Conheça as 48 modalidades das Olimpíadas de Paris 2024

Programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024

Outros Esportes 20 de julho de 2024 às 07h37
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Ao todo, são 48 modalidades e 32 esportes nos Jogos Paris 2024. Na lista abaixo você consegue acessar conteúdos do Impulsiona que ajudam a ensinar diferentes atividades para os alunos.

Modalidades Olímpicas: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, boxe, breaking, canoagem de velocidade, canoagem slalom, ciclismo BMX freestyle, ciclismo BMX racing, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, ciclismo mountain bike, escalada, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, golfe, handebol, hipismo, hóquei sobre grama, judô, levantamento de peso, luta, maratona aquática, nado artístico, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, rugby sevens, saltos ornamentais, skate, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.

Pode ser uma imagem de texto

Programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024

 Atletismo (48)
100 m        
200 m    
400 m
800 m
1500 m
5000 m
10000 m
110 m com barreiras
400 m com barreiras
3000 m com obstáculos
Revezamento 4x100 m
Revezamento 4x400 m
Maratona
20 km marcha atlética
Salto em altura    
Salto com vara
Salto em distância
Salto triplo
Arremesso de peso
Lançamento de disco
Lançamento de martelo
Lançamento de dardo
Decatlo

 Badminton (5)

 Basquetebol
Basquetebol (2)
Basquetebol 3×3 (2)

 Boxe (13)
 Breaking (2)

 Canoagem
Slalom (6)
Velocidade (10)

 Ciclismo
BMX (4)
Mountain bike (2)
Estrada (4)
Pista (12)

 Escalada esportiva (4)
 Esgrima (12)
 Futebol (2)

 Ginástica
Artística (14)
Rítmica (2)
Trampolim (2)
 Golfe (2)
 Halterofilismo (10)
 Handebol (2)

 Hipismo
Adestramento (2)
CCE (2)
Saltos (2)

 Hóquei sobre a grama (2)
 Judô (15)

 Lutas
Livre (12)
Greco-Romana (6)

 Maratona aquática (2)
 Natação (35)
 Natação artística (2)
 Pentatlo moderno (2)
 Polo aquático (2)
 Remo (14)
 Rugby sevens (2)
 Saltos ornamentais (8)
 Surfe (2)
 Skate (4)
 Tiro (15)
 Tiro com arco (5)
 Taekwondo (8)
 Tênis (5)
 Tênis de mesa (5)
 Triatlo (3)
 Vela (10)
 Voleibol (2)
 Voleibol de praia (2)

Pode ser uma imagem de aquecedor de água e texto

Modalidades Paralímpicas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para cegos, goalball, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado.

Novos esportes
O breaking e a canoagem slalom extremo chegam para integrar o quadro de modalidades dos Jogos de Paris 2024.

O breaking ou breakdance é nasceu nos anos 70 nas periferias dos Estados Unidos. Os participantes se enfrentam improvisando para criar uma coreografia no ritmo da batida de uma música escolhida pelo DJ. As disputas são individuais e duram no máximo 60 segundos. Em Paris 2024, a modalidade será dividida em masculino e feminino, com 16 dançarinos participando.

Pode ser uma imagem de texto

A canoagem slalom tradicional já faz parte dos Jogos há 30 anos. Esse ano a novidade será o caiaque extremo: quatro barcos disputam para tentar concluir um trajeto primeiro. A competição será dividida em masculino e feminino.

Equidade de gênero
Paris 2024 entra para a história ao equilibrar o número de atletas masculinos e femininos pela primeira vez. Para além da representação da mulher na logo, com a figura de “Marianne”, a competição foi planejada para fomentar a igualdade de gênero. Das 32 modalidades esportivas, 28 incluirão homens e mulheres. Mais da metade das provas terá participação feminina, totalizando 152 competições para mulheres, 157 para homens e 20 mistas.

Pode ser uma imagem de texto

Vila dos atletas
A vila mais ecológica de todos os tempos vai receber cerca de 14 mil atletas nos Jogos Olímpicos e 8 mil nos jogos Paralímpicos. Localizada às margens do rio Sena, o lugar de 300 mil metros quadrados foi projetado para virar um bairro após o fim da competição.

São 82 prédios, 3 mil apartamentos, 7.200 quartos e muita sustentabilidade. Por exemplo, ar condicionado? Nem pensar! Apesar de temperaturas que podem passar dos 40 graus no verão europeu, a ideia é economizar energia elétrica e reduzir a emissão de carbono. As alternativas para isso são fachadas que não recebem muito sol na estação e um sistema de águas subterrâneas naturalmente frias para ajudar a diminuir o calor.

Pode ser uma imagem de texto

O Brasil nos Jogos
A equidade de gênero também está presente no Time Brasil. Pela primeira vez o número de mulheres será maior do que o de homens na nossa delegação. Ao todo são cerca de 190 atletas que representarão o país nos Jogos.

Um estudo feito pela consultoria americana Nielsen prevê o Brasil em 14º no quadro de medalhas, caindo duas posições em comparação à última edição, em Tóquio.  A estimativa é que a nossa delegação conquiste nove medalhas de ouro e 18 pódios no total. Nomes como Gabriel Medina (surfe), Rebeca Andrade (ginástica), Rayssa Leal (skate) e Mayra Aguiar (judô) são fortes candidatos para conquistar medalhas em Paris.

Após uma pausa nos Jogos de Tóquio devido à pandemia de coronavírus, o Comitê Olímpico Brasileiro retorna com iniciativas significativas. O programa “Vivência Olímpica” permitirá que jovens atletas que não foram convocados para a competição acompanhem de perto o evento, viajando com a delegação. Este ano, 12 jovens terão a oportunidade de vivenciar os Jogos em Paris.

Pode ser uma imagem de texto

Além disso, o COB introduz uma nova iniciativa nesta edição: o programa de embaixadores. Seis medalhistas olímpicos, incluindo nomes como Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Janeth Arcain (basquete) e Virna (vôlei), acompanharão a delegação brasileira. Sua presença visa não só apoiar os atletas do Brasil, mas também motivá-los durante a competição.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes