Lista dos atletas brasileiros classificados para a Olimpíada de Tóquio 2020
Atletismo (26 atletas)
Os índices adotados para as provas de atletismo são os mesmos estabelecidos pela IAAF, a federação internacional. Para a maioria das provas, o prazo fixado para que os atletas obtenham os índices é de 2 de maio de 2019 a 29 de junho de 2020. Brasileiros já classificados:
Masculino
Paulo André garantiu índice para os Jogos Olímpicos nos 100m rasos (Wagner Carmo/CBAt)
Revezamento 4x100m masculino
Revezamento 4x400m misto
Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros) – 100 m – 10.04 (0.9) – Vai competir também no 4x100m masculino
Aldemir Gomes Junior (Pinheiros) – 200 m – 20.17 (0.9)
Gabriel Constantino (Pinheiros) – 110 m com barreiras – 13.18 (0.8)
Eduardo de Deus (Orcampi) – 110 m com barreiras – 13.30 (0.7)
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) – 400 m com barreiras – 48.28
Marcio Telles (Orcampi) – 400 m com barreiras – 48.60
Thiago Braz (Pinheiros) – salto com vara – 5,92 m
Augusto Dutra (Pinheiros) – salto com vara – 5,80 m
Alexsandro Melo (Orcampi) – salto triplo – 17,20 m
Almir Cunha dos Santos (Sogipa) – salto triplo – 17.15 (1.0)
Darlan Romani (Pinheiros) – arremesso do peso – 22,61 m
Daniel Chaves (ASA São Bernardo) – maratona – 2:11:10
Paulo Roberto de Almeida Paula – maratona – 2h10min08s
Caio Bonfim (CASO) – 20 km marcha atlética – 1:18:47
Felipe dos Santos – decatlo – 8.364 pontos
Samory Uiki – salto em distância – 8m23
Matheus Gabriel de Liz Correa – marcha atlética – 1:20:49.13
Feminino
Vitória Rosa (Pinheiros) – 200 m rasos – 22.72 (0.4)
Erica Rocha de Sena (Orcampi) – 20 km marcha atlética – 1:27:37
Andressa Oliveira de Moraes (Pinheiros) – lançamento do disco – 65,34 m
Fernanda Borges – lançamento do disco – 64,21 m
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Campeã mundial e dos Jogos Pan-Americanos em 2019, Beatriz Ferreira é o grande nome do Brasil (Jonne Roriz/COB)
Com o cancelamento do Pré-Olímpicos das Américas por causa da pandemia, o Brasil ficou com sete vagas pelo ranking: Wanderson Oliveira (63 kg), Keno Machado(81 kg), Abner Teixeira (91 kg) e Hebert Conceição (75 kg) Grazieli de Jesus (51 kg), Jucielen Romeu (57 kg) e Beatriz Ferreira (60 kg).
Ana Sátila vai disputar duas provas na Olimpíada de Tóquio (Jonne Roriz/COB)
Ana Sátila – C1 e K1 feminino
Pedro Henrique Gonçalves – K1 masculino
Isaquias Queiroz e Erlon de Souza serão esperança de medalha em Tóquio (Divulgação)
Com a medalha de bronze conquistada no Mundial no C2 100m, os brasileiros Isaquias Queiroz e Erlon de Souza carimbaram o passaporte para Tóquio e estão classificados para tentar ganhar uma medalha olímpica mais uma vez.
O Brasil também assegurou classificação no K1 1000 m depois da realocação de vagas feita pela Federação Internacional (ICF) após o cancelamento do Pré-Olímpico das Américas de canoagem velocidade. A vaga pertence ao país e o atleta ainda não foi definida, mas a tendência é a de que Vágner Souta seja o escolhido.
Esgrima (2 atletas)
A campeã mundial Nathalie Moellhausen vai representar o Brasil em Tóquio (Reprodução)
Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, Nathalie Moellhausen revelou que já está oficialmente classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a vaga só foi oficializada depois da participação da atleta na Copa do Mundo de espada.
Quem também garantiu presença em Tóquio foi Guilherme Toldo, que se classificou matematicamente pelo desempenho que teve no Grand Prix de florete em Doha, no Qatar.
Marta vai liderar o Brasil em mais uma Olimpíada (Créditos: A2M/CBF)
A Seleção Brasileira de futebol feminino garantiu a classificação com a conquista do hexacampeonato da Copa América, em abril de 2018. Para chegar ao título, o Brasil venceu todas as sete partidas que disputou, marcou 31 gols e só sofreu dois na competição que foi disputada no Chile.
Seleção masculina vai tentar o bicampeonato em Tóquio (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
A seleção brasileira de futebol masculino se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio com o vice-campeonato do Torneio Pré-Olímpico, disputado entre janeiro e fevereiro de 2020. A equipe comandada por André Jardim terminou a competição invicta com seis vitórias e dois empates. Na última rodada, os brasileiros carimbaram a faixa da campeã Argentina com uma vitória por 3 a 0.
Flávia Saraiva vai disputar em Tóquio a segunda Olimpíada de sua carreira
(Ricardo Bufolin/CBG)
Flávia Saraiva – feminino
Equipe masculina (4 atletas)
Brasil, de Duda Amorim, se classificou com o título dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)
A Seleção Brasileira de handebol feminino se classificou para a Olimpíada de Tóquio com a conquista do hexacampeonato dos Jogos Pan-Americanos. A medalha de ouro veio com autoridade com uma vitória das brasileiras por 30 a 21 sobre a Argentina.
Handebol masculino (14 atletas)
(Stefan Ivanovi?/RSCG)
A seleção brasileira de handebol masculino se classificou para os Jogos de Tóquio ao ficar em segundo lugar no Pré-Olímpico disputado em Montenegro. O Brasil perdeu na estreia para a Noruega, mas venceu a Coreia do Sul e depois o Chile para ficar com a vaga.
Brasil só terá um atleta no hipismo adestramento na Olimpíada de Tóquio
O Brasil conquistou a vaga por equipes no adestramento ao terminar com a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, mas as três vagas da equipe precisavam ser confirmadas no segundo semestre de 2019.
Para isso, ao menos três atletas precisavam alcançar um índice mínimo de 66% na pontuação em competições no segundo semestre. Neste período, somente dois atletas brasileiros (João Victor Oliva e Leandro Lima) atingiram a marca. Desta forma, o Brasil contará apenas com um cavaleiro classificado para disputar a competição individual do adestramento em Tóquio.
Prata nos Jogos Pan-Americanos classificou a equipe do CCE para Tóquio
(Jose Sotomayor / Lima 2019)
A conquista das três vagas no Conjunto Completo de Equitação veio com a medalha de prata por equipes nos Jogos Pan-Americanos
Brasil tem tradição no hipismo saltos em Jogos Olímpicos
A medalha de ouro por equipes nos Jogos Pan-Americanos fez com que três atletas brasileiros fossem classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Ana Marcela Cunha se classificou para a Olimpíada de Tóquio com quinto lugar no Mundial (Divulgação)
Ana Marcela Cunha conseguiu a classificação para a Olimpíada de Tóquio ao terminar em quinto lugar na prova de 10km da maratona aquática no Mundial de Esportes Aquáticos
Bruno Fratus conseguiu índice nos 50 m livre (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)
Com os resultados obtidos no Mundial de Esportes Aquáticos, 12 nadadores brasileiros estão classificados para a Olimpíada de Tóquio nos revezamentos: 4x100m livre masculino (4 atletas), 4x200m livre masculino (4 atletas) e 4x100m medley maculino (4 atletas).
Bruno Fratus – 50 m livre
Guilherme Costa – 400 m livre, 800 m livre e 1500m livre
Felipe Lima – 100 m peito e revezamento 4 x 100 m medley
Fernando Scheffer – 200 m livre e revezamento 4 x 200 m livre
Breno Correia – 200 m livre, revezamento 4 x 200 m livre e revezamento 4 x 100 m livre
Murilo Sartori – 200 m livre e revezamento 4 x 200 m livre
Luiz Altamir – revezamento 4 x 200 m livre
Guilherme Basseto – 100 m costas e revezamento 4 x 100 m medley
Guilherme Guido – 100 m costas
Leonardo de Deus – 200 m borboleta
Beatriz Dizotti – 1500 m
Betina Lorscheitter – 1500 m (Está com a vaga porque Ana Marcela Cunha abriu mão, mas só vai ter a confirmação 100% oficial caso Viviane Jungblut não consiga ultrapassar o tempo dela na tomada de tempo que irá fazer em 12 de junho)
Gabriel Santos – 100 m livre, revezamento 4 x 100 m e revezamento 4 x 100 m medley
Pedro Spajari – 100 m e revezamento 4 x 100 m
Marcelo Chierighini – revezamento 4 x 100 m
Caio Pumputis – 200 m medley
Vinícius Lanza – 200 m medley
Matheus Gonche – 100 m borboleta e revezamento 4 x 100 m medley
Maria Ieda Guimarães se classificou para a Olimpíada ao ficar em quarto lugar no pentatlo moderno feminino dos Jogos Pan-Americanos
dilvulgação
Lucas Verthein garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos ao vencer o Single Skiff masculino na Regata Continental de Qualificação Olímpica do remo, disputada em março de 2021 no Rio de Janeiro.
Brasil venceu o Pré-Olímpico sul-americano para se classificar para a Olimpíada de Tóquio
(João Neto/Fotojump)
A Seleção Brasileira de rugby sevens feminino conquistou a classificação para a disputa da Olimpíada de Tóquio 2020 ao conquistar o título do Pré-Olímpico sul-americano, disputado em Lima, no Peru, em junho de 2019.
Luana Lira garantiu a vaga através da Copa do Mundo de 2021 no Japão que serviu como Pré-Olímpico Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br
Luana Lira, Kawan Pereira, Isaac Souza, e Ingrid Oliveira conquistaram vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio no trampolim 3m feminino e na plataforma de 10m, feminina e masculina através do Pré-Olímpico realizado no Japão em 2021.
Atual campeão mundial, Ítalo Ferreira estará em Tóquio (WSL/Cestari SOCIAL)
Os brasileiros Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima são os atletas classificados no surfe para a Olimpíada de Tóquio. As vagas foram conquistadas no Mundial de 2019.
Taekwondo (3 atletas)
Edival Pontes, Ícaro Miguel e Milena Titoneli estarão na Olimpíada de Tóquio
O Brasil conseguiu três vagas no Pré-Olímpico de taekwondo, disputado em San José, na Costa Rica. Edival Pontes, o Netinho, Ícaro Miguel e Milena Titoneli são os atletas classificados para representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio.
João Menezes conseguiu a vaga nos Jogos Pan-Americanos (Luiz Candido/CBT)
João Menezes conseguiu a vaga para representar o Brasil no torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Tóquio ao ganhar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Mas, para assegurar 100% sua vaga, o tenista precisa se manter entre os 300 melhores do ranking mundial.
Número 7 do mundo, Hugo Calderano é o principal nome do Brasil (ITTF)
A suada vitória de Hugo Calderano na final do torneio individual de tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos assegurou ao brasileiro a vaga para a Olimpíada de Tóquio. Além disso, as equipes feminina e masculina se classificaram ao vencer o Pré-Olímpico Latino-Americano. Ao todo, seis brasileiros estão classificados na modalidade.
Marcus D’Almeida vai disputar sua segunda Olimpíada (Reprodução/Instagram)
Marcus D’Almeida fez história nos Jogos Pan-Americanos ao ganhar a primeira prata do Brasil na modalidade. De quebra, carimbou o passaporte para Tóquio.
Já Ane Marcelle dos Santos se classificou em Pré-Olímpico disputado em março de 2021 e realizado em paralelo com o Campeonato Pan-Americano da modalidade, em Monterrey, no México. Ela ficou com uma das três vagas disponíveis na competição.
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio-2016, Felipe Wu garantiu a classificação para Tóquio com o quarto lugar na Copa do Mundo de tiro esportivo realizada em Nova Déli, na Índia. O resultado fez o atirador subir no ranking mundial e carimbar o passaporte para Tóquio.
Martine e Kahena vão atrás do bi olímpico (Foto: © Pedro Martinez / Sailing Energy)
Finn (1 atleta) – Jorge Zarif conquistou a vaga para a disputa da Olimpíada de Tóquio no Campeonato Europeu de vela, disputado em maio de 2019.
49er FX (2 atletas) – As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze garantiram a vaga para o Brasil durante o Mundial de vela, disputado em Aarhus, na Dinamarca, em agosto de 2018.
Laser (1 atleta) – João Pedro Oliveira classificou o Brasil para a Olimpíada de Tóquio ao ficar em 19º. lugar no Mundial de vela, disputado em Aarhus, na Dinamarca, em agosto de 2018, mas quem ficou com a vaga foi Robert Scheidt, que carimbou o passaporte para Tóquio, em fevereiro de 2020, no Mundial de laser.
Nacra 17 (2 atletas) – Samuel Albercht e Gabriela Nicolino garantiram vaga para o Brasil durante o Mundial de vela em Aarhus, na Dinamarca, ao se classificar em quinto lugar para a regata da medalha.
470 feminina (2 vagas) – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan conseguiram a vaga para o Brasil no Mundial da classe em agosto de 2019
470 masculina – – Henrique Haddad/Bruno Benthlem – 470 masculino (2)
49er masculina (2 vagas) – Marco Grael e Gabriel Borges conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos e classificaram o Brasil para Tóquio
RS:X (1 vaga) – Patrícia Freitas
É importante lembrar que a vaga olímpica na vela pertence ao país e não ao atleta. A Confederação Brasileira irá estabelecer o critério para definir o nome dos atletas brasileiros que irão representar o país na Olimpíada de Tóquio 2020.
(Divulgação/FIVB)
O Brasil carimbou o passaporte para ir a Tóquio ao vencer Camarões, República Domincana e Azerbaijão no Pré-Olímpico.
FIVB
Foi suado! No Pré-Olímpico masculino, o Brasil só conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos depois de uma batalha contra a Bulgária. A equipe estava perdendo por 2 a 0 para os búlgaros, mas conseguiu a virada e venceu por 3 a 2.
Divulgação/FIVB
Brasileiros classificados:
Feminino: Agatha/Duda e Ana Patrícia/Rebecca
Masculino: Bruno Schmidt/Evandro e Alison/Álvaro Filho
Eduard Soghomonyan garantiu a classificação para a Olimpíada de Tóquio na luta greco-romana na seletiva disputada no Canadá em março. No mesmo torneio, Aline Silva e Laís Nunes se classificaram no wrestling feminino.