no Madureira, o lateral-esquerdo defenderá o Leão da Serra pela quarta temporada consecutiva, chegando a quase 50 jogos com a camisa serranista. Originário das categorias de base do Fluminense, Magdiel tem tudo para repetir o alto nível que mostrou nas últimas edições da Segundona.

Fique de Olho: KAUER - Velho conhecido do torcedor serranista, aos 26 anos, o volante vai para a sua quarta temporada seguida no clube. Jogador de muita força física e forte marcação, agora mais experiente, tem a missão de ser o cão de guarda da defesa do Leão de Petrópolis.

Revelação: HUGO - Atuando em um setor que conta com jogadores já conhecidos, como Marcelo Cabral e Accioli, o jovem meia tem buscado seu espaço nos treinamentos do Leão da Serra, esperando ser mais uma boa opção ao treinador durante a competição.

Técnico: MAURINHO - Em 2018, seu primeiro ano à beira dos gramados, o treinador conquistou o título da Série C pelo Mageense. No ano passado, comandou o Barra Mansa na Série B2 e levou o Leão do Sul Fluminense a um bom quarto lugar. Agora, o ex-jogador de 45 anos “sobe” mais uma divisão e agora em outro Leão, o da Serra, chega com bom retrospecto para comandar a equipe na Segundona. 

Fonte: Rádio Super Torcida
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes