Soteldo desencanta, e Fluminense vence o Grêmio pelo Brasileirão

Venezuelano marcou duas vezes na vitória do Flu

Futebol 03 de dezembro de 2025 às 00h22
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Com dois gols de Soteldo, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 1 em jogo válido pela 37ª rodada do Brasileirão. A noite desta terça-feira (2) foi especial para o venezuelano, que balançou as redes pela primeira vez pelo clube. André Henrique descontou para os donos da casa.

Com o resultado, o Flu vai a 61 pontos e dorme na quinta colocação, aguardando os jogos de Botafogo e Bahia, na quarta-feira (3). Já o Grêmio, estaciona em 46 pontos, na 10ª colocação, com atenção no retrovisor, podendo ser ultrapassado por Bragantino e Atlético-MG, com um ponto a menos.

Como foi Grêmio x Fluminense
Primeiro tempo
Os primeiros minutos foram intensos, dando uma prévia do que seria o primeiro tempo: times verticais e objetivos em busca do gol. Marcando com linhas altas, o Flu teve suas primerias chances em roubadas de bola de Soteldo que não foram aproveitadas. Em resposta, André Henrique teve duas oportunidades com André Henrique, ambas defendidas por Fábio.

Aos 18, o Flu abriu o placar com Soteldo, que marcou pela primeira vez com a camisa tricolor. Serna cruzou rasteiro na área, Volpi saiu mal e o venezuelano empurrou para dentro. O bandeirinha marcou impedimento de Lucho Acosta no início da jogada, mas, no VAR, o gol foi validado.

O Tricolor gaúcho voltou a assustar a meta carioca aos 27, em contra-ataque concluido por Pavón, que finalizou rasteiro e Fábio espalmou para escanteio. Depois disso, mantiveram o volume ofensivo e o argentino arriscou de longe, para fora.

A reta final do primeiro tempo guardou fortes emoções. Soteldo recebeu na área e passou de calcanhar para Renê, ultrapassando pela esquerda. O lateral cruzou nos pés de Everaldo, que chutou por cima do gol. Na sequência, André Henrique fez de cabeça, mas o gol foi anulado por impedimento.

Segundo tempo
Atrás no placar, o Grêmio voltou do intervalo com a mesma intensidade e teve boa chance nos minutos iniciais. Em nova falha de Freytes, André Henrique recuperou a bola, deu uma caneta no zagueiro, mas bateu para fora.

Apesar da pressão gremista, o Fluminense ampliou aos 6, novamente com Soteldo. Em grande trama do Tricolor carioca, a bola sobrou livre com o camisa 7. Sem tempo para comemorar, o Gaúcho descontou no lance seguinte, com seu centroavante, de cabeça, após cruzamento de Willian. Pouco depois, o meia cobrou falta perigosa para fora.

Os comandados de Mano Menezes ocuparam o campo de ataque por quase toda a segunda etapa e ficaram perto do empate com Jardiel que, logo após entrar no lugar de André Henrique, carimbou o travessão em chute forte.

Até o apito final, o Gêmio teve mais a bola e volume ofensivo, tendo mais uma bola na trave nos acréscimos, em contra ataque que terminou em cabeçada de Gustavo Martins para defesaça de Fábio.

Ficha técnica
Grêmio X Fluminense
37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Cartões amarelos: Dodi (GRE), Artur (GRE), Gustavo Martins (GRE), Lima (FLU)
Cartões vermelhos:
Gols: Soteldo (18'/1T e 7'/2T); André Henrique (9'/2T)

Escalações

GRÊMIO (Técnico: Mano Menezes)
Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Marlon; Arthur, Dodi (Aravena) e Willian (Cuellar); Pavón (Edenílson), Alysson (Cristaldo) e André Henrique.

FLUMINENSE (Técnico: Luis Zubeldía)
Fábio; Samuel Xavier (Thiago Santos), Ignácio, Freytes e Renê; Nonato (Hércules), Martinelli e Lucho Acosta (Ganso); Soteldo (Keno), Serna (Lima) e Everaldo.

Fonte: Lance
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes