Em busca de ‘virar a chave’ sob o comando de Fernando Diniz em meio aos altos e baixos que atravessa neste segundo semestre do ano, o Vasco terá mais uma batalha pela frente no Brasileirão. A equipe enfrentará neste domingo (31) o Sport, pela 22ª rodada do campeonato, na Ilha do Retiro. O confronto terá início às 20h30.
O Vasco vem de duas partidas sem vencer. No último domingo, perdeu por 3 a 2 para o Corinthians no Brasileiro, enquanto na quarta-feira, empatou por 1 a 1 com o Botafogo pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O clube encara momento turbulento no Brasileiro e ocupa a 16ª posição, com 19 pontos, mesma quantidade do Vitória, que abre a zona de rebaixamento, mas fica à frente por conta dos critérios de desempate.
Último colocado do torneio, com 10 pontos, o Sport chega depois de perder por 3 a 0 para o Palmeiras. Para superar os cariocas, o Rubro-Negro precisa apresentar uma mudança de postura no ataque, já que tem o pior da competição, com 12 bolas nas redes.
VASCO
O zagueiro Robert Renan e o meia Matheus França, anunciados como reforços no início da semana, podem ser relacionados pela primeira vez. A dupla já está treinando com o restante do elenco e será avaliada pela comissão técnica antes da definição dos jogadores que viajarão para Recife.
O lateral-direito Puma Rodríguez tem grande chance de ganhar nova oportunidade no time titular. O uruguaio é cotado para substituir Paulo Henrique, que saiu com dores na coxa contra o Botafogo e provavelmente será preservado visando o jogo da volta do mata-mata nacional, que acontecerá no dia 11 de setembro, primeiro compromisso do clube após a paralisação da Data Fifa.
O volante Tchê Tchê, que também se recupera de uma lesão na coxa, é mais um que fica fora para evitar um problema físico maior de olho na sequência da temporada. O jovem Barros, elogiado por Diniz no clássico, deve seguir entre os onze iniciais ao lado de Jair.
“O Barros foi muito bem, tem um futuro brilhante pela frente. Em 2021, na minha primeira vez pelo Vasco, ele era do sub-17, da turma do Andrey Santos e do Marlon Gomes. Ele estava em uma lista que subiria para o time principal se eu continuasse. Quando teve a chance dele voltar, foi uma alegria, pois estava bem no América-MG. Ele está bem nos treinos e hoje jogou muito bem.”, disse o treinador sobre Barros.
A principal dúvida está no ataque, onde Vegetti, vice-artilheiro do Brasileirão com 11 gols, disputa a titularidade com David. Caso opte pela segunda opção, a comissão técnica planeja ter um ataque focado na velocidade, com o atleta acompanhado por Philippe Coutinho, Rayan e Nuno Moreira.
O volante Matheus Carvalho, com dores no joelho direito, e o meia Adson, que se recupera de uma cirurgia na tíbia direita, são desfalques confirmados.
SPORT
O Sport vive momento de recuperação sob o comando de Daniel Paulista perdeu um dos últimos seis jogos que disputou, mas venceu apenas um confronto no período. O time mira conseguir um resultado positivo contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento para levantar a moral do grupo visando os próximos compromissos pelo campeonato.
A comissão técnica conta com o retorno do atacante Derik Lacerda, que cumpriu suspensão na última rodada. Com o retorno do atleta, Pablo, que começou jogando diante do Palmeiras, deve ser opção no banco de reservas.
O meia Rodrigo Atencio, que ficou perto de deixar o Leão para acertar com um clube dos Emirados Árabes, país do Oriente Médio, será relacionado após a negociação entre as partes não avançarem. A tendência é que o argentino siga como opção para Daniel Paulista até o fim do Brasileirão.
O meia Lucas Lima, que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo contra o Palmeiras, não treinou nesta quinta-feira e é dúvida para o confronto. Com a possível ausência do camisa 10, Hyoran e Atencio surgem como os favoritos para ocuparem a vaga na equipe titular.
O lateral-esquerdo Igor Cariús, com uma lesão na panturrilha, o lateral-direito Hereda, em tratamento de um problema na região do púbis, e o volante Sérgio Oliveira, que se recupera de uma lesão ligamentar no tornozelo, são desfalques.
FICHA TÉCNICA
SPORT X VASCO
22ª RODADA CAMPEONATO BRASILEIRO
Data e horário: domingo, 31 de agosto de 2025, às 20h30 (horário de Brasília);
Local: Ilha do Retiro;
Onde assistir: Amazon Prime;
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
SPORT (Técnico: Daniel Paulista)
Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes, Kevyson; Rivera, Zé Lucas e Matheusinho; Léo Pereira, Derik Lacerda e Christian Barletta.
VASCO (Técnico: Fernando Diniz)
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Barros, Jair, Rayan, Coutinho e Nuno Moreira; Vegetti.