Oficialmente reconhecida como a capital do voo livre no estado do Rio de Janeiro, Campos recebeu um grupo de 12 franceses, que estiveram na tarde desta terça-feira (15), no Morro do Itaoca. O presidente do Clube de Voo Livre de Campos, Augusto Cesar Macedo, disse que o morro está rota dos amantes do esporte.
Segundo Macedo, os franceses aprovaram a rampa. “Eles acharam sensacional o local e prometeram retornar. Daqui, seguem para o Espírito Santo, nas cidades de Castelo e Alfredo Chaves, que também tem base para a prática do voo livre”.
Em dezembro de 2021, o prefeito Wladimir Garotinho assinou convênio com o Clube de Voo Livre de Campos, que permitiu por regime de comodato, a utilização do prédio da prefeitura para funcionamento da base de voos de parapente e asa delta.
O local possui duas rampas de decolagem. O pico fica a 414 m de altitude e foi escolhido por conter excelentes térmicas, fortes e lisas, e atrair aventureiros de diferentes partes do país. “Há um aumento crescente de novos pilotos na prática do esporte. Em nossa cidade, não é diferente. Somos a capital do voo livre no Estado. Estamos trabalhando para que em breve, possamos nos tornar referência em campeonatos”.