O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo recebe no próximo dia 22, às 16h, o jogo entre as equipes Amigos da Chapecoense?Master e Botafogo Futebol?Master. A partida é uma homenagem póstuma aos que perderam a vida na tragédia que abateu a Chapecoense em 28 de?novembro?de?2016, em especial ao zagueiro Filipe Machado, que teve um dos seus melhores momentos no Macaé, sendo um dos líderes do elenco campeão da Série C do Campeonato Brasileiro em 2014.
O jogo tem o apoio da Prefeitura Municipal de Macaé, através das secretarias de Esporte e Cultura, bem como as demais parcerias operacionais. A entrada é beneficente sendo arrecadados alimentos, brinquedos e-ou livros para os projetos do município.
A equipe organizadora já confirmou quatro nomes que irão compor o time do Botafogo Master: Carlos Roberto de Carvalho, que foi um volante de sucesso do Botafogo nas décadas de 1960 e 1970, com uma carreira marcada por inúmeros títulos, incluindo o Campeonato Brasileiro de 1968. O segundo, Joílson Rodrigues Macedo, mais conhecido como Joílson, teve destaque no Botafogo quando foi campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca; Jamir Adriano Paz Gomes, o Jamir, que em 1995, juntou-se ao Botafogo ajudando a equipe a conquistar o seu primeiro título da liga na sua história. O quarto nome é Gedeil da Silva Dalto, que chegou ao Botafogo em 2003, após se destacar no estadual pelo Friburguense. Atuou diversas vezes na Serie B daquele ano, ajudando o Glorioso no acesso. Construiu carreira no Macaé, onde se aposentou em 2020.
O idealizador e propositor do projeto, ex jogador, Márcio Azevedo, locutor conhecido como Gaúcho, explica que a proposta é manter viva a memória do zagueiro e ajudar as famílias macaenses através das arrecadações, cumprindo um desejo do Filipe, que nutria um carinho especial pela cidade de Macaé. O evento pretende unir a comunidade esportiva, torcedores, familiares e amigos.
“Nesses sete anos de edições muitas famílias e instituições foram atendidas. Nesta oitava edição a expectativa é grande para que muitas pessoas possam assistir ao jogo. O vestiário do estádio Moacyrzão possui o nome de Filipe em homenagem. Os alimentos não perecíveis e os brinquedos arrecadados serão doados para as instituições e famílias carentes do município, os livros para o projeto da Secretaria Municipal de Cultura através das gelotecas e caixotes literários”. Este projeto já foi realizado por quatro edições em Macaé, duas na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul e uma em Friburgo.
Para o secretário de Esportes, César Maillet, apoiar o evento é uma forma de unir esporte e empatia.
“Essa partida vai além do jogo. É sobre união, memória e amor ao próximo. Ficamos felizes em colaborar com uma causa tão significativa.”
Para a secretária de cultura, Waleska Freire, este evento demonstra perfeitamente como esporte e cultura caminham juntos.
“A entrada solidária, baseada na doação de livros, brinquedos e alimentos, é essencial. Os livros arrecadados serão destinados ao nosso projeto 'Quem Lê Anda para o Futuro', abastecendo as gelotecas e caixotes literários espalhados pela cidade. Esporte, cultura e solidariedade unidos por uma ótima causa!"