O Coritiba está de volta à elite do futebol brasileiro. Neste sábado, o clube paranaense empatou em 0 a 0 com o Athletic-MG, no Couto Pereira, e chegou aos 65 pontos, garantindo matematicamente o acesso para a Série A de 2026 com uma rodada de antecedência. A festa pelo retorno, no entanto, não foi completa: o resultado adiou a definição do título da Série B, já que o arquirrival Athletico-PR (59), que ainda tem dois jogos, é o único que ainda pode alcançar o líder.
A 37ª rodada também foi crucial para os outros postulantes ao acesso. A Chapecoense ia perdendo para o já rebaixado Volta Redonda, mas arrancou ao menos um empate por 1 a 1, assumindo a vice-liderança com 59 pontos. O Remo, que iniciou o dia em terceiro lugar, complicou sua situação ao ser derrotado pelo Avaí por 3 a 1, em Florianópolis, estacionando nos 59 pontos, em quarto. Para o Avaí, a vitória levou o time aos 55 pontos, garantindo a nona posição.
Os resultados negativos de Chapecoense e Remo embolam a briga no G-4, abrindo espaço para Criciúma (58), Goiás (58) e Novorizontino (57), que jogam no domingo.
PARTE DE BAIXO DA TABELA
Na parte de baixo da tabela, a briga pela permanência segue intensa. O ponto somado no Couto Pereira foi vital para o Athletic-MG, que chegou aos 41 pontos e se mantém fora do Z-4, na 15ª posição. Já o Volta Redonda, apesar do empate sobre a Chapecoense, apenas cumpriu tabela. O time chegou aos 35 pontos, mas, na 19ª colocação, já está matematicamente rebaixado antes da rodada final.
Em partidas que definiam posições intermediárias na tabela, o CRB venceu o Vila Nova por 2 a 0, em Maceió, chegando aos 56 pontos, em oitavo lugar, enquanto o Vila Nova permaneceu com 46, em 12º. Em Goiânia, Atlético-GO e Operário-PR não saíram do 0 a 0. O empate levou o time goiano a 52 pontos (10º) e o paranaense a 45 (14º), em um jogo que pouco alterou a situação de ambos no campeonato.