Nova Iguaçu e Athletic Club medem forças na rodada de estreia do Grupo F da Série D do Brasileirão 2023. A partida será disputada no estádio Laranjão, localizado em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. A Laranja da Baixada deixou uma impressão ruim nos últimos jogos, mas promete ser competitiva nesta competição. O Athletic fez um ótimo estadual e chega a esta competição portando status de favorito. A partida entre Nova Iguaçu e Athletic Club acontece no sábado (6), às 11h de Brasília.
O desempenho recente do Nova Iguaçu
Em suma, dá para dizer que o Nova Iguaçu alcançou os objetivos traçados no primeiro semestre. Contudo, quando teve a oportunidade de ir adiante, deixou uma impressão negativa. Por exemplo, se classificou para às semifinais da Taça Rio em seu estadual, mas foi eliminado pelo Audax. Enquanto na Copa do Brasil mereceu elogios por alcançar à 3ª fase, mas foi atropelado pelo América Mineiro, sendo eliminado da competição.
Portanto, o Nova Iguaçu tem competitividade à disposição para realizar uma boa campanha nesta Série D, mas precisa demonstrar força nos grandes jogos, principalmente. A equipe chega a esta estreia sob clima de desconfiança, pois perdeu seus últimos 3 jogos disputados, estando há 4 partidas sem vencer. Ademais, o clube precisa resolver a instabilidade de seu sistema defensivo – média de 1,8 gols sofridos por jogo em suas últimas 6 aparições.
Todavia, mesmo não tendo conseguido vitórias em seus últimos 2 jogos como mandante, é onde o Nova Iguaçu ainda consegue seus melhores resultados. Não à toa, venceu 4 partidas em seus últimos 6 jogos disputados em casa. Ademais, marcou média de 2,3 gols marcados por partida neste período.
A forma atual do Athletic Club
Certamente, o Athletic foi uma das boas equipes neste primeiro semestre do futebol brasileiro. Afinal, o Athletic realizou uma campanha bastante elogiável no Campeonato Mineiro, alcançando às semifinais da competição. Nela, fez jogos duro contra o favorito Atlético Mineiro, perdendo apenas nos critérios de desempate, após empatar no agregado por 1 a 1.
Ademais, vale destacar a vitória do clube em seu último jogo disputado, contra o Vasco, em São Januário, em um amistoso de intertemporada, por 2 a 0. A única derrota do Athletic em seus últimos 6 jogos disputados foi justamente o revés para o Galo, que eliminou o clube do estadual. Ou seja, foram 4 vitórias e 1 empate neste trecho. Seu jogo ofensivo é o seu principal trunfo. Afinal, o Athletic marcou média de 1,5 gols por jogo neste trecho citado.
Todavia, mesmo não sendo brilhante em seus resultados recentes como visitante, o Athletic está se mantendo bastante competitivo. Afinal, pontuou em 4 das últimas 6 saídas e casa, empatando por 3 vezes, vencendo em uma ocasião. Entretanto, vale destacar negativamente o fato da equipe não ter marcado gols em 2 das últimas 3 saídas de casa – perdeu em ambas as ocasiões.