O tatame vai ferver em Quissamã no próximo domingo (16), a partir de 9h. O Ginásio Poliesportivo será palco do 1º Desafio X1 de Jiu-Jitsu, evento que promete reunir grandes nomes da arte suave de diversas cidades da região, como Campos, Macaé, Carapebus, Cabo Frio e Quissamã. A competição é organizada pelo professor Cirilo, com apoio da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.
Até o momento, mais de 15 equipes estão confirmadas, com destaque para a participação inclusiva de atletas autistas e cadeirantes. O evento também terá festival infantil para crianças menores de 8 anos, lutas femininas e categorias master acima de 30, 40 e 50 anos e ainda GP Super Absoluto de Faixas Azul, Roxa, Marrom, Preta. As disputas serão conduzidas por árbitros federados.
A premiação por equipes será de R$ 500 e troféu para o primeiro lugar, R$ 250 e troféu para o segundo e troféu para o terceiro colocado. O ranking será definido pela pontuação total de vitórias, com 5 pontos por campeão X1 e 10 pontos por campeão absoluto.
Segundo o professor Roberto Cirilo, organizador do torneio, o objetivo é fortalecer o esporte e incentivar novos talentos. As inscrições já foram encerradas e nos próximos dias serão publicados os confrontos na página do evento. Clique Aqui (https://www.instagram.com/quissamajiujitsu/)
“O X1 é um formato dinâmico e empolgante, que valoriza o confronto direto entre dois atletas. É uma forma de promover o Jiu-Jitsu como ferramenta de disciplina, inclusão e superação. Estamos muito felizes com o apoio da Prefeitura, será um evento para toda a família”, destacou Cirilo.
A secretária de Esporte e Juventude, Isis das Chagas, ressaltou a importância do evento no calendário esportivo do município.
“Quissamã tem sido palco de grandes eventos esportivos, e o X1 de Jiu-Jitsu vem para reforçar o compromisso com a diversidade de modalidades e com a inclusão. Apoiar iniciativas como essa é investir em qualidade de vida, socialização e oportunidades para nossos atletas”, afirmou Isis.
O X1 de Jiu-Jitsu é um formato de competição de lutas casadas (um contra um), que vem ganhando popularidade no Brasil por seu caráter mais direto e desafiador, diferente dos torneios tradicionais com chaves e múltiplas categorias.