Sul-Americana 2025: veja análise do grupo D, do Grêmio

Tricolor está no Grupo D da competição ao lado de argentinos, peruanos e paraguaios

Futebol 18 de março de 2025 às 08h18
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A Conmebol sorteou na segunda-feira os grupos da Copa Sul-Americana 2025. Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória são os representantes do Brasil.

São seis jogos por equipe na fase de grupos, e times do mesmo país não podem ser enfrentar nesta fase. Os primeiros colocados avançam diretamente às oitavas de final. As equipes que ficarem em segundo lugar nas chaves vão disputar um mata-mata contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores. Os vencedores também vão às oitavas da Sul-Americana.

A fase de grupos começa no dia 1 de abril e termina no dia 29 de maio. Os playoffs entre os segundos colocados da Sul-Americana e os terceiros da Libertadores serão entre 16 de julho e 23 de julho.

Pode ser uma imagem de texto

A decisão está marcada para o dia 22 de novembro e será no disputada na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no estádio Ramón Tahuichi Aguilera.

GRUPO D: Grêmio, Godoy Cruz-ARG, Sportivo Luqueño-PAR e Atlético Grau-PER
O sorteio da Copa Sul-Americana na noite desta segunda-feira, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, definiu que o Grêmio estará no Grupo D, ao lado de Godoy Cruz-ARG, Sportivo Luqueño-PAR e Atlético Grau-PER.

A equipe estreia contra Sportivo Luqueño fora de casa. A data-base para o jogo é 2 de abril. No primeiro turno, o clube gaúcho encara em seguida o Atlético Grau, na Arena, e o Godoy Cruz, na Argentina. A tabela de datas e horários ainda será confirmada pela Conmebol. A fase de grupos se estende até 28 de maio.

— O Grêmio já enfrentou o Godoy Cruz pela Libertadores. Sabemos que não é fácil jogar lá. Os outros times não têm tanta tradição, mas se estão em uma competição como a Sul-Americana é porque alguma qualidade têm e vamos ter que nos preparar bem para enfrentá-los — analisou o presidente Alberto Guerra, que acompanhou o sorteio em Luque.

O Grêmio não escolhe adversários, não tem adversário fácil, mas do ponto de vista de logística ficou numa média boa, nem de altitude, nem muito perto como poderia ser com alguns adversários.
— Alberto Guerra, presidente do Grêmio

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

A Sul-Americana é uma das esperanças de título do Grêmio nesta temporada. A taça, se conquistada, seria inédita na história do clube. A final, com partida única, está prevista para 22 de novembro, no Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Na primeira fase, classificam-se direto para as oitavas de final somente os primeiros colocados de cada grupo. Os segundos ainda disputam a vaga na etapa eliminatória contra o os terceiros colocados da Libertadores. Nesse caso, os times da Sul-Americana decidem em casa.

Pode ser uma imagem de texto

Conheça os adversários do Grêmio
Godoy Cruz (Argentina)
O Godoy Cruz vem de uma temporada não mais que modesta. No ano passado, ficou na 15ª posição no Campeonato Argentino e não foi longe nas copas. O atual treinador, Esteban Solari, assumiu a equipe há cerca de um mês.

O Godoy Cruz está na sétima posição do Grupo B do Campeonato Argentino (Abertura), dentro da zona de classificação, com duas vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Time-base: Franco Petroli, Leonardo Jara (Tomas Rossi), Mateo Mendoza, Federico Rasmussen e Juan Meli; Gonzalo Abrego, Roberto Fernández e Bruno Leyes; Bastian Yáñez, Santino Andino e Luca Dupuy (Kevin Parzajuk). Técnico: Esteban Solari .

Retrospecto: Os times se enfrentaram nas oitavas de final da Libertadores de 2017, quando o Grêmio sagrou-se campeão. O Tricolor venceu por 1 a 0 na Argentina e 2 a 1 na Arena, em Porto Alegre.

Estádio: Estádio Feliciano Gambarte, em Godoy Cruz, na Argentina

Destaque: Gonzalo Abrego

Pode ser uma imagem de aquecedor de água e texto

Sportivo Luqueño (Paraguai)
O melhor desempenho da equipe em 2024 foi no Torneio Abertura, quando ficou na quarta posição, atrás de Libertad, Cerro Porteño e Olimpia. O treinador Gustavo Morínigo, que já treinou Coritiba, Ceará, Avaí e Remo no Brasil, foi anunciado em 3 de fevereiro. A equipe está na nona posição da Liga Paraguaia atual, com nove jogos, duas vitórias, três empates e quatro derrotas.

Time-base: Alfredo Aguilar, Rodi Ferreira, Pablo Aguilar, Alexis Villalba e Iván Torres; Ángel Benítez, Fernando Benítez, Wilson Ayala (Aldo Parra), Julio Báez e Elvio Vera; Marcelo Perez (Walter González). Técnico: Gustavo Morínigo

Retrospecto: As equipes nunca se enfrentaram.

Estádio: Estádio Feliciano Cáceres, em Luque, no Paraguai

Destaque: Elvio Vera

Pode ser uma imagem de texto

Atlético Grau (Peru)
Fundado em 1919, o clube disputou a sua primeira competição internacional somente em 2020, justamente a Sul-Americana. No ano passado, ficou na quinta posição da Liga Peruana. O treinador é o mais longevo do Grupo D: Ángel Comizzo está no comando do Atlético Grau desde 2023.

Em 2025, tem cinco jogos pela Liga Peruana, com duas vitórias, um empate e duas derrotas. Classificou-se na primeira fase da Sul-Americana nos pênaltis diante do Cusco FC .

Time-base: Patricio Álvarez, Jeremy Martin Rostaing, Rodrigo Tapia, Daniel Franco e Jose Bolivar; Diego Soto, Rafael Guarderas, Paulo de La Cruz, Rodrigo Vilca e Neri Bandiera; Tomás Saldoval. Técnico: Ángel Comizzo

Retrospecto: As equipes nunca se enfrentaram.

Estádio: Estádio Miguel Grau, em Piura, no Peru

Destaque: Neri Bandiera

Veja as datas da Copa Sul-Americana:
Fase de grupos: de 2 abril a 28 de maio
Playoffs: 16 de julho e 23 de julho
Oitavas de final: 13 de agosto e 20 de agosto
Quartas de final: 17 de setembro e 24 de setembro
Semifinal: 22 de outubro e 29 de outubro
Final: 22 de novembro

Pode ser uma imagem de texto

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes