Caberá ao encontro envolvendo Portuguesa-RJ e Audax Rio abrir neste sexta-feira, 3 de março, a agenda da décima rodada da Taça Guanabara. É a penúltima jornada da fase de classificação do Cariocão 2023. O confronto contará como palco com o estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. O início está previsto para 15h30 (horário de Brasília).
O desempenho recente da Portuguesa-RJ
Depois de conseguir pontuar por quatro rodadas seguidas (três empates e uma vitória), a Portuguesa-RJ teve sua sequência quebrada no sábado, 25 de fevereiro. No Maracanã, não foi capaz de resistir ao Fluminense. Os donos da casa tiveram o controle da redonda por 59% do tempo, criaram maior número de oportunidades para finalização (12 a 8) e lideraram o índice de tiros no alvo (6 a 4).
A Lusa até foi capaz de impor algumas dificuldades ao ataque do Tricolor. Porém, acabou tendo sua defesa vazada aos 13 minutos da fase final por Germán Cano. A partir de então, as coisas ficaram mais fáceis para o Fluminense, que voltou a balançar a rede aos 22 minutos. Outra vez em tento do argentino. Quatro minutos depois, Keno completou o serviço deixando a Portuguesa estacionada nos nove pontos (duas vitórias, três empates e quatro derrotas).
Caiu para décima – antepenúltima – posição na tabela de classificação da Taça Guanabara. Tudo que pode ambicionar nas duas jornadas que restam é uma vaga no G8 e, dessa maneira, participar da Taça Rio. O bloco é fechado pelo Nova Iguaçu, oitavo colocado com um ponto a mais. Na jornada final, a Portuguesa-RJ vai enfrentar o Botafogo. Assim, uma vitória nesta sexta-feira é fundamental para alcançar sua meta.
A forma atual do Audax Rio
O Audax Rio soube aproveitar ao máximo a oportunidade que teve de realizar duas partidas seguidas em Angra dos Reis. Fez valer o mando de campo e somou os seis pontos possíveis. A dobradinha começou com uma vitória de virada em cima do Boavista. O lanterna do Cariocão 2023 abriu frente de dois tentos, porém, acabou não resistindo à reação dos mandantes e levou 3 a 2.
Na segunda-feira, 27 de fevereiro, foi a vez do Madureira experimentar o poder de reação do Audax Rio. Saiu em vantagem na partida que fechou a agenda da antepenúltima jornada do estadual colocando a bola na rede aos nove minutos da etapa inicial. Tento de Pedro Cavalini. A virada não tardou. Emerson Urso, aos 15 minutos, e Pablo Thomaz, aos 25 minutos, em cobrança de pênalti, se encarregaram do trabalho. Na fase final, aos 27 minutos, Pedro Thomaz fez seu segundo gol na partida.
Assim, o Audax Rio atingiu 12 pontos (três vitórias, três empates e três derrotas). Assumiu a sexta posição na tabela de classificação, quando considerados os critérios de desempate. Quatro pontos abaixo do Volta Redonda, que na quarta posição fecha a região que permite avançar para as semifinais. Isso significa que pode sonhar com um lugar no G4. Para isso, entretanto, precisa de uma altamente improvável combinação de resultados. Isso inclui duas vitórias. Seu último jogo será contra o Resende.