Colégio Polivalente recebe Festival de Capoeira ACMC-2025

Doze grupos de capoeira se reuniram no Colégio Polivalente Anísio Teixeira

Lutas 13 de setembro de 2025 às 20h21
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

A educação e o esporte foram a combinação perfeita deste sábado (13) durante o Festival de Capoeira ACMC-2025, no espaço do Colégio Municipalizado Polivalente Anísio Teixeira ( Costa do Sol). Desde 2008, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil, a prática atraiu macaenses e visitantes e se destacou em função da inclusão e dos movimentos rápidos, precisos, com gingado, foco, além da cadência da musicalidade ao vivo. A programação, que foi organizada pela Associação Cultural Mundo da Capoeira contou com o apoio da Prefeitura de Macaé e reuniu integrantes de 12 grupos representantes de cidades como Macaé, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

 O evento recebeu diversos praticantes, seus familiares e mestres que foram celebrar a cerimônia de graduação .Unidos pelo gosto à capoeira eles também fotografaram e saudaram a troca de cordas de alguns participantes e os primeiros passos de iniciantes. Entre eles estava Theo Santuchi. De apenas dois anos, o menino entrou na roda de capoeira e fez questão de estar atento à prática. “ Quero ser mestre”, contou.

O encontro teve o objetivo de buscar valorizar a capoeira como patrimônio e instrumento de resistência, educação e identidade. De acordo com o organizador Gerônimo Santuchi , mestre da Kib da Associação Cultural Mundo da Capoeira, a programação foi bastante positiva. “ Agradecemos o apoio que recebemos.Nosso Festival também promoveu a troca de saberes entre mestres, educadores e a comunidade, criando espaço harmonia aprendizado coletivo”, salientou .

Macaé-Vale lembrar, que no mês de agosto foi promovido o Encontro da Resistência no Morro de Santana.Na ocasião, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, também destacou o reconhecimento do Dia da Capoeira, cuja data alusiva é neste domingo (3 de agosto). O evento contou com homenagens às referências da capoeira de Macaé.

O Prefeito Welberth Rezende sancionou a Lei 5.230/2024, estabelecendo que a data passe a fazer parte do calendário oficial do município. A Lei é considerada um marco importante na valorização e reconhecimento profissional dessa atividade ancestral e essencial para a identidade cultural afro-brasileira.

Mundo- Mistura de dança e arte marcial, símbolo de resistência dos escravos, a roda de capoeira foi reconhecida, nesta semana, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Hoje, essa manifestação cultural afro-brasileira conquistou o mundo. É praticada em mais de 160 países, e por pessoas de todas as idades.

Fonte: PMM
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes