Um menino, de apenas 11 anos, mas com grande bagagem de vitórias que já despertou a confiança e admiração da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O campista Raphael Gebara já tem data e passagens compradas para o dia 20 de abril, com destino a países da Europa, como França, Eslováquia e Suécia. O objetivo? Representar o Brasil no Troféu Academy da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A competição é considerada de grande importância para jovens kartistas de todo o mundo. As malas estão quase prontas, mas, até o dia de embarcar para mais esse desafio, ainda tem treinos pela frente.
“A expectativa sempre é de bons resultados, mas tudo será novo, primeira experiência fora do Brasil, e sabemos que o kartismo lá fora é bem diferente, é tudo mais disputado. Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade que estamos tendo. Isso servirá de aprendizado para nosso futuro.”, comenta o kartista.
Raphael começou no esporte aos cinco anos, no Kartódromo Internacional da Serra, no Espírito Santo, e depois não parou mais. Em sua curta carreira, já ostenta o título de bicampeão brasileiro de kart. Poucos anos se passaram desde quando iniciou no esporte, mas, este ano, já vai representar o Brasil no Troféu Academy da FIA, campeonato europeu, onde é escolhido um representante de cada país para participar. “É uma competição muito importante. Participarão, no total, 55 crianças de todo o mundo. Grandes nomes do automobilismo, como Lewis Hamilton, já participaram e foram descobertos neste campeonato”, contou Maria Fernanda Gebara, mãe do kartista.
“Raphael já tem muitas conquistas. Ele foi campeão brasileiro invicto, conquistando a pole position. Nesta competição, venceu todas as baterias, em seu primeiro ano da categoria Júnior Menor. Com essa conquista, foi convidado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para representar o Brasil no Troféu Academy”, explicou.
Além do campeonato mundial, o atleta participa de outras disputas, como o Campeonato Paulista Light de kart, que ocorre todo mês em São Paulo. A vida de Raphael é bem movimentada porque, além de seus afazeres comuns de um menino de 11 anos, como os que envolvem atividades escolares, ele ainda treina a cada 15 dias no kartódromo Interlagos, em São Paulo. No entanto, a mãe garante: “Ele é disciplinado e dá conta do recado”.
Prêmio Capacete de Ouro
O jovem kartista recebeu, na noite do último dia 15, o prêmio Capacete de Ouro, em cerimônia realizada em São Paulo. O Capacete de Ouro é considerado o maior prêmio do esporte a motor brasileiro.
E, para completar a felicidade de Raphael, ele recebeu o troféu das mãos de Pedro Muffato, ícone do automobilismo brasileiro, o prêmio na Categoria Revelação do Kart. “Capacete de Ouro 2023, um sonho realizado! Agradeço primeiramente a Deus, toda minha equipe, minha família por todo apoio e a todos que torcem por mim”, disse o jovem.
A noite de gala premiou os principais pilotos do Brasil, em uma celebração máxima do automobilismo. Esta foi a 27ª edição do Capacete de Ouro e premiação da Confederação Brasileira de Automobilismo. O evento contou com a presença de Emerson Fittipaldi e Bernie Ecclestone.