GP da Austrália: Norris é pole, e Bortoleto larga em 15º; veja grid

Brasileiro da Sauber acabou eliminado no Q2 apesar de ter superado o colega de equipe, Hulkenberg, em dia de dobradinha da equipe britânica campeã do mundo

Esportes a Motor 15 de março de 2025 às 07h47
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Atual campeã de construtores da F1, a McLaren começou 2025 com o pé direito: com uma dobradinha na primeira classificação do ano liderada por Lando Norris, neste sábado do GP da Austrália. A volta de 1m15s096 o pôs 0s084 à frente do colega Oscar Piastri, piloto da casa, e 0s3 de Max Verstappen. Na sessão, o brasileiro Gabriel Bortoleto ficou com o 15º lugar, e Lewis Hamilton, estreando pela Ferrari, em oitavo. Oliver Bearman, que bateu duas vezes no fim de semana, não participou.

A largada do GP da Austrália, primeira corrida da temporada 2025 da F1, será a partir das 1h da manhã deste domingo (horário de Brasília). 

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Superando o colega Nico Hulkenberg, 17º, Bortoleto confirmou sua ida ao Q2 no soar do sino; o brasileiro desbancou calouros em carros melhores - como Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, e Liam Lawson, da RBR. Porém, uma escapada da pista comprometeu a volta do paulista no segmento intermediário, mantendo-o em 15º.

Hamilton não se sobressaiu na sessão deste sábado, embora tenha tido uma passagem mais ou menos tranquila rumo ao top 10 - em oposição aos seus últimos dias na Mercedes. Ele chegou a rodar no meio da classificação, mas representará a Ferrari no pelotão intermediário do grid ao lado do colega Charles Leclerc, sétimo.

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Essa foi a pole de número dez na carreira do jovem britânico, e a 165ª da McLaren, que já vinha como líder de dois dos três treinos livres desta etapa e não largava da ponta em Melbourne desde 2012, com Lewis Hamilton.

Mais rápida em dois dos três segmentos da pista no Circuito Albert Park em Melbourne, a equipe comandou a classificação com certa folga para as rivais embora a diferença entre seus dois pilotos se mantivesse pequena.

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A Mercedes chegou ao top 10 sozinha, com George Russell. E assim como a RBR de Verstappen, confirmou-se no páreo da prova deste domingo. A surpresa, mesmo, ficou por conta da Williams, cujo ritmo tem chamado atenção desde a pré-temporada: o time colocou seus dois pilotos, Alexander Albon e Carlos Sainz, em sexto e décimo lugares, respectivamente.

Resultado e grid de largada
Lando NORRIS (McLaren) - 1m15s096
Oscar PIASTRI (McLaren) - 1m15s180 - +0.084
Max VERSTAPPEN (RBR) - 1m15s481 - +0.385
George RUSSELL (Mercedes) - 1m15s546 - +0.450
Yuki TSUNODA (RB) - 1m15s670 - +0.574
Alexander ALBON (Williams) - 1m15s737 - +0.641
Charles LECLERC (Ferrari) - 1m15s755 - +0.659
Lewis HAMILTON (Ferrari) - 1m15s973 - +0.877
Pierre GASLY (Alpine) - 1m15s980 - +0.884
Carlos SAINZ (Williams) - 1m16s062 - +0.966
Isack HADJAR (RB) - 1m16s175 (Q2)
Fernando ALONSO (Aston Martin) - 1m16s453 (Q2)
Lance STROLL (Aston Martin) - 1m16s483 (Q2)
Jack DOOHAN (Alpine) - 1m16s863 (Q2)
Gabriel BORTOLETO (Sauber) - 1m17s520 (Q2)
Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) - 1m16s525 (Q1)
Nico HULKENBERG (Sauber) - 1m16s579 (Q1)
Liam LAWSON (RBR) - 1m17s094 (Q1)
Esteban OCON (Haas) - 1m17s147 (Q1)
Oliver BEARMAN (Haas) - Sem tempo registrado.

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Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Lando NORRIS (McLaren) - 1m15s912
George RUSSELL (Mercedes) - 1m15s971 - +0.059
Max VERSTAPPEN (RBR) - 1m16s018 - +0.106
Charles LECLERC (Ferrari) - 1m16s029 - +0.117
Oscar PIASTRI (McLaren) - 1m16s062 - +0.150
Lewis HAMILTON (Ferrari) - 1m16s213 - +0.301
Yuki TSUNODA (RB) - 1m16s225 - +0.313
Alexander ALBON (Williams) - 1m16s245 - +0.333
Fernando ALONSO (Aston Martin) - 1m16s288 - +0.376
Jack DOOHAN (Alpine) - 1m16s315 - +0.403
Pierre GASLY (Alpine) - 1m16s328 - +0.416
Isack HADJAR (RB) - 1m16s354 - +0.442
Carlos SAINZ (Williams) - 1m16s360 - +0.448
Lance STROLL (Aston Martin) - 1m16s369 - +0.457
Gabriel BORTOLETO (Sauber) - 1m16s516 - +0.604
Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) - 1m16s525 - +0.613
Nico HULKENBERG (Sauber) - 1m16s579 - +0.667
Liam LAWSON (RBR) - 1m17s094 - +1.182
Esteban OCON (Haas) - 1m17s147 - +1.235
Oliver BEARMAN (Haas) - Sem tempo registrado.

Norris superou em quase meio segundo a volta de referência anotada por Leclerc nos minutos iniciais. Sua vantagem sobre as duas Ferraris chegou a mais de 0s7 apesar da dupla ter reduzido a diferença posteriormente. Verstappen também desbancou o tempo do monegasco, por apenas 0s011, embora tenha visto Russell, no fim, superar sua marca.

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Bortoleto, de pneus macios, seguia com tempos melhores que os do colega Hulkenberg com vantagem chegando a 0s2. Perto da conclusão, o alemão chegou a passá-lo, mas a última volta rápida do brasileiro de 1m16s516 carimbou sua passagem para o Q2: o giro foi 0s009 melhor que o de Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, e 0s054 superior ao do veterano da Sauber.

ELIMINADOS
16º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES)
17º NICO HULKENBERG (SAUBER)
18º LIAM LAWSON (RBR)
19º ESTEBAN OCON (HAAS)
20º OLIVER BEARMAN (HAAS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Lando NORRIS (McLaren) - 1m15s415
Oscar PIASTRI (McLaren) - 1m15s468 - +0.053
Max VERSTAPPEN (RBR) - 1m15s565 - +0.150
George RUSSELL (Mercedes) - 1m15s798 - +0.383
Charles LECLERC (Ferrari) - 1m15s827 - +0.412
Lewis HAMILTON (Ferrari) - 1m15s919 - +0.504
Carlos SAINZ (Williams) - 1m15s931 - +0.516
Yuki TSUNODA (RB) - 1m16s009 - +0.594
Alexander ALBON (Williams) - 1m16s017 - +0.602
Pierre GASLY (Alpine) - 1m16s112 - +0.697
Isack HADJAR (RB) - 1m16s175 - +0.760
Fernando ALONSO (Aston Martin) - 1m16s453 - +1.038
Lance STROLL (Aston Martin) - 1m16s483 - +1.068
Jack DOOHAN (Alpine) - 1m16s863 - +1.448
Gabriel BORTOLETO (Sauber) - 1m17s520 - +2.105

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Piastri superou Norris pela liderança provisória do segmento - separados por 0s088 nos mesmos pneus macios, e a 0s2 de Verstappen. As posições se mantiveram até a bandeirada, quando o britânico da McLaren anotou um giro 0s053 melhor que o do companheiro. O tetracampeão da RBR, por sua vez, diminuiu sua distância dos rivais, mas seguiu em terceiro lugar.

Dois incidentes afetaram o desfecho do segmento: Bortoleto, que não conseguiu manter o mesmo ritmo do Q1, escapou da pista e evitou uma rodada. O incidente na curva 4 comprometeu sua volta e ele foi eliminado, em 15º. O brasileiro já tinha registrado antes um giro de 1m17s520, a 2s da marca de Piastri.

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O segundo episódio se deu a 30 segundos da bandeirada, quando Hamilton pisou na zebra da curva 11 e girou. A bandeira amarela previamente acionada suspendeu as tentativas de outros pilotos, como Jack Doohan, novato da Alpine. O heptacampeão, mesmo assim, assegurou-se no Q3 em sexto lugar.

ELIMINADOS
11º ISACK HADJAR (RB)
12º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
13º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
14º JACK DOOHAN (ALPINE)
15º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Norris não ficou muito tempo com sua primeira volta rápida, excluída por exceder limites de pista. Enquanto isso, Verstappen passava Russell pela pole provisória antes do retorno aos boxes.

Na retomada da disputa, nove dos dez pilotos optaram por pneus macios novos, exceto por Leclerc, calçando macios usados por já ter estreado um set em sua primeira volta. Piastri anotou 1m15s180 para a pole provisória; no entanto, Norris superou o colega por 0s084 com sua tentativa final. Verstappen, também finalizando sua volta nos últimos segundos, não saiu do terceiro lugar.

Hamilton, um dos últimos a receber a bandeirada, garantiu apenas a oitava colocação com 0s2 de desvantagem sobre o colega Leclerc, em sétimo; a dupla perdeu posições para Yuki Tsunoda e Alexander Albon, que fecharam a sessão em quinto e e sexto, respectivamente.

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Fonte: Globo Esporte
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