O Super Bowl LV, partida que decide a temporada 2020/2021 da NFL, colocará frente à frente o Kansas City Chiefs, atual campeão e grande favorito ao título desde a semana 1, contra o Tampa Bay Buccaneers, que volta à decisão da liga pela primeira vez desde 2002 sob o comando da lenda Tom Brady, dono de seis anéis de campeão.
Com a melhor campanha da Conferência Americana (AFC), o Kansas City Chiefs provou sua superioridade em todos os confrontos da temporada. A única derrota, contra o Las Vegas Raiders na semana 5, foi vingada seis rodadas depois.
A caminhada dos Buccaneers foi mais tortuosa. Depois de um bom começo de temporada, a equipe da Flórida teve dificuldades, perdeu alguns jogos, principalmente para o rival New Orleans Saints, mas depois se recuperou na reta final para garantir uma vaga nos playoffs com o wildcard.
SUPER BOWL LV
Data: 7 de Fevereiro
Horário: 20h30
Local: Raymond James Stadium - Tampa, Flórida
Confira as principais informações e curiosidades sobre o Super Bowl LV
Fim da maldição
A decisão entre Tampa Bay Buccaneers x Kansas City Chiefs, vai representar a quebra de uma maldição histórica da NFL. É a primeira vez que o time dono do estádio sede da final da NFL consegue se classificar para a decisão, nesse caso os Bucs, donos do Raymond James Stadium.
Inoxidável
Aos 43 anos, Tom Brady pode conquistar o 7º Super Bowl da carreira, feito inédito na história da NFL. Seria o 4º título depois de completar 35 anos. Somente dois quarterbacks ganharam quatro Super Bowls em toda a carreira: Joe Montana e Terry Bradshaw.
Além disso, igualaria um feito só alcançado por Peyton Manning: ser o quarterback titular a ganhar Super Bowls com dois times diferentes. E se você pensa que pode ser a despedida do camisa 12, não se engane, ele afirma querer jogar até os 45 anos.
Revanches
Super Bowl LV terá ainda três revanches. A primeira é mais simples, os dois times já se enfrentaram nesta temporada (como são de conferências diferentes, isso só acontece uma vez a cada quatro anos) e os Chiefs de Patrick Mahomes levaram a melhor.
Triunfo por 27 x 24 no Raymond James Stadium, justamente o estádio de recebe o Super Bowl neste domingo, com destaque para Tyreek Hill, que teve 269 jardas recebidas e TRÊS touchdowns. Será que repete a dose?
O confronto também será uma oportunidade de vingança para Patrick Mahomes. Até aqui na carreira, o QB dos Chiefs fez sete jogos em playoffs e venceu seis. A única derrota? Final da Conferência Americana de 2018/2019 contra o New England Patriots... de Tom Brady.
Para o treinador dos Chiefs, Andy Reid, também há o prazer da vingança. Em 2005, quando comandava o Philadelphia Eagles, o técnico perdeu um Super Bowl também para os Patriots... de Tom Brady.
Arbitragem inédita
Até mesmo a arbitragem da partida representará um momento marcante. Sarah Thomas será a primeira mulher na história da liga a fazer parte de uma equipe de arbitragem do Super Bowl. Ela será a Down Judge, juíza que fica na lateral e tem responsabilidade de marcar os downs e faltas na linha.
Portões abertos
Diferente de boa parte dos jogos da temporada regular, o Super Bowl terá público no estádio. De acordo com a NFL, o Raymond James Stadium, que tem capacidade para receber 65.980 torcedores, terá 25 mil pessoas nas arquibancadas e 30 mil cartazes com rosto de outros fãs.
Desse total de pessoas, 7,5 mil serão profissionais da saúde que estiveram na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, já foram vacinados e receberam ingressos de graça da NFL como forma de homenagem.
Hino e show do intervalo
O famoso e badalado show do intervalo do Super Bowl será de responsabilidade de um artista não menos badalado: o rapper The Weeknd. O canadense foi o artista mais ouvido no mundo em 2020 nas principais plataformas de streaming de música e é responsável por alguns dos principais hits dos últimos anos.
Dois artistas americanos indicados ao Grammy, Jazmine Sullivan e Eric Church, serão os responsáveis pela execução do hino nacional americano. Antes, Warren Snipe vai cantar "America the Beautiful".