Em Reunião do Conselho Arbitral da Série C Estadual, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, com representantes e presidentes das agremiações participantes, na tarde desta segunda-feira (07/04), foi definido o regulamento e sorteada a tabela da competição. O início está previsto para o dia 22 de maio.
Serão 13 participantes, com o regulamento muito parecido com os dos demais campeonato da FERJ, semelhantes aos da Série A do Campeonato Carioca.
A Série C do Campeonato Carioca (5ª divisão do estadual) será composta por 13 clubes. São eles: CAAC Brasil, Búzios, Juventus, Paraty, Vera Cruz, EC Resende, União Central, Santa Cruz, Riostrense, Barcelona, Angra dos Reis, Duquecaxiense e Mesquita.
CAAC Brasil, EC Resende, Paraty, Riostrense, Santa Cruz, União Central e Vera Cruz também estiveram na Série C do ano passado, quando a disputa era formada por apenas 10 times. Com exceção aos clubes que subiram para a Série B2 em 2024, o Campos Atlético será a única equipe que jogou a quinta divisão no ano passado e não vai participar deste ano.
Barcelona, Duquecaxiense, Juventus e Mesquita haviam participado da Série C pela última vez em 2023. Angra dos Reis e Búzios entraram em campo pela última vez na Série B2 do Carioca de 2023, quando foram suspensos do campeonato por manipulação de resultados, de acordo com relatórios da FERJ. Vale destacar que Mageense e Rio São Paulo, clubes que disputaram a Série B2 de 2024 e foram rebaixados, estão licenciados em 2025.
CAAC Brasil, Paraty e União Central vão jogar no Estádio Joaquim Flores (do Nova Cidade); Búzios e Barcelona atuarão no Marrentão (casa do Duque de Caxias); o Juventus mandará suas partidas no Moacyrzão (da Prefeitura de Macaé); o Vera Cruz segue no Atílio Marotti (em Petrópolis); EC Resende, Riostrense e Duquecaxiense jogarão no Leônidas da Silva (do Bonsucesso); o Santa Cruz irá atuar na Rua Bariri (do Olaria); o Angra dos Reis jogará no Jair Toscano (da Prefeitura de Angra dos Reis); e o Mesquita mandará seus jogos no Lourival Gomes (do Sampaio Corrêa).
Todos os clubes se enfrentam em turno único, em 13 rodadas, com sempre uma agremiação folgando. Após o término, serão definidos os 4 semifinalistas, com o 1º colocado ficando com a Taça Waldir Amaral.
As semifinais será cruzmamento olímpico, em jogos de ida e volta (1º x 4º e 2º x 3º), com os dois primeiros colocados da Taça Waldir Amaral com vantagem de jogar por dois resultados agregados iguais, além de decidirem em casa.
Os dois finalistas, além de disputarem os título, estão garantidos na disputa da Série B2 ainda em 2025.
Abaixo, como ficou a primeira rodada da Série C:
Paraty x Buzios;
Duque Caxiense x Barcelona;
EC Resende x Riostrense;
União Central x Angra dos Reis;
Juventus x Mesquita;
CAAC Brasil x Vera Cruz.
Folga: Santa Cruz.