Os três primeiros clubes que garantiram o acesso dentro da Série D do Campeonato Brasileiro foram definidos, neste sábado, quando aconteceram três jogos de volta pela fase quartas de final.
Inter de Limeira-SP e Barra-SC, que jogaram em casa, confirmaram suas vagas com vitórias e vão disputar uma das semifinais, mas já com acesso carimbado para a Série C de 2026.
A surpresa ficou para o Maranhão-MA, que venceu o ASA-AL por 3 a 0 em Arapiraca (AL). Já tinha vencido em casa, por 1 a 0. A quarta vaga vai sair entre América-RN e Santa Cruz-PE, que vão jogar domingo em Natal (RN).
O vencedor deste confronto vai enfrentar o Maranhão nas semifinais, com jogos de ida e volta nos dois próximos finais de semana – dias 13/14 e 20/21 de setembro. Os times de melhores campanhas vão disputar o segundo jogo como mandantes, em casa.
VITÓRIAS EM CASA
Em Limeirão, a Internacional fez 1 a 0 em cima do Goiatuba-GO, ficando com a vaga porque na ida tinha ocorrido empate por 0 a 0. A última vez que tinha participado da Série C foi em 2003.
Em Itajaí (SC), o Barra também fez a mesma coisa ao vencer por 1 a 0 0 Cianorte-PR. eles tinham empatado sem gols na ida.
QUARTO SEMIFINALISTA SAI EM NATAL
O quarto time a garantir o acesso para a Série C em 2026 vai sair domingo do confronto entre América-RN e Santa Cruz-PE, que será disputado na Arena das Dunas, em Natal (RN).
No primeiro jogo o Santa Cruz venceu por 1 a 0 por isso tem a vantagem do empate. O Mecão precisa ganhar por dois gols de diferença, ou então, por um gol e levar a decisão para as cobranças dos pênaltis.
MAC É MAIOR SURPRESA
O Maranhão Atlético Clube – MAC – é a maior surpresa nesta disputa de acesso para a Série C. Embora seja um clube fundado em 1932 e tenha conquistado o título estadual por 18 vezes, mais recentemente, voltou a dominar o futebol do Estado. Só disputou a Série D duas vezes (20024 e 200254) e já sobe para a Série C.
E derrubou o time mais experiente nesta quartas de final da Série D. O ASA de Arapiraca que só disputou a Série D duas vezes, mas já tem registrado sete participações na Série A, duas na Série B e quatro na Série C.
Em 2023, o Maranhão voltou a conquistar o Campeonato Maranhense após 10 anos, ao vencer o Moto nos pênaltis. Em 2025, o Maranhão, levou seu 18º título em final realizada no Castelão contra o Imperatriz.