A Prefeitura de Campos, por meio do projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, oferece gratuitamente à população aulas de Tae Bo, na Vila Olímpica do Parque Guarus, às terças e quintas-feiras, às 16h. A atividade física, que combina ginástica aeróbica com movimentos de artes marciais, tem como objetivo incentivar a prática de atividade física, desenvolver habilidades, coordenação motora, agilidade, trabalhar reflexos e a autoconfiança dos participantes, como explica a professora Francielle Silva de Souza, de 41 anos.
“No Tae Bo, além dos movimentos de lutas somados aos movimentos funcionais, realizamos movimentos que trabalham a flexibilidade e movimentos cardiorespiratórios, que trabalham tanto a circulação, como o condicionamento físico dos alunos. Existe um pouco de impacto, mas nada que impeça ninguém de fazer, é hábito para qualquer idade”, explicou Francielle.
Outro benefício proporcionado pela atividade, segundo a professora, é a perda de peso. Como é o caso da aluna Angélica Oliveira dos Santos, de 54 anos, que ao longo dos quatro anos que faz parte do projeto, já eliminou mais de 50 kg com as rotinas de treinos. “Quando eu entrei aqui eu estava com 146 quilos, todo mundo dizia que eu ia desistir, e eu não desisti. Estou aqui até hoje, e perdi 54 kg fazendo atividade física. As aulas me motivaram muito e hoje em dia eu tenho outra qualidade de vida, mudei minha rotina, meu jeito de me alimentar, enfim, para mim, foi ótimo”, concluiu.
A atividade física tem influência significativa para a saúde e está diretamente relacionada à qualidade de vida. Esta melhora também foi percebida pela operadora de caixa Magna Maria Guilherme de Souza, de 40 anos, que em apenas seis meses de aulas já nota mudanças e melhorias na saúde.