Câmara controla rivais sob chuva e vence corrida 2 da rodada da Fórmula 3 na Austrália

Rafael Câmara só precisou controlar as relargadas na corrida 2 da Austrália para vencer a primeira na temporada 2025 da Fórmula 3

Esportes a Motor 15 de março de 2025 às 20h02
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Rafael Câmara fez valer a pole-position e venceu a corrida 2 da rodada da Austrália da Fórmula 3, realizada ainda na noite deste sábado (15), de Brasília. O brasileiro controlou com segurança todas as relargadas e, com ritmo muito forte, impediu qualquer tentativa do companheiro de equipe, Noah Strømsted, de brigar pela ponta. Théophile Naël completou na terceira posição.

A previsão do tempo já apontava para a chance muito alta de chuva na corrida da F3, e como de costume, a pista molhada trouxe mais voltas sob bandeira amarela do que em circunstâncias normais. A prova, portanto, foi decidida nas relargadas, e Câmara conduziu com firmeza todos os momentos, neutralizando Strømsted. Antes da última bandeira amarela, a vantagem já era de quase 5s.

Pode ser uma imagem de texto

Mas a corrida teve boas disputas no pelotão intermediário, com destaque para o belo mergulho de Martinius Stenshorne sobre Ugo Ugochukwu que valeu o oitavo lugar. Roman Bilinski também escapou de confusões e brigou bastante contra Stenshorne, que teve de efetuar defesas sequenciais para segurar a posição.

No fim, a zona de pontuação ficou da seguinte forma: Câmara, Stromsted, Naël, Charlie Wurz, Tasanapol Inthraphuvasak, Stenshorne, Bilinski e Ugochukwu.

A Fórmula 3 volta de 11 a 13 de abril para a rodada do Bahrein, segunda da temporada 2025. 

Pode ser uma imagem de carro e texto que diz "C??? CIPETRAN NORTE Centro de inspeçéo pesquisa em transporte LTDA EDEILES Inspeção de: Gás (instalação, renovação e retirada) -Sinistro -Caminhão Bugre -Triciclo -Veiculo médio para diesel -Veiculo para furgãoou ou passageiro Veiculo para auto-escola -Veiculo para deficiente fisico -Veículo de fabricação artesanal -Veiculo médio para álcool ou gasolina -Kombi caminhoneta para microônibus -Reboques e semi-reboques Site: www. www.cipetrannorte.com. br E-mail: cipetrannorte@ciperanorte.com.br Rua: Vicente Ferraioule, 181 -PQ Tarcisio Miranda Campos RJ Telefone/Fax: (22) 27223142"

Confira como foi a corrida 2 da F3 em Melbourne:
Ao contrário do cenário dos outros dias, com pista seca e calor, o domingo australiano foi chuvoso desde a manhã, portanto a direção de prova determinou que os pilotos largassem atrás do safety-car e calçados com os pneus próprios para asfalto molhado. Nos termômetros, 20,4°C de temperatura ambiente, com a pista em 23°C e a umidade relativa do ar em 88%.

Com um pequeno atraso, os carros partiram para a volta de apresentação e aquecimento de pneus conduzidos pelo pole, Câmara, com o companheiro de Trident, Strømsted, ao lado — que já era avisado pelo rádio que as voltas atrás do carro de segurança seriam três antes da largada em movimento.

Pode ser uma imagem de texto

Foi o suficiente para a chuva, que havia parado pouco antes da largada, voltar a cair. Quando o safety-car deu o sinal para recolher aos boxes, Câmara deu o pé e conseguiu escapar bem de Strømsted. Naël, Bedrin, Tramnitz, Wurz, Inthraphuvasak, Ugochukwu, Stenshorne e Bilinski também mantinham as posições, formando o top-10.

Só que no segundo giro de corrida, o Aston Martin voltou a conduzir o pelotão depois que Callum Voisin e Nikola Tsolov tentaram dividir a curva 10 e foram parar na caixa de brita.

A bandeira amarela durou até a abertura do giro 6, e Câmara novamente tracionou bem, impedindo ataque imediato do companheiro de equipe dinamarquês. Ramos é que precisou de braço em duelo contra Dufek ao colocar as rodas na grama molhada na curva 2 e quase rodar.

Pode ser uma imagem de texto

A imagem recuperada ainda mostrou rodada de Lacorte, que também evitou incidente mais sério. Enquanto isso, na frente, Câmara já colocava 2s6 após uma volta, em ritmo impressionante na liderança.

A disputa começou a ficar intensa no meio do pelotão, com Stenshorne atacando Ugochukwu por dentro na curva 4 e assumindo o oitavo lugar. Pouco mais à frente, Tramnitz buscava Bedrin para duelar pelo quarto lugar.

Ugochukwu, então, tentou dar o troco sobre Stenshorne, mas cometeu erro que foi suficiente para torná-lo presa fácil à manobra arrojada de Bilinski, que jogou o piloto apoiado pela McLaren para décimo.

Pode ser uma imagem de texto que diz "o seu DOMINGO muito mais CoRo6bl! S ?? (22) 99951 99951-3797 3797"

Na volta 12, Stenshorne chegou em Inthraphuvasak para brigar pelo sétimo lugar, só que trouxe Bilinski na cola, que tentou manobra ousada por fora na curva 4, mas o representante da Hitech segurou o posto.

Enquanto isso, Câmara já abria 4s7 para Strømsted, que vinha à frente de Naël. Bedrin, Tramnitz, Wurz, Inthraphuvasak, Stenshorne, Bilinski e Ugochukwu completavam o top-10 momentâneo.

Volta 13, e o safety-car voltou a dar o ar da graça depois de forte batida de Christian Ho. Foi o momento também em que a chuva apertou consideravelmente, portanto a direção de prova evitou novas confusões e encerrou sob bandeira vermelha com duas voltas para o fim.

Pode ser uma imagem de texto

Fonte: Grande Prêmio
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes