SÉRIE B: Coritiba garante título, Athletico, Chapecoense e Remo sobem e Ferroviária é rebaixada

Coxa conquistou a segunda divisão pela terceira vez

Futebol 23 de novembro de 2025 às 19h27
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Com emoção até o apagar das luzes, a rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro mostrou o equilíbrio mostrado em toda a temporada com oito jogos de tirar o fôlego, onde o Coritiba confirmou o título, Athletico-PR, Chapecoense e Remo carimbaram o acesso e a Ferroviária foi confirmada como o última rebaixada.

É CAMPEÃO!
O Coritiba, oficialmente, é o primeiro tricampeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Após deixar a definição do título para a última rodada ao empatar com o Athletic-MG na última rodada, o time paranaense foi até o Carlos Zamith para encarar o Amazonas e superou o time manauara por 2 a 1, soltando o grito de “É Campeão” com emoção até o fim.

Com o resultado, o Coritiba foi a 68 pontos, manteve os três de vantagem para o rival Athletico-PR, e se tornou o primeiro time na história a conquistar três títulos da Série B. Os primeiros foram em 2007 e 2010, garantindo uma taça nacional para o time paranaense após 15 anos.

ACESSOS DEFINIDOS
A rodada ainda confirmou o retorno do próprio Athletico-PR à Série A de 2026, que jogando na Arena da Baixada, superou o América-MG por 1 a 0 e fechou a Série B na vice-liderança, enquanto o Coelho ficou em 14°, com 46. Quem também voltou à elite nacional foram Chapecoense e Remo, em cenários diferentes.

Na Arena Condá, a Chape encarou o Atlético-GO e também conseguiu vencer pelo placar mínimo, indo a 62 e ficando na terceira colocação, com a mesma pontuação do Remo, que superou o Goiás de virada por 3 a 1, em um duelo direto, e ficou em quarto lugar, atrás do time catarinense pelo número de vitórias (18 a 16).

O Verdão do Oeste, do outro lado, amargou a sexta colocação, com 61. O acesso paraense só foi possível, inclusive, porque jogando na Arena Pantanal, contra o já eliminado Cuiabá, o Criciúma foi derrotado pelo time da casa por 1 a 0 e ficou em quinto, com os mesmos 61.

ADEUS, SÉRIE B!
Do outro lado da tabela, quem se juntou a Amazonas, Volta Redonda e Paysandu como os rebaixados da temporada foi a Ferroviária. Em Ponta Grossa, o time paulista até largou à frente no placar, mas sofreu a virada do Operário-PR por 2 a 1 e terminou a Série B com 40 pontos, em 17° lugar.

O resultado confirmou ainda as permanências de Botafogo-SP e Athetic-MG. O time de Ribeirão Preto recebeu o Avaí, na Arena Nicnet, e se manteve na Série B com um empate por 0 a 0, ficando em 16°, enquanto os mineiros superaram o Paysandu de virada por 2 a 1, em casa, e ficaram logo acima, com 44.

1º: Coritiba - 68 pontos
2º: Athletico-PR - 65 pontos
3º: Chapecoense 0- 62 pontos
4º: Remo - 62 pontos

Quem caiu para Série C
Três dos quatro rebaixados já estavam definidos antes do início da rodada. O Paysandu, lanterna, o Volta Redonda e o Amazonas já estavam rebaixados, restando uma definição. O Athletic passou a maior parte do tempo na zona da degola, mas uma virada do Operário sobre a Ferroviária fez a equipe de Araraquara ser rebaixada.

17º: Ferroviária - 40 pontos
18º: Amazonas - 36 pontos
19º: Volta Redonda - 36 pontos
20º: Paysandu - 28 pontos

Resultados da 38ª rodada da Série B
Vila Nova 2 x 2 Volta Redonda
Novorizontino 3 x 0 CRB
Amazonas 1 x 2 Coritiba
Athletic 2 x 1 Paysandu
Athletico-PR 1 x 0 América-MG
Botafogo-SP 0 x 0 Avaí
Chapecoense 1 x 0 Atlético-GO
Cuiabá 1 x 0 Criciúma
Operário 2 x 1 Ferroviária
Remo 3 x 1 Goiás

Fonte: Futebol Interior
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes