Com um primeiro tempo avassalador, o Vasco carimbou seu passaporte para a repescagem da Copa Sul-Americana. Com três gols nos primeiros 45 minutos, o time de Fernando Diniz superou o Melgar-PER pelo placar de 3 a 0, nesta terça-feira, em São Januário, pela sexta rodada, e terminou em segundo lugar no Grupo G, com oito pontos.
Agora, o Vasco aguarda a definição dos terceiros colocados na Libertadores e, após sorteio na Conmebol, saberá seu adversário nos playoffs, para brigar por uma vaga nas oitavas de finais da Sul-Americana.
AVASSALADOR
O Vasco começou a partida da melhor maneira. Com dois minutos, Rayan tabelou com Coutinho e finalizou colocado para abrir o placar. O Melgar até tentou reagir, mas Léo Jardim voou no ângulo para evitar o empate. Com total domínio no confronto, o time de Fernando Diniz seguiu com passes envolventes e chegava com facilidade na área peruana.
Em uma das tramas ofensivas, Paulo Henrique inverteu para Piton, que cruzou rasteiro, a defesa do Melgar afastou parcialmente e Paulo Henrique apareceu para ampliar o marcador, aos 32. Novamente após o gol, o time peruano tentou surpreender e Léo Jardim fez outra grande defesa. O Vasco seguiu com a marcação alta até na reta final, Coutinho recuperou a bola, tocou para Tchê Tchê, que deu lindo passe para Vegetti bater na saída do goleiro e fazer o terceiro aos 42.
ADMINISTROU
O Vasco voltou com o freio de mão puxado para a segunda etapa. Sem aquele ímpeto ofensivo, viu o Melgar tomar conta dos minutos iniciais, rondando a área e abusando de cruzamentos e chutes da entrada área. O time até que se portou bem com pressão peruana, mas pecava na hora de armar os contra-ataques, com erros de passes na transição.
Vendo que a classificação estava encaminhada, Diniz passou a gerir o elenco, fazendo substituições de jogadores pouco utilizados por ele até então, casos de Alex Teixeira e Puma Rodríguez. Na reta final, embalado pela festa nas arquibancadas, trocou passes, no melhor estilo de Diniz, e administrou o resultado até o fim para carimbar a classificação.
AGENDA
O Vasco agora vira a chave para o Campeonato Brasileiro, onde busca sua reabilitação diante do Red Bull Bragantino, às 21h, em São Januário, pela 11ª rodada.
FICHA TÉCNICA
Vasco 3x0 Melgar (PER)
6ª rodada
27/05/2025
Horário:19:00
Árbitro:John Ospina (COL)
Assistentes:John Galego (COL) e Richard Ortiz (COL)
VAR:Kener Jimenez (COL)
Cartões Amarelos:
Vasco: Jair e Lucas Freitas
Melgar: Vivanco e Leonel González
GOLS:
Vasco: Rayan 02’/1T, Paulo Henrique 32’/1T e Vegetti 43’/1T
Público:15.971 torcedores
Renda:R$ 945.513,00
Estádio:São Januário
Rio de Janeiro (RJ)
Vasco
Léo Jardim;Paulo Henrique (Puma Rodríguez), João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton;Jair, Tchê Tchê (Mateus Carvalho) e Coutinho (Garré);Rayan (Alex Teixeira), Nuno Moreira (Adson) e Vegetti.
Técnico: Fernando Diniz
Melgar (PER)
Cáceda;Lazo (Arias), Barrios, Leonel González e Llontop (Cabanillas);Orzán, Tandazo, Cabrera e Tomás Martínez (Guzmán);Percy Liza e Gregorio Rodríguez (Vivanco)
Técnico: Wálter Ribonetto