Guia do Carioca 2026: saiba tudo sobre o campeonato que começa neste domingo

Veja como os 12 clubes iniciam a briga pelo título da tradicional competição estadual

Futebol 10 de janeiro de 2026 às 18h28
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Começa neste domingo o Campeonato Carioca. Com Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco puxando a fila de favoritos, a competição terá final em jogo único e contará com transmissão dos canais do Grupo Globo — TV Globo, sportv, Premiere e ge TV.

Confira abaixo o guia completo da competição, com datas, regulamento e expectativa de cada time.

Times participantes em 2026
Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda

Grupos do Campeonato Carioca 2026
Grupo A: Bangu, Fluminense, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda
Grupo B: Boavista, Botafogo, Flamengo, Madureira, Maricá e Nova Iguaçu

Veja a primeira rodada do Carioca 2026
O primeiro jogo do Campeonato Carioca será disputado neste domingo, entre Flamengo e Portuguesa, no Raulino de Oliveira. A partida é válida pela 5ª rodada da competição, em jogo adiantado. A primeira rodada será a partir de quarta-feira.

Quarta-feira (14/01)
17h: Volta Redonda x Boavista, Raulino de Oliveira, em Volta Redonda
19h: Fluminense x Madureira, Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador
21h30: Bangu x Flamengo, Moça Bonita, em Bangu

Quinta-feira (15/01)
17h: Sampaio Corrêa x Nova Iguaçu, Lourivaldão, em Sampaio Corrêa
19h: Portuguesa x Botafogo, Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador
21h30: Vasco x Maricá, em São Januário, no Rio de Janeiro

Regulamento
Dois grupos com seis clubes em cada e seis datas disponíveis para fase de grupos. Cada clube joga com os seis adversários do outro grupo em turno único.

Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único.
Os quatro vencedores jogam as semifinais, com jogos de ida e volta.

Os quatro perdedores das quartas de final disputam a Taça Rio

Final em jogo único.
O clube com a pior campanha na fase de grupos é rebaixado de forma direta à Série A2 do Campeonato Carioca. O segundo time com menor pontuação na primeira fase disputará uma vaga na elite do estadual com o vice-campeão da Série A2 de 2026.

Para não haver repetição de confrontos em relação à primeira fase, os clubes definiram que os quatro melhores colocados enfrentarão os adversários do mesmo grupo nas quartas de final. O líder duela com o time da quarta melhor campanha do seu respectivo grupo, e o segundo colocado encara o terceiro:

Quartas de final:
1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo A
2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo A
1º colocado do Grupo B x 4º colocado do Grupo B
2º colocado do Grupo B x 3º colocado do Grupo B

Nas semifinais, os confrontos serão definidos por sorteio entre os vencedores de cada chave das quartas de final.

Quem mais venceu o Campeonato Carioca?
Bicampeão em 2025, o Flamengo conquistou o seu 39º título na história do Campeonato Carioca. O Fluminense venceu a competição 33 vezes. O Vasco venceu 24. O Botafogo já levantou a taça 21 vezes.

Flamengo - 39
Fluminense - 33
Vasco - 24
Botafogo - 21
America - 7
Bangu - 2
São Cristóvão - 2
Paissandu - 1

Como chegam os times?
Bangu
Lanterna e rebaixado na edição de 2025, o Bangu conseguiu retornar à primeira divisão no mesmo ano ao vencer a segunda divisão sobre o São Gonçalo. O time foi reformulado sob o comando de Digão como diretor de futebol. Um dos destaques é o meia haitiano Garrinsha, nome em homenagem ao ídolo do Botafogo.

Boavista
Reforçado, o Boavista inicia o Carioca de 2026 com um novo treinador. Gilson Kleina, 15 anos depois, volta a comandar o time de Saquarema. Para a disputa do Estadual, o Boavista, que virou SAF no fim de 2024, contratou o atacante Luís Henrique, ex-Botafogo.

Botafogo
O início de ano do Botafogo foi cheio de mudanças: Martín Anselmi assumiu como treinador após saída de Davide Ancelotti, e o capitão Marlon Freitas deixou o clube para assinar com o Palmeiras. Até o início do Carioca, o Botafogo se reforçou com o zagueiro Ythallo e com o ponta Lucas Villalba. Nenhum deles pode estrear, já que o time está punido com um transfer ban, que o impede de inscrever novos jogadores.

Em 2026, o Botafogo quer mudar o roteiro negativo que escreveu nas últimas edições do Carioca. Desde 2022, o time não chega nas semifinais da competição.

Flamengo
Atual campeão do Campeonato Carioca, o Flamengo viveu o ano dos sonhos em 2025. Além do título estadual, as taças do Brasileirão, da Libertadores e da Supercopa também foram para a equipe da Gávea. E a aposta da diretoria foi na manutenção do time vencedo para continuar como favorito.

Dos sete jogadores negociados (Juninho, Cleiton, Pablo, Matheus Cunha, Viña, Victor Hugo e Carlinhos), nenhum era titular. O único reforço contratado até agora é o zagueiro Vitão, ex-Internacional. Filipe Luís renovou o contrato na virada do ano e busca reforços pontuais para a equipe.

Fluminense
O Flu começa a temporada em busca de voltar a conquistar títulos depois de um ano de seca em 2025, quando foi vice-campeão estadual. O clube vai iniciar o torneio com time reserva por ter disputado a semifinal da Copa do Brasil com os titulares até o meio de dezembro.

Até aqui são poucas mudanças no elenco. Perdeu o zagueiro Thiago Silva, que se transferiu para o Porto, e contratou apenas dois reforços, ambos para a defesa, o zagueiro Jemmes e o lateral-esquerdo Guilherme Arana.

Madureira
Vice-campeão da Taça Rio em 2025, o Madureira não chegou longe na Copa Rio, e caiu nas quartas de final para o Maricá. Ainda assim, o time conquistou a classificação para disputar a Série D em 2026. O volante Rodrigo Lindoso é o destaque da equipe comandada por Felipe Surian.

Maricá
Estreante na competição em 2025, o Maricá se manteve na elite do Carioca e vem com ainda mais investimentos para 2026. O clube que disputou a Série D do Brasil no ano passado tem um apoio financeiro da prefeitura da cidade, que é uma das que mais arrecadam em royalties com petróleo no Brasil. Com a continuidade de boa parte do elenco da última temporada, o Maricá tenta surpreender e terminar a competição na parte de cima da tabela.

Nova Iguaçu
Vice em 2024, o Nova Iguaçu não conseguiu repetir o ótimo desempenho na última edição do Carioca, e ficou nas semifinais da Taça Rio. Carlos Vitor segue no comando da equipe da Baixada em 2026, ano de mais uma participação na Série D.

Portuguesa
A Lusinha teve um 2025 abaixo das expectativas. Terminou a Taça Guanabara na 11ª posição, caiu na primeira fase da Copa Rio e da Copa do Brasil. O time da Ilha do Governador tenta fazer uma temporada mais competitiva em busca de vaga nas competições nacionais e, para isso, conta com a experiência de Chay, ex-Botafogo, no ataque.

Sampaio Corrêa
Grande sensação do Campeonato Carioca de 2025, o Sampaio conquistou o título da Taça Rio e ainda foi até as oitavas de final da Copa Rio, no meio do ano. O time já tem vaga garantida em competições nacionais esse ano por conta do título conquistado e espera que Elias repita o bom Estadual que fez em 2025 para entrar na briga novamente.

Vasco
Depois de perder a final da Copa do Brasil, o Vasco chega ao Carioca com a missão de encerrar o maior jejum de títulos da história do clube. O último torneio conquistado pelos vascaínos foi justamente o Carioca, em 2016, em cima do Botafogo.

Para tentar o título, o Vasco tem o mesmo time base que encerrou o ano passado. O zagueiro Alan Saldivia e o meia Johan Rojas foram contratados para compor elenco, enquanto o clube ainda tenta liberar mais espaço no plantel com saídas, como as de Paulinho, Mauricio Lemos, Oliveira e outros.

Volta Redonda
Depois de ser rebaixado da Série B do Brasileirão para a Série C, o Volta Redonda busca se estabelecer como a quinta força do Campeonato Carioca. O Voltaço chegou à semifinal duas vezes nos últimos três anos. Em 2025, terminou a primeira fase na segunda colocação. O clube tenta repetir o feito para ficar novamente entre os quatro primeiros e buscar uma vaga na grande final estadual. O lateral-direito Wellington Silva, aos 37 anos, segue sendo um dos principais nomes do clube da Cidade do Aço. Ele disputará a quinta temporada seguida pelo Volta Redonda.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes