A quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2025 começa nesta terça-feira (13) com quatro jogos e apenas um clube brasileiro em ação: o Fortaleza. O Leão do Pici encara o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, em duelo que pode selar sua vaga antecipada nas oitavas. O dia ainda terá confrontos decisivos nos grupos de Flamengo, Palmeiras e Botafogo.
ABERTURA DA RODADA
No jogo que abre a rodada, o lanterna Deportivo Táchira tenta somar os primeiros pontos diante do Central Córdoba, atual vice-líder do grupo do Flamengo. No encontro anterior entre os times, vitória dos argentinos por 2 a 1. Agora, jogando em casa, o Táchira busca encerrar uma sequência de quatro jogos sem vitória na competição.
Do outro lado, o Córdoba defende uma invencibilidade de quatro partidas na Libertadores, mas enfrenta dificuldades como visitante — vem de duas derrotas seguidas fora de casa e oito jogos consecutivos sofrendo gols.
No Peru, Sporting Cristal e Cerro Porteño se enfrentam em duelo direto no grupo do Palmeiras. Ainda sem vencer o rival em confrontos históricos, os peruanos tentam usar a força como mandante — são três vitórias seguidas em casa — para quebrar o tabu. Já o Cerro vive bom momento fora de seus domínios, com três vitórias consecutivas e invencibilidade de três jogos como visitante. O retrospecto é favorável aos paraguaios: duas vitórias e três empates em cinco confrontos pela Libertadores.
GLORIOSO DE OLHO
No Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, Universidad de Chile e Carabobo fazem duelo de extremos no grupo do Botafogo. Os chilenos, com sete pontos, brigam pela classificação, enquanto os venezuelanos somam apenas um e ocupam a lanterna. Ambos vêm de empate nas respectivas ligas nacionais e os números recentes mostram equilíbrio: o único confronto entre os dois terminou empatado. O Universidad tenta superar a má fase como mandante, com nove jogos sem vencer em casa.
Fechando a noite, o Fortaleza entra em campo na Arena Castelão com mais de 27 mil torcedores confirmados e a chance de classificação antecipada para as oitavas. Vice-líder com sete pontos, o Leão pode abrir vantagem definitiva sobre o Bucaramanga, terceiro colocado com cinco. Embalado por goleadas recentes e invicto há seis partidas, o time de Vojvoda aposta no bom momento para se firmar na briga. O único duelo anterior entre os dois terminou empatado em 1 a 1, na Colômbia.