Ida a Portugal fez Érica Sena começar a pensar em Tóquio

A marchadora Érica Sena estava motivada em março e o adiamento dos Jogos Olímpicos fez com que ficasse um tempo mal no aspecto psicológico

Atletismo 08 de setembro de 2020 às 12h58
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Érica Sena está em Portugal e voltou a treinar em uma pista de atletismo depois de seis meses. A marchadora está na companhia de outros atletas da modalidade no programa Missão Europa, iniciativa do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para os esportistas retomarem seus treinos. A ida ao país europeu fez com que ela começasse a pensar novamente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, já que ficou abalada na época do adiamento.

“Agora deu uma tranquilizada de novo. Eu estava a todo vapor em março, bastante motivada e bem fisicamente. Mas estar aqui em Portugal e poder treinar fez voltar àquela sensação de competição. Estar com outros atletas e todos da equipe é algo sensacional e me fez começar a pensar em Tóquio. Já estou começando a pensar, mas temos que controlar o ânimos porque ainda falta muito tempo. Então é melhor ir aos poucos”, declarou Érica Sena.

Objetivo definido
“Tóquio é o meu objetivo e estou super concentrada para ir. Quero fazer o melhor resultado da vida na Olimpíada e vou treinar para que seja uma medalha. Meu objetivo é o pódio e vou trabalhar para isso. Eu venho batendo na trave por muitos anos, com dois quarto lugares no Mundial. Falta essa conquista para melhorar os meus resultados”, completou a marchadora.

Érica Sena Tóquio Portugal Missão Europa Atletismo

Érica Sena brincou com suas posições em Mundiais e destacou que o pódio em Tóquio é algo palpável. “Vou ter que abrir um hotel de tanto quarto (risos). Sonho com essa medalha, mas não basta só sonhar. Tenho que trabalhar e farei isso para conseguir trazer esse resultado histórico para o Brasil. Todo atleta sonha com uma medalha olímpica, mas, no meu caso, é algo que está próximo. Falta pouco para virar realidade”, disse.

Érica Sena passou por adversidades para treinar no Equador, país em que mora. Além da pandemia, a pista da cidade de Cuenca está em reforma. A atleta ficou três meses sem sair de casa, treinando apenas em esteira. Esse período com limitações para treinar fez com que a atleta perdesse a forma física. Depois de metade de um ano sem realizar as atividades específicas na pista, o retorno foi alegre e doloroso ao mesmo tempo.

“A volta tem que ser aos poucos. Fui treinar na pista pela primeira vez após seis meses e senti muito, tanto que no dia seguinte estava com dor na canela. Porém, só a sensação de ter pisado na pista e ter treinado foi uma alegria imensa. Está sendo excelente treinar em Portugal. Aqui está uma maravilha. Estar com outros atletas dá uma motivação a mais e também é um incentivo ver outros atletas treinarem”, afirmou Érica Sena.

A marchadora está com uma programação semelhante à aquela que mantinha antes da pandemia. Ela está treinando em dois períodos, na parte da manhã e da tarde, e todos os dias da semana. Érica Sena fez o exame que detecta o coronavírus antes de pegar o voo para Portugal e, para embarcar rumo à Missão Europa, realizou o teste de novo, algo que se repetiu assim que desembarcou na Europa.

Erica Sena ocupa, atualmente, a terceira posição no ranking mundial da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo). A brasileira disputou os Jogos Olímpicos Rio-2016 e ficou na sétima colocação com o tempo de 1h29min29s. Há quatro anos, a medalha de ouro ficou com a chinesa Liu Hong (1h28min35s), a prata com a mexicana María Guadalupe González (1h28min37), e o bronze com a chinesa Lü Xiuzhi (1h28min42s).

“No Rio fiquei com um gosto amargo, pois queria mais e cheguei muito bem. Tinha os dois lados de competir em casa e, se você não controlar o psicológico, pode afetar seu desempenho e existe também mais pressão dos jornalistas e da família. É necessário encontrar o equilíbrio. Por outro lado, poder sentir o calor do povo brasileiro foi algo realmente lindo. Fiquei feliz com o resultado, mas confesso que queria um pouco mais”, disse.

Melhor resultado em Olimpíadas
“Cheguei para a Rio-2016 com a terceira melhor marca, mas infelizmente durante a prova não me senti bem. Tentei segurar o máximo que podia, mas, já no finalzinho, me desmotivei porque não estava conseguindo colocar em prática aquilo que estava preparada para fazer. Porém, por ter sido minha primeira Olimpíada e ter feito o melhor resultado da história do Brasil na marcha atlética acabou sendo bem legal”, concluiu Érica Sena.

No ciclo para Tóquio, Érica Sena conquistou o quarto lugar no Campeonato Mundial de 2017, disputado em Londres, quando marcou o tempo de 1h26min59s, sua melhor marca pessoal até hoje, e quebrou o recorde sul-americano da prova. No Mundial seguinte, em Doha (QAT), a brasileira repetiu a colocação, fechando a prova em 1h33min36s.

Fonte: GF ESPORTE
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes