Depois de 16 jogos movimentarem o sábado, a Série D do Campeonato Brasileiro seguirá com outros 14 jogos da primeira rodada neste domingo. Destaque para o trio Atlético-CE, Ferroviário-CE e Brasil-RS, que chegam com certo favoritismo por terem disputado a Série C em 2022, assim como o Campinense-PB, que jogou no sábado.
A rodada só será finalizada com dois jogos na segunda-feira, incluindo o do Santo André, último paulista a entrar em campo diante do Democrata GV-MG.
VIERAM DA SÉRIE C
O Brasil é o primeiro a entrar em campo do trio que veio da Série C. Às 15h, visita o Concórdia pelo Grupo A8. O adversário é o time desta edição que há mais tempo não disputa a Série D, pois jogou em 2012, ou seja, há 11 anos.
A dupla cearense joga mais tarde. Às 16h, o Atlético visita o Maranhão e, às 17h, o Ferroviário recebe o Fluminense-PI, ambos pelo Grupo A2.
ESTREANTES NA SÉRIE D
Entre os times que disputam pela primeira vez a competição, estreiam neste domingo São Francisco-AC (Grupo A1), Iguatu-CE e Nacional-PB (Grupo A3), Cruzeiro-AL (Grupo A4), Democrata GV-MG (Grupo A6) e Camboriú-SC (Grupo A8).
FICARAM NO QUASE EM 2022
Outros dois destaques são ASA-AL e Tocantinópolis-TO, que bateram na trave em 2022, chegando às quartas de final, uma fase antes do acesso. Os alagoanos estreiam diante do Jacuipense-BA, fora de casa, no Grupo A4, enquanto os tocantinenses visitam o Parnahyba-PI, pelo Grupo A2.
COMO FOI EM 2022
Na última temporada, o acesso foi conquistado por São Bernardo-SP, Pouso Alegre-MG, Amazonas-AM e América-RN. O América coroou a campanha com título diante do Pouso Alegre. Portuguesa-RJ, Caxias-RS, Tocantinópolis-TO e ASA-AL bateram na trave ao serem eliminados nas quartas de final e estão na disputa novamente.
FORMATO DA SÉRIE D
Assim como em anos anteriores, a primeira fase contará com 64 times divididos regionalmente em oito grupos com oito integrantes, que jogam em turno e returno.
Ao fim de 14 rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase, em que se inicia o mata-mata até a final, sempre em dois jogos. Apenas os quatro semifinalistas garantem o acesso.
A Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 começará neste sábado (6), com 64 clubes na luta por quatro vagas para a Série C do próximo ano. Agremiações esportivas jovens no cenário nacional, organizações que já conquistaram significativos títulos e times importantes que vivem momentos delicados na atual temporada estão no páreo. E, a partir de agora, você confere um guia que o ge preparou para explicar os principais detalhes do que vem pela frente na 4ª divisão do futebol do país.
Regulamento da Série D
Na Série D do Brasileirão de 2023, 64 agremiações estão dividas em oito grupos regionalizados, respeitando o formato das últimas edições do campeonato. Os clubes jogam entre si, dentro das próprias chaves, em partidas de ida e volta. Ao todo, 14 rodadas vão ser disputadas. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase da 4ª divisão; no conhecido modelo de mata-mata.
O chaveamento para a segunda fase da competição nacional e também para as oitavas de final já está estabelecido previamente, com os cruzamentos entre os seguintes grupos: 1 x 2; 3 x 4; 5 x 6; e 7 x 8.
Por outro lado, quando restarem apenas oito times nas quartas de final, que é a fase que define quem sobe para a Série C do Brasileirão, os confrontos são definidos de acordo com as pontuações conquistadas pelos clubes até esse momento da competição. A agremiação com a melhor classificação geral enfrenta o oitavo; o segundo pega o sétimo; o terceiro duela com o sexto; e o quinto encara o sexto.
Importante ressaltar que os confrontos de mata-mata na competição nacional de futebol, da segunda fase até a grande finalíssima, vão ser disputados em embates de ida e de volta.
Quem se classifica da Série D para a C?
Os times que chegarem até as semifinais vão carimbar o passaporte para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2024.
Na Série D do Brasileirão de 2023 os clubes têm o direito de inscrever até 50 jogadores na competição nacional de futebol. A data limite para inscrição é 4 de agosto.
Escala de arbitragem da Série D: onde encontrar?
A escala de arbitragem da Série D do Campeonato Brasileiro é disponibilizada, rodada a rodada, no site oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A partir disso, é preciso buscar pela seção que refere-se à 4ª divisão do futebol nacional. Feito esse filtro, encontram-se informações fundamentais sobre a competição, além, claro, da escala de arbitragem das partidas.
Grupos da Série D de 2023
GRUPO 1
Humaitá
Nacional-AM
Princesa do Solimões
São Francisco-AC
São Raimundo-RR
Trem
Tuna Luso
Águia de Marabá
GRUPO 2
Atlético-CE
Caucaia
Cordino
Ferroviário
Fluminense-PI
Maranhão
Parnahyba
Tocantinópolis
GRUPO 3
Campinense
Globo FC
Iguatu
Nacional de Patos
Pacajus
Potiguar de Mossoró
Santa Cruz
Sousa
GRUPO 4
ASA
Atlético-BA
Bahia de Feira
Cruzeiro-AL
Falcon
Jacuipense
Retrô
Sergipe
GRUPO 5
Anápolis
Brasiliense
Ceilândia
Interporto
Iporá
Operário VG
Real Ariquemes
União Rondonópolis
GRUPO 6
Athletic Club
Democrata GV
Nova Iguaçu
Portuguesa-RJ
Real Noroeste
Resende
Santo André
Vitória-ES
GRUPO 7
CRAC
FC Cascavel
Ferroviária
Inter de Limeira
Maringá
Operário-MS
Patrocinense
XV de Piracicaba
GRUPO 8
Aimoré
Brasil de Pelotas
Camboriú
Caxias
Concórdia
Hercílio Luz
Novo Hamburgo
São Joseense
Quem caiu da Série C para a D em 2022? E quem subiu da D para a C?
Ao término da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro de 2022, Atlético-CE, Brasil de Pelotas, Campinense e Ferroviário foram rebaixados para a Série D deste ano.
Por outro lado, Amazonas, América-RN, Pouso Alegre e São Bernardo foram os clubes que conquistaram o acesso da Série D do Brasileirão de 2022 para a Terceirona de 2023.
Confira todos os campeões da Série D do Brasileirão
2009 - São Raimundo-PA
2010 - Guarany de Sobral
2011 - Tupi-MG
2012 - Sampaio Corrêa
2013 - Botafogo-PB
2014 - Tombense
2015 - Botafogo-SP
2016 - Volta Redonda
2017 - Operário-PR
2018 - Ferroviário
2019 - Brusque
2020 - Mirassol
2021 - Aparecidense
2022 - América-RN