O São Paulo tem um novo desafio pelo Campeonato Brasileiro neste domingo (14). Em seu primeiro compromisso após a Data Fifa, a equipe receberá o Botafogo no Morumbis, pela 23ª rodada do torneio, em duelo que terá início a partir das 17h30.
O São Paulo não entra em campo desde o dia 30 de agosto, quando perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão. De olho em seguir na briga por uma vaga no G-4, o clube é o sétimo colocado, com 32 pontos, quatro atrás do Bahia, primeiro na zona de classificação para a fase de grupos da Libertadores.
O Botafogo chega em baixa após perder para o Vasco nos pênaltis e ser eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil, no Estádio Nilton Santos. O objetivo no Brasileirão é o mesmo do seu adversário deste domingo. O time comandado por Davide Ancelotti ocupa a quinta posição, com 35 pontos.
Onde assistir: Premiere.
SÃO PAULO
O atacante Emiliano Rigoni pode reestrear com a camisa do São Paulo. Anunciado na última janela de transferências, o argentino é cotado para formar a dupla de ataque tricolor ao lado de Ferreirinha, já que Luciano cumpre suspensão.
O zagueiro Rafael Tolói, outro velho conhecido da torcida que aumenta as opções do técnico Hernán Crespo para a sequência da temporada, tem chance de entrar em campo pela primeira vez e atuar ao lado de Alan Franco e Sabino. Ferraresi também é opção.
O lateral-esquerdo Enzo Fernández retorna após cumprir suspensão contra o Cruzeiro e deve ser titular, enquanto o jovem Patryck começa no banco de reservas. O volante Alisson, recuperado de uma lesão no quadril, tem grande chance de aparecer entre os onze iniciais na vaga de Bobadilla, que cumpre suspensão.
Além dos suspensos, o São Paulo tem uma extensa lista de jogadores no departamento médico: o zagueiro Arboleda, os meias Marcos Antônio, Oscar e Lucas Moura, e os atacantes André Silva, Ryan Francisco e Calleri. O volante Luiz Gustavo se recupera de um tromboembolismo pulmonar e também não está à disposição.
BOTAFOGO
O lateral-direito Vitinho é o meia Savarino devem voltar ao time titular do Botafogo. Os jogadores começaram no banco de reservas na Copa do Brasil após defenderem suas seleções na Data Fifa, mas devem entrar nas vagas de Mateo Ponte e Joaquín Correa contra o São Paulo.
O volante Danilo e o meia Álvaro Montoro, atletas que também começaram no banco no Clássico da Amizade, também podem ser novidades. O primeiro perdeu alguns treinos por conta de um incômodo muscular, mas segue à disposição e enfrenta a concorrência de Newton, enquanto o segundo está recuperado de uma indisposição gastrointestinal e deve substituir Jeffinho, que não se destacou contra o Vasco.
A principal dúvida está na ponta-direita. Santi Rodríguez vem crescendo de rendimento desde a chegada de Davide Ancelotti e foi titular no último compromisso do clube. Ele é o favorito para seguir entre os onze iniciais, mas disputa a titularidade com Artur, que busca dar a volta por cima com as cores do time de General Severiano.
O treinador alvinegro destacou após a eliminação que o grupo ainda tem objetivos na temporada, entre eles garantir vaga na Libertadores e na Copa do Brasil 2026. A oportunidade de disputar o mata-mata nacional no ano que vem será obtida apenas se o time se classificar para o torneio continental.
“Nós temos um objetivo claro, que é assegurar vaga na Libertadores e Copa do Brasil do ano que vem. O torcedor vai vai voltar a acreditar se o time jogar bem, por isso temos que recuperar a confiança para seguirmos trabalhando. Precisamos pensar jogo a jogo e fazer bem na competição que temos, que é o Brasileiro.”, projetou.
O atacante Nathan Fernandes se recupera de uma fratura no antebraço e não está à disposição. O zagueiro Bastos, em tratamento de uma lesão no joelho esquerdo, também está fora.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X BOTAFOGO
23ª RODADA - SÉRIE B DO BRASILEIRO
Data e horário: Domingo (14), às 17h30 (horário de Brasília)
Local: Morumbis, São Paulo (SP)
Onde assistir: Premiere, SporTV, GE TV
ARBITRAGEM
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
SÃO PAULO (Técnico: Hernán Crespo)
Rafael; Tolói, Alan Franco e Sabino; Cédric, Pablo Maia, Alisson, Rodriguinho e Enzo; Rigoni e Ferreirinha.
BOTAFOGO (Técnico: Davide Ancelotti)
Neto, Mateo Ponte (Vitinho), Alexander Barboza, David Ricardo, Alex Telles, Marlon Freitas, Danilo (Newton), Savarino (Santi Rodríguez), Montoro, Artur e Arthur Cabral.