Foi dada a largada no Campeonato Mundial de Mountain Bike. Nesta terça-feira (24), em Vale di Sole, na Itália, foram disputadas duas baterias classificatórias para a prova de short track (XCC), em que os 20 primeiros de cada uma garantiam vaga na prova final. Henrique Avancini terminou sua bateria em segundo lugar e o Brasil ainda teve mais dois classificados: Luiz Henrique Cocuzzi e Ulan Galinski.
Henrique Avancini entrou em ação na segunda bateria do Mundial de Mountain Bike, que teve o final bastante acirrado. O brasileiro terminou apenas 0.02 atrás do vencedor, Anton Cooper, da Nova Zelândia, e empatado com Christopher Blevins, dos Estados Unidos.
Luiz Henrique Cocuzzi foi o nono colocado da segunda bateria, chegando 0.21 atrás do líder. E Ulan Galinski, estreando na elite do Mundial de MTB, terminou em 19º, garantindo uma das últimas vagas na grande final do short track. Na mesma disputa, Edson Rezende acabou ficando em 23º, sem conseguir a classificação.
Na primeira bateria, o Brasil esteve representado por Guilherme Muller e Juliano Cocuzzi. Muller foi o 22º colocado, ficando fora da zona de classificação, enquanto Cocuzzi não terminou a prova. O vencedor foi o sul-africano Alan Hatherly, com 0.04 para o segundo colocado.
Por fim, vale lembrar que esse é o primeiro torneio de Henrique Avancini depois dos Jogos de Tóquio, quando fez a melhor colocação brasileira na história do MTB. Além disso, Vale di Sole é um local especial para o brasileiro, já que foi onde ele faturou o título mundial de maratona, assim como o seu primeiro pódio em Copas do Mundo.
Programação:
Dia 26/08 – XCC, a partir das 11h45 (horário de Brasília)
Dia 28/08 – XCO feminino, a partir das 7h40 (horário de Brasília); e XCO masculino, a partir das 10h25 (horário de Brasília)