PSG e Flamengo disputam nesta quarta-feira (17) o título do Mundial. Em Doha, no Catar, a partida será no Estádio Ahmad bin Ali, às 14h (de Brasília). O confronto será transmitido ao vivo nos seguintes veículos: TV Globo (televisão aberta), SporTV (televisão fechada), CazéTV, Ge TV e Fifa+ (streaming). ?? Clique para assistir no SporTV.
Para chegar na decisão, o Flamengo venceu o Cruz Azul, do México, e o Pyramids, do Egito, nas quartas e semis, respectivamente. O PSG, por sua vez, assegurou a vaga para a grande decisão com o título da Champions League.
Casa cheia para PSG x Flamengo
Diferentemente dos demais jogos do time brasileiro no Mundial, a partida desta quarta contará com casa cheia. O estádio, que conta com capacidade para 45 mil pessoas, deve contar com um público na casa dos 40 mil torcedores.
Como chega o PSG
O time francês chega pressionado para provar que sua hegemonia continua, após uma temporada em que ganhou quase tudo, mas viu o título mundial escapar, no meio do ano, contra o Chelsea (Copa do Mundo de Clubes). Vice-líder da Ligue 1, com um ponto atrás do Lens, e vindo de uma vitória apertada sobre o Metz por 3 a 2, o time de Luis Enrique tenta evitar um novo trauma contra brasileiros — lembrando da derrota para o Botafogo na fase de grupos do Mundial.
O principal desfalque do PSG para a partida é a ausência do lateral-direito Achraf Hakimi. Warren Zaire-Emery, de 19 anos, deve ser o substituto.
Como chega o Flamengo
Com clima leve, mas de muita confiança pelo bicampeonato, o Flamengo busca conquistar o mundo para fechar a temporada com chave de ouro. Campeão da Libertadores e do Brasileirão, além das taças da Supercopa e do Carioca, o time de Filipe Luís chega para essa partida em seu mais alto nível. A boa notícia é que o treinador conta com quase todo o elenco à disposição. A única ausência é o goleiro Matheus Cunha, que retornou ao Brasil para acompanhar o nascimento do seu filho.
Por escolha técnica, o Flamengo conta com duas dúvidas no time titular. Na defesa, Léo Ortiz e Danilo disputam vaga para formar dupla com Léo Pereira. Já no ataque, Samuel Lino e Cebolinha concorrem a posição pelo lado esquerdo do campo.
Com a criação do novo Mundial de Clubes, disputado a cada quatro anos, foi mantido o torneio anual da Fifa disputado todo final de ano, mas agora sob o nome Intercontinental.
OLHO NO FLAMENGO
O Flamengo persegue seu segundo troféu da competição que ganhou em 1981, capitaneado por Zico. Nesta edição, eliminou Cruz Azul, do México, e Pyramids, do Egito, para avançar à final. Campeão europeu neste ano, o PSG entra direto na decisão e vai atrás do título inédito.
“Creio que será uma final apaixonante, porque os dois times têm estilos parecidos”, analisou Luis Enrique, técnico do PSG, um dos principais responsáveis pela temporada mais vitoriosa da história do clube.
Seu time encantou com um futebol de brilho e objetividade. Ganhou quase tudo o que disputou na temporada. No novo Mundial de Clubes, foi vice ao perder a decisão para o Chelsea.
Na primeira fase do torneio, cruzou com outro clube brasileiro, o Botafogo, que venceu por 1 a 0 depois de fazer um “jogo fechado em seu campo de defesa”, nas palavras do técnico espanhol. Ele fez a projeção de que o duelo com o Flamengo será bem diferente.
“O Flamengo joga muito bem com a bola, sai jogando de trás. Sem a bola pressiona muito bem, um time muito interessante. Fisicamente muito forte, com jogadores experientes, de muita qualidade, que sabem jogar jogos importantes. Creio que será uma final apaixonante, porque os dois times têm estilos parecidos”.
“Conheço muito bem o Flamengo. Eu não queria enfrentá-los em uma final e reafirmo isso agora. Não é uma boa notícia jogar uma decisão contra um time brasileiro”, acrescentou.
O Flamengo não tem desfalques e até ganhou reforços recentemente. Pedro, recuperado, jogou alguns minutos da semifinal, e começa o jogo no banco.
Valorizado depois de conduzir o Flamengo a quatro taças neste ano, Filipe Luís diz que seus comandados são “capazes de tudo”. “Esse time é capaz de fazer história. Como acredito tanto neles, eles também, obviamente, acreditam que é possível”.
“Jogamos contra adversários fortes, esse ano não foi fácil, vários adversários nos colocaram em dificuldades. Não tem nenhuma dúvida que o PSG vai nos colocar em dificuldades. O mais importante é que a equipe saiba jogar em todas as fases do jogo para poder fazer o jogo perfeito e vencer”. Ele citou famosos clichês usados em decisões: “erro zero, jogo perfeito e ir além do limite”.
Existe uma dúvida na defesa. Léo Ortiz foi o titular na estreia, mas ficou no banco contra o Pyramids. Filipe Luís tem de decidir entre ele e Danilo, que jogou na ausência de Ortiz e fez gols importantes, incluindo na final da Libertadores.
Como o zagueiro teve um longo tempo ausente, a decisão da comissão técnica foi por não forçar o jogador. Agora, ele e Danilo disputam a vaga ao lado de Léo Pereira.
COMO VEM O PSG?
Os franceses dão valor ao torneio e viajaram ao Catar com seus melhores atletas. A baixa mais importante é o lateral-direito marroquino Hakimi, que sofreu entorse no tornozelo esquerda e ficou em Paris.
O volante Zaïre Emery, uma das promessas do clube, vem sendo improvisado no setor nas últimas partidas. É provável que siga entre os titulares.
FICHA TÉCNICA
PSG X FLAMENGO
Mundial - Final
Data e horário: quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, às 14h (de Brasília);
Local: Estádio Ahmad bin Ali, no Catar;
Onde assistir: TV Globo, SporTV, CazéTV, Ge TV e Fifa;
Árbitro: Ismail Elfath;
Assistentes: Parker Corey e Atkins Kyle;
VAR: Chapman Allen.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
PSG (Técnico: Luis Enrique)
Chevalier; Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Fabián Ruíz; Kvaratskhelia, Dembélé e Doué (Barcola).
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Bruno Henrique e Samuel Lino (Cebolinha).