A classificação da Portuguesa para a terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro veio com autoridade. Jogando fora de casa, a Lusa venceu o Noroeste por 3 a 1 e confirmou a vaga na sequência da competição nacional, além de assegurar presença na Série D de 2027, caso não conquiste o acesso nesta temporada.
O time paulista foi superior desde o primeiro tempo e abriu o placar aos 34 minutos com um belo gol de Iacovelli. O atacante aproveitou cruzamento na área e acertou um voleio preciso, sem chances para o goleiro adversário.
Dois minutos depois, a Portuguesa ampliou em um rápido contra-ataque. Artilheiro da equipe, Lohan recebeu na área e finalizou com categoria, batendo colocado para fazer o segundo gol da Lusa antes do intervalo.
Na etapa final, a equipe não diminuiu o ritmo. Logo no início, Henrique Rocha arriscou de fora da área e marcou um belo gol para transformar a vitória em goleada. O Noroeste ainda descontou, mas não conseguiu reagir.
Com o resultado, a Portuguesa segue firme na briga pelo acesso à Série C. Na terceira fase, o adversário será o São José-RS, que eliminou o Santa Catarina. Os confrontos estão previstos para os dois próximos finais de semana, e a Lusa terá a vantagem de decidir a classificação em casa por possuir melhor campanha em toda a competição.