A Taça Guanabara de 2021 será a fase principal do Campeonato Carioca de 2021. Diferente das edições anteriores, será formada por um grupo com 11 rodadas em turno único e o melhor colocado, aplicado os critérios de desempate, caso necessário, será declarado campeão. As quatro melhores equipes disputam as semifinais do Campeonato.
Campeonato Carioca de Futebol de 2021 é a 123ª edição da principal divisão do futebol no Rio de Janeiro. A disputa é organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). A fase preliminar do Campeonato aconteceu entre 16 de janeiro e 21 de fevereiro, o Nova Iguaçu se classificou.
Um novo regulamento foi definido para a fase principal desta edição. A Taça Guanabara, em pontos corridos, entre as 12 equipes (11 primeiras colocadas da edição anterior e o campeão da fase preliminar) definirá as quatro melhores equipes que disputarão as semifinais e finais do Campeonato. As quatro equipes classificadas entre o 5.º e 8.º lugares disputarão o título da Taça Rio.
Regulamento
A Taça Guanabara será disputada pelas 11 equipes melhores classificadas no Campeonato do ano anterior e a campeã da fase preliminar. Com 11 rodadas, o time melhor classificado (pontos corridos, aplicados os critérios de desempate) será o campeão.
O último clube classificado, também aplicando-se os critérios de desempate, será rebaixado para a Série A2 deste ano.
Critério de desempates
Caso ocorram empate em pontos ganhos serão aplicados os critérios de desempate, sucessivamente:[2]
Maior número de vitórias
Maior saldo de gols
Maior número de gols pró (gols marcados)
Confronto direto
Menor número de cartões amarelos e vermelhos, onde cada cartão vermelho será considerado equivalente a três cartões amarelos
Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados
Fase preliminar
A fase preliminar — com os quatro times do 12º ao 15º lugar no ano anterior mais os dois promovidos da Série B1 de 2020, definiu a equipe que participa da fase principal do Campeonato e os cinco clubes rebaixados para a Série A2 de 2021 O sistema desta disputa foi por pontos corridos, em turno e returno. Nova Iguaçu se classificou, já Sampaio Corrêa, America, Cabofriense, Americano e Friburguense caíram.
Fase principal
Em formato diferente, a fase principal será apenas formada pela Taça Guanabara.
Taça Guanabara
A Taça Guanabara será disputada pelas 11 equipes melhores classificadas no Campeonato do ano anterior e a campeã da fase preliminar. Com 11 rodadas e os quatro primeiros colocados decidindo, em cruzamento olímpico (1.º colocado x 4.º colocado e 2.º colocado x 3.º colocado), as semifinais do Campeonato em duas partidas com vantagem de empate (em pontos ganhos e saldo de gols) para as equipes melhores classificadas, assim como a escolha do mando de campo (1.ª ou 2.ª partida). Nas partidas finais (entre os vencedores das semifinais) não haverá vantagem para nenhuma equipe, porém a melhor classificada poderá escolher o mando de campo (na 1.ª ou 2.ª partida) e haverá disputa por pênaltis em caso de empate (pontos e saldo de gols).
Taça Rio
A Taça Rio será disputada apenas pelas equipes classificadas do 5.ª ou 8.ª lugar da Taça Guanabara (fase principal) em paralelo às disputadas das semifinais e finais da Taça Guanabara e, portanto, do Campeonato. As semifinais em cruzamento olímpico (5.º colocado x 8.º colocado e 6.º colocado x 7.º colocado), em partidas de ida e volta, com vantagem para os melhores colocados (em pontos ganhos e saldo de gols). Nas partidas finais não haverá vantagem para nenhuma das equipes e, também, disputa por pênaltis em caso de empate (pontos e saldo de gols).
Transmissão televisiva
Em 11 de fevereiro, por unanimidade, os 16 clubes e a corte arbitral decidiram fechar acordo com o Grupo Record para as transmissões em TV Aberta, também válidos para 2022. A Globo chegou a oferecer R$50 milhões para ter os jogos de volta em todas as esferas (TV Aberta, Por Assinatura, PPV e Internet). Porém, a proposta foi rejeitada pela FERJ que preferiu ficar com o modelo da Record, avaliado em R$11 milhões, o que seria favorável aos times na questão de arrecadação. A confirmação oficial aconteceu no dia 17 de fevereiro.
PRIMEIRA RODADA
Terça, 2 de março de 2021
21h35
Flamengo x Nova Iguaçu - Maracanã
Quarta, 3 de março de 2021
15h
Macaé Esporte x Bangu - Eduardo Guinle
17h
Volta Redonda x Madureira - Cidadania
18h
Botafogo x Boavista - Nilton Santos
21h
Vasco da Gama x Portuguesa - São Januário
Quinta, 4 de março de 2021
18h
Resende x Fluminense - Maracanã