O Paulistão 2026 vai começar. Com menos datas e um novo formato, o estadual será realizado entre os dias 10 de janeiro e 8 de março. Confira tudo sobre a primeira rodada do torneio.
Assim como acontece desde 2017, o Paulistão terá 16 times, mas em um sistema de disputa similar ao da primeira fase da UEFA Champions League. Diferentemente das últimas edições, os 16 times não estarão mais divididos em quatro grupos. Todos ficarão em um único grupo.
Ao final de oito rodadas na primeira fase, os oito melhores na tabela de classificação vão ao mata-mata, que começa nas quartas de final e vai até a final. Por outro lado, os dois piores serão rebaixados para a Série A2.
As quartas de final e as semifinais ocorrerão em jogo único. A final, por sua vez, será realizada em partidas de ida e volta nos dias 4 e 8 de março.
Confira como chega cada equipe para o Paulistão 2026
Botafogo-SP
Após se salvar do rebaixamento na última rodada da Série B do Brasileirão 2025, o Botafogo-SP chega ao Paulistão esperançoso. A equipe promoveu uma brusca reformulação, com a saída de quase 20 jogadores e a chegada de pelo menos 10, além do treinador Cláudio Tencati, que treinou o Juventude na última edição do Brasileirão.
A equipe de Ribeirão Preto não disputa o mata-mata estadual desde a edição de 2023, quando parou nas quartas de final para o RB Bragantino. Na última edição, o Fogão ficou na 13ª posição geral.
RB Bragantino
Depois de conseguir uma arrancada na reta final do Brasileirão 2025 e terminar na 10ª colocação, o RB Bragantino optou por renovar o contrato do técnico Vagner Mancini, dono de quatro vitórias em oito jogos na passagem pelo clube. O elenco é praticamente o mesmo que terminou a última temporada.
O RB Bragantino chegou ao mata-mata das últimas seis edições do Paulistão, mas não conseguiu alcançar a final. Foram quatro eliminações nas semifinais e duas nas quartas.
Capivariano
A palavra de ordem do Capivariano é manutenção. A equipe terá a permanência de alguns jogadores que estiveram na conquista da Série A3 de 2023 e muitos que participaram do título da última edição da Série A2, incluindo o treinador Elio Sizenando, que vai para o 5º estadual no comando do clube.
A última participação do Leão da Sorocabana na elite estadual foi em 2016, quando foi um dos seis clubes rebaixados. Na ocasião, a FPF aumentou o número de descensos para diminuir o número de participantes para as próximas edições.
Corinthians
Maior campeão paulista, o Corinthians chega empolgado para a edição de 2026 e quer defender o título da última temporada. O Timão também vem da conquista da Copa do Brasil diante do Vasco e disputará a Copa Libertadores deste ano.
A equipe comandada por Dorival Júnior será uma das que precisarão lidar com a disputa simultânea do Paulistão e do Brasileirão, que começa no final de janeiro. O clube ainda terá a Supercopa do Brasil no dia 1º de fevereiro.
Guarani
O Guarani inicia a temporada 2026 pressionado após um final de Série C difícil. O Bugre perdeu os dois clássicos diante da Ponte Preta na segunda fase da competição nacional, viu o rival subir e ficou sem o acesso.
A equipe comandada por Matheus Costa terá nomes conhecidos em seu elenco, como o atacante Lucca e o volante Ralf, que já atuaram pelo Corinthians.
Mirassol
Após surpreender no Brasileirão, ficar entre os quatro primeiros e se classificar para a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história, o Mirassol quer ser um dos protagonistas do Paulistão 2026.
A equipe comandada por Rafael Guanaes, entretanto, terá que lidar com algumas perdas importantes, como o zagueiro Jemmes e o volante Danielzinho. O defensor se transferiu para o Fluminense, enquanto o meio-campista rumou ao São Paulo.
Noroeste
Após se salvar do rebaixamento no Paulistão 2025 na última rodada, o Noroeste quer fazer uma campanha mais tranquila neste ano. Para isso, aposta no treinador Guilherme Alves, que comandou o Velo Clube na última edição do torneio, e no centroavante Carlão. Ele volta ao clube após ser o vice-artilheiro da Série B pela Ferroviária.
Além do estadual, o Noroeste disputará a Série D do Brasileirão. Essa, inclusive, será a primeira participação da equipe no quarto nível do futebol nacional.
Novorizontino
Depois de bater na trave na luta pelo acesso na Série B do Brasileirão mais uma vez, o Novorizontino fez algumas mudanças no elenco e quer seguir fazendo bonito no Paulistão. Enderson Moreira é o treinador.
A equipe chegou ao mata-mata nas últimas duas edições. Em 2024, parou nas semifinais diante do Palmeiras. Em 2025, foi superado pelo São Paulo nas quartas de final.
Palmeiras
Apesar do forte investimento, o Palmeiras não conquistou títulos em 2025. A equipe vê no Paulistão a primeira oportunidade de voltar a ser campeão. O Verdão é o segundo maior campeão do torneio, com 26 taças.
A equipe palestrina será comandada por Abel Ferreira pela 7ª temporada consecutiva. O Verdão chegou à final das últimas seis edições, com direito a quatro títulos.
Portuguesa
A Portuguesa vai para sua segunda edição de Paulistão desde que se tornou SAF. Na última temporada, com pouco tempo de adaptação para os novos controladores, a equipe terminou com a 12ª campanha. Agora, a Lusa busca retornar ao mata-mata.
Para fazer uma boa campanha, a Portuguesa aposta em Fábio Matias. O treinador com passagens por Flamengo, Internacional e RB Bragantino foi anunciado pela equipe em setembro, após a eliminação para o Mixto-MT na segunda fase da Série D.
Ponte Preta
A Ponte Preta viveu um ano histórico em 2025. Pela primeira vez em sua história, a equipe conquistou um título nacional ao vencer a Série C do Brasileirão. O ano de 2026, porém, pode ser complicado para a equipe campineira comandada por Marcelo Fernandes.
Os jogadores da Ponte Preta chegaram a fazer uma greve de 12 dias durante a pré-temporada por conta de atrasos salariais que perduram desde meados de 2025.
Primavera
O Primavera é a principal novidade do Paulistão em 2026. A equipe de Indaiatuba viveu a melhor temporada de sua história em 2025, quando foi vice-campeã da Série A2 e da Copa Paulista. O Fantasma também disputará uma competição nacional (Copa do Brasil) pela primeira vez.
Ex-atacante com passagens por Palmeiras, Botafogo e Cruzeiro, Rafael Marques será o treinador da equipe. Ele encerrou a carreira em 2022 pelo Fantasma e desde então atuou como auxiliar fixo do clube. Depois da saída de Fernando Marchiori, o ex-jogador foi efetivado como líder da comissão técnica.
Santos
Com apenas uma final nas últimas nove edições, o Santos quer voltar a ser um dos protagonistas do Paulistão. Entre os quatro grandes do estado, o Peixe é quem tem o maior jejum no torneio. O último título foi em 2016.
Para isso, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda aposta no retorno de Neymar, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e deve voltar aos gramados em fevereiro. Além dele, o Santos contará com Gabriel Barbosa, que retorna ao clube após 10 anos.
São Bernardo
O São Bernardo é mais uma equipe paulista que vem de um ano histórico. O Bernô conquistou o acesso na Série C e disputará a Série B pela primeira vez em sua história neste ano.
A equipe comandada por Ricardo Catalá contratou jogadores com passagens por grandes do Brasil, como o volante Júnior Urso, que retorna ao Brasil após três temporadas na MLS, e o zagueiro Pablo, ex-Corinthians e Flamengo.
São Paulo
Depois de sofrer com muitas lesões em 2025 e viver um cenário de instabilidade política, o São Paulo quer um 2026 mais tranquilo. A equipe aposta no retorno de jogadores machucados em grande parte da última temporada, casos do meia Lucas e do atacante Calleri.
O Tricolor não chega à final estadual desde 2022, quando foi superado pelo Palmeiras. O último título da equipe foi em 2021, ano em que bateu o time palestrino na decisão.
Velo Clube
O Velo Clube retorna aos gramados após quase um ano. A última partida da equipe foi no dia 23 de fevereiro, quando encerrou a campanha no Paulistão com a 11ª colocação.
Se na última temporada o Velo Clube fez poucos jogos, neste ano a equipe terá um calendário recheado. O time comandado por Pintado disputará a Série D e a Copa do Brasil, além do estadual.
Confira a programação e onde assistir aos jogos da 1ª rodada do Paulistão 2026
10 de janeiro, sábado
15h: São Bernardo x Capivariano - HBO Max
16h: Santos x Novorizontino - TNT e HBO Max
18h30: Guarani x Primavera - HBO Max
20h30: Portuguesa x Palmeiras - CazéTV, Record e HBO Max
11 de janeiro, domingo
16h: Corinthians x Ponte Preta - TNT e HBO Max
17h: Velo Clube x Botafogo - HBO Max
18h15: Noroeste x RB Bragantino - TNT e HBO Max
20h30: Mirassol x São Paulo - CazéTV, Record e HBO Max