Vitória x Bahia: Ba-Vi encerra atual edição do Baiano

Arquirrvais medem forças no jogo que fecha o Estadual, com o Leão tentando segundo título seguido, já o Tricolor busca a 51ª conquista

Futebol 23 de março de 2025 às 07h21
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O Vitória precisa atingir marca história para conquistar o Campeonato Baiano 2025. Neste domingo (23), às 16h, o Leão enfrenta o Bahia na finalíssima do Estadual no Barradão mirando o bicampeonato, enquanto o Esquadrão pode até ser derrotado para se sagrar campeão.

No primeiro encontro, o Tricolor de Aço superou os rubro-negros por 2 a 0, o que os ter o privilégio de perder por um gol de diferença para ficar com a taça; rivais precisam vencer acima dos três tentos. No meio de semana, mesmo usando escalações alternativas, tanto Vitória quanto Bahia triunfaram, dando um ânimo a mais para a decisão.

Pode ser uma imagem de texto

LEÃO COM DÚVIDAS
Por precisar de um largo resultado positivo, o Vitória terá mudanças, principalmente no aspecto tático. A única ausência fica a cargo do volante Val Soares, se tratando de lesão na panturrilha da perna direita, ainda em fase de recuperação; tendência é de retorno apenas na estreia da Série A.

Na ida, Thiago Carpini acionou o Leão num sistema formado por três zagueiros, mas retorna à linha de quatro defensores. Além do técnico do Vitória demonstrar confiança para reverter um cenário negativo, os rubro-negros ganham a volta de Matheusinho, enquanto Willian Oliveira briga pela titularidade com Ricardo Ryller, tal como Ronald e Carlinhos, podendo formar o 4-4-2 em vez do 4-3-3 já habitual.

Pode ser uma imagem de texto

Thiago Carpini dúvidas Vitória
“Queremos muito esse jogo, queremos o Bahia aqui, estamos esperando por ele. Futebol mostra que é possível o tempo todo, já passamos por isso. Sabemos que enfrentamos uma equipe de maior investimento, com bom treinador, mas no clássico muita coisa fica igual. Acho que o erro do Bahia foi não ter matado o terceiro gol quando perderam o pênalti. Jogo será bom”, afirmou Carpini.

ESQUADRÃO DESFALCADO
Ainda que tenha possibilidade de sair derrotado e mesmo assim ficar com a taça, o Bahia chega com o que tem de melhor para enfrentar o Vitória. Não há nenhum desfalque para o duelo por ordem médica, pois a situação de Ademir não foi atualizada previamente pelo clube, nem disciplinar.

Pode ser uma imagem de aquecedor de água e texto

As duas únicas ausências serão por força maior: o lateral-direito Santi Arias e o atacante Lucho Rodríguez foram convocados às seleções da Colômbia e do Uruguai, respectivamente, para a Data Fifa. Assim, Gilberto é quem ganha a vaga na lateral e Willian José vive a expectativa de formar dupla de ataque, diante do Vitória, junto a Erick Pulga, conforme explicou Rogério Ceni após o triunfo sobre o CSA.

“Acredito que o Ademir vai estar disponível para a final, daí vamos analisar o que vamos fazer. Usamos o Willian (José) porque ele precisa de ritmo. Joga fácil, não de ataque ao espaço, mas de muita bola no pé. Ele segurou muitas bolas na frente para dar tempo de o time sair de trás”, projetou Ceni.

Pode ser uma imagem de texto

Fonte: Futebol Interior
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes