De olho em continuar subindo na tabela do Brasileirão para alcançar uma vaga no G-6, o Fluminense enfrentará neste domingo (31) o Santos, pela 22ª rodada do campeonato. O duelo acontecerá na Vila Belmiro e terá início às 16h.
O clube carioca chega após perder por 1 a 0 para o Bahia, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor é o nono colocado, com 27 pontos, cinco atrás do Mirassol, primeiro clube na zona de classificação para a pré-Libertadores.
Por outro lado, o Santos vem de duas derrotas seguidas, uma por 6 a 0 para o Vasco e a última por 2 a 0 para o Bahia. Os resultados complicaram a situação do Alvinegro Praiano, que ocupa a 15ª posição, com 21 pontos, dois à frente do Vitória, primeiro clube na zona de rebaixamento.
SANTOS
Em duelo que marca a estreia do técnico Juan Pablo Vojvoda, contratado para substituir Cleber Xavier, o Santos deve contar com dois reforços importantes no setor ofensivo: Neymar e Guilherme. O primeiro está de volta após cumprir suspensão, enquanto o segundo pediu para ser liberado do último jogo pois estava abalado com as críticas sofridas na dura derrota para o Vasco.
“O Neymar não é um problema, é uma solução, pois quer a bola e nos momentos difíceis. É para a gente proteger e fazer render o time todo. Ele tem compromisso com o Santos. Quando conversei com o Alexandre Mattos, o primeiro que falamos sobre foi Neymar. Sabemos o que significa esse ano para ele, meus filhos são fãs dele.”, disse o argentino.
Neymar deve ser titular e formar o quarteto ofensivo com Barreal, Rollheiser e Tiquinho Soares. Em má fase, Guilherme deve ser opção no banco de reservas.
As principais dúvidas estão no meio-campo, setor em que Vojvoda tem à disposição Tomás Rincón, Zé Rafael, João Schmidt e Gabriel Bontempo. O argentino deve escolher dois dos quatro atletas para começar o jogo.
Em contrapartida, o zagueiro João Basso e o volante Willian Arão seguem como baixas. Basso ainda se recupera de lesão no adutor da coxa esquerda, sofrida contra o Juventude, e faz transição física para o gramado. Arão, afastado desde 25 de julho após sofrer edema muscular na panturrilha direita, realiza tratamento com fisioterapia e segue fora dos relacionados.
FLUMINENSE
O Fluminense conta com o retorno do volante Martinelli, que cumpriu suspensão na última rodada. Ele deve formar o meio-campo titular ao lado de Hércules e Nonato. O último disputa vaga com Lucho Acosta, reforço anunciado nesta janela de transferências e que vem de boas partidas em seu início de passagem pelas Laranjeiras.
Em contrapartida, o lateral-esquerdo Gabriel Fuentes e o atacante Canobbio terão que cumprir suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos. Renê substituirá o colombiano, enquanto Keno e Soteldo disputam a vaga do uruguaio. O escolhido deve formar o trio de ataque com Kevin Serna e Germán Cano, que tem chance de vencer a concorrência com Everaldo.
O lateral-direito Samuel Xavier se recupera de dores na coxa e desfalca a equipe carioca. Guga, que não vive boa fase e tenta dar a volta por cima com a camisa tricolor, é o favorito para preencher a lacuna.
Ficha Técnica:
SANTOS X FLUMINENSE - 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo (31), às 16h (de Brasília);
Local: Vila Belmiro, Santos (São Paulo);
Onde assistir: TV Globo e Premiere (Clique aqui para assistir ao vivo)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (GO)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
SANTOS (Técnico: Juan Pablo Vojvoda)
Gabriel Brazão; Mayke, Zé Ivaldo (Luisão), Luan Peres e Souza (Escobar); Tomás Rincón, Zé Rafael, Gabriel Bontempo e Rollheiser, Neymar (Barreal) e Tiquinho Soares.
FLUMINENSE (Técnico: Renato Gaúcho)
Fábio; Guga, Thiago Silva, Freytes (Ignácio ou Igor Rabello) e Renê; Hércules, Bernal e Martinelli; Canobbio, Serna e Everaldo (Cano).