NFL: Chargers surpreendem e derrotam Chiefs em São Paulo

Com brilho de Justin Herbert e Quentin Johnston, equipe de Los Angeles supera favoritos Kansas City Chiefs por 27 a 21 na Neo Química Arena

Outros Esportes 06 de setembro de 2025 às 08h24
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

O Los Angeles Chargers venceu o segundo jogo da NFL realizado em território brasileiro. Mesmo sem o favoritismo e com a maioria da torcida contra, a equipe contou com o brilho de Justin Herbert e de Quentin Johnston e derrotou o Kansas City Chiefs por 27 a 21, na noite desta sexta-feira (5), na Neo Química Arena, em São Paulo.

Antes da partida começar, a cantora Ana Castela emocionou o público brasileiro a cantar o hino nacional - com direito ao toque de um berrante no início da melodia. Kamasi Washington foi o responsável pelo hino americano. Antes do kickoff, ainda houve um mosaico escrito "O País do Football".

Vencedor de três dos últimos seis Super Bowl, os Chiefs eram os favoritos para o confronto divisional em São Paulo. Contando com a superestrela Patrick Mahomes, a equipe foi vice-campeã da última temporada, ao perder para o Philadelphia Eagles no Super Bowl LIX. Entretanto, a vitória ficou com os Chargers, que buscam seu primeiro título na liga.

Em campo, os Chargers foram superiores na maior parte do jogo. A equipe conseguiu um touchdown logo em sua primeira campanha e permaneceu na frente do placar até o final da partida. Mahomes até encontrou grandes jogadas no segundo período - com direito a uma big play sob pressão -, mas não foi o suficiente para conseguir a virada.

Após a derrota, os Chiefs voltam a jogar no domingo da próxima semana, 14 de setembro, às 17h25 (horário de Brasília), contra os Eagles, no Arrowhead Stadium, em uma reedição da final da última temporada. Já os Chargers enfrentarão o Las Vegas Raiders em 15 de setembro, às 23h (horário de Brasília).

Ótimo começo dos Chargers
O Kansas City Chiefs teve a primeira posse de bola do jogo, mas não obteve avanços em seu primeiro drive. Se Mahomes não foi bem, Justin Herbert teve sucesso em sua campanha inicial. Com uma big play logo de cara, os Chargers chegaram na linha de 10 jardas em pouco tempo e, após uma terceira descida curta, o quarterback acionou Quentin Johnston na endonze, anotando o primeiro touchdown da partida.

O ataque dos Chiefs seguiu em pane nas jogadas seguintes, e obteve um único first down no período inicial - de forma terrestre, com Mahomes correndo com a bola. A equipe chegou até a linha de 43 jardas, mas não avançou além. Os Chargers conseguiram um bom drive e, no início do segundo quarto, Cam Dicker acertou um field goal de 39 jardas para ampliar o marcador para 10 a 0.

Os Chiefs conseguiram sua primeira campanha longa no início do segundo quarto. Variando as chamadas, a equipe chegou na linha de 10 jardas. Em sua terceira tentativa para o gol, porém, Mahomes foi sacado e Kansas City teve que se contentar com o field goal - conversão de 33 jardas de Harrison Butker para diminuir o placar.

Logo no drive seguinte, os Chargers utilizaram bem o relógio e voltaram a chegar na red zone. Cameron Dicker converteu um field goal - agora de 36 jardas - e anotou mais três pontos. Os Chiefs receberam a posse de bola com 40 segundos no relógio e Mahomes achou um belo passe para Tyquan Thornton na linha de 33 jardas do campo ofensivo.

Apesar da boa posição, os Chiefs cometeram duas faltas e perderam 10 jardas. Restando 17 segundos, estavam na linha de 43 jardas. Sem grandes avanços e com o cronômetro em andamento, Harrison Butker entrou correndo no gramado e chutou um field goal de 59 jardas, convertido com sucesso. O placar do intervalo foi de 13 a 6 para os Chargers.

Segundo tempo movimentado
Em desvantagem, os Chiefs voltaram com força para o segundo tempo. Patrick Mahomes explorou o jogo terrestre e avançou no campo ofensivo. Após Travis Kelce receber um soco do defensor Teair Tart, os Chiefs avançaram a linha de 10 jardas. Mahomes disparou com a bola e conseguiu seu primeiro touchdown da temporada. Butker desperdiçou o extra point e o jogo ficou 13 a 12 para os Chargers.

A diferença curta ficou no placar por pouco tempo. Logo no drive seguinte, Herbert controlou bem o tempo, conseguiu avançar bem pelo campo e, faltando 30 segundos para o fim do terceiro período, encontrou Keenan Allen na end zone e anotou mais um touchdown. Com o extra point de Cam Dicker, os Chargers abriram 20 a 12.

O duelo ficou aberto para o último período. Mahomes voltou a fazer uma big play, mais uma vez explorando o jogo terrestre e conseguiu mais um touchdown rápido ao encontrar Travis Kelce na endzone. Os Chiefs tentaram dois pontos extras para empatar o duelo, mas desperdiçaram a oportunidade.

Com o placar em 20 a 12 e restando menos da metade do tempo para o fim do período, os Chargers tiveram tranquilidade para fazer sua campanha seguinte. Justin Herbert voltou a brilhar e mais uma vez encontrou Quentin Johnston na endonze, marcou um touchdown e abriu duas posses de bola de frente, em 27 a 18.

Final emocionante
O jogo parecia se encaminhar para uma vitória controlada dos Chargers, principalmente porque a campanha dos Chiefs desandou: a bola estava na linha de 42 jardas do campo defensivo, em uma quarta descida longa, e Mahomes encontrou uma big play para Juju Smith-Schuster. Os Chiefs conseguiram um field goal e o placar ficou em 27 a 21.

Restando pouco menos de três minutos para o fim da partida, os Chiefs tinham três tempos para pedir, além do two-minute warning. A equipe gastou seus timeouts, e Herbert conseguiu um first down terrestre para decretar o fim do jogo. Os Chargers ajoelharam e o duelo acabou.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes