O vereador Nildo Cardoso (PSL) apresentou à Câmara Municipal de Campos um Projeto de Lei visando reconhecer como essenciais mesmo em tempos de pandemia, o exercício do futebol amador e das escolinhas esportivas, assim que a cidade deixe a fase vermelha do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.
O texto inclui as seguintes atividades: jogos de futebol amador, torneios e campeonatos organizados pela Liga Campista de Desportos, por Organizações Independentes, ou de maneira autônoma pela sociedade organizada, treinamentos com atletas do esporte amador com a presença de comissão técnica, escolinhas de futebol e jogos de futebol de uma maneira geral praticados pelos cidadãos.
O parlamentar apontou para a geração de emprego e renda no município, como justificativa para que a iniciativa seja debatida e projetada visando uma nova fase do Plano de Retomada.
– O projeto busca que possamos discutir com responsabilidade esse assunto. São atividades que geram emprego e renda para as fábricas de uniformes e lojas de material esportivo, árbitros, além das escolinhas, que fazem um trabalho um social importante no município. Portanto, penso que assim que houver no município uma flexibilização e pudermos sair da fase vermelha, será necessário incluir nesse âmbito, essas práticas esportivas – disse Nildo em sessão na Casa de Leis nesta terça-feira (27), em citação sobre o projeto de sua autoria.
Atualmente Campos se encontra na fase vermelha – nível 5 – do Plano de Retomadas, porém já com algumas flexibilizações. Em decreto publicado no último dia 19, por exemplo, foi liberada pela Prefeitura, de forma gradual, a abertura de bares e restaurantes. Na semana anterior, o governo municipal já havia permitido, também com restrições, o funcionamento de shoppings, comércio em geral e academias.
Para Nildo, a realização de práticas esportivas coletivas pode seguir o mesmo caminho.
– A ideia é que sejam obedecidas sempre as regras de cada fase de enfrentamento à pandemia. Desta forma, na fase vermelha (em que o município se encontra atualmente) não teríamos competições. Flexibilizando à fase amarela, seriam permitidos jogos com a presença apenas de jogadores e comissão técnica, com os componentes do banco de reservas utilizando máscaras, álcool gel na entrada dos campos de futebol – explicou.
De acordo com o vereador, a proposta já foi encaminhada ao corpo jurídico da Câmara e deve ir à votação na próxima semana no plenário.
“Será prioridade que as atividades aconteçam em campos fechados, justamente para evitar o acesso do público em geral e prevenir aglomerações. Também estamos estudando propor ao município que os atletas tenham acesso à testagem da Covid-19, e que só os que fizerem possam participar de campeonatos”, concluiu.?