A F1 abriu o campeonato de 2025 na madrugada deste domingo sob condições caóticas: a vitória de Lando Norris no que prometia ser uma corrida tranquila, com chuva fraca apenas na largada, converteu-se em seis abandonos - e o britânico da McLaren chegou perto de perder a chance do triunfo. Dentre as baixas do dia está o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, que sofreu com uma falha nos freios. Max Verstappen e George Russell completaram o top 3.
O primeiro desfalque, também por causa da chuva, se deu antes mesmo da largada: Isack Hadjar, da RB, bateu na volta de apresentação. Carlos Sainz e Jack Doohan também colidiram na primeira volta; seus incidentes, porém, foram sucedidos por um longo período de estabilidade e domínio da McLaren.
No entanto, o retorno de uma pancada mais forte de chuva mudou quase completamente o cenário da prova: o pole Norris e Oscar Piastri escaparam da pista e Verstappen herdou a liderança, mas apenas de forma provisória, já que precisou voltar aos boxes para recolocar os pneus intermediários.
O britânico da McLaren conseguiu recuperar a dianteira e mantê-la mesmo com a aproximação do rival holandês. Piastri, que ficou parado na grama, saiu do top 10; com isso, o caminho ficou aberto para George Russell aparecer em terceiro lugar depois da última janela de pit stops; o britânico da Mercedes vinha em quarto lugar antes da confusão.
Resultado
A F1 retorna já no próximo fim de semana em 23 de março, com o GP da China, segunda etapa da temporada.
Momentos-chave
A largada
Norris conseguiu se manter à frente apesar da investida de Verstappen na sua esquerda. O tetracampeão da RBR precisou recuar para Piastri antes da primeira curva, mas nos metros seguintes, conseguiu passar o australiano da McLaren.
Quem também ganhou posições na frente foi Leclerc: sétimo, superou Tsunoda e Albon enquanto Hamilton permaneceu em oitavo lugar. Logo atrás, Bortoleto manteve-se em quinto lugar, ao passo em que Andrea Kimi Antonelli, calouro da Mercedes e 16º colocado no grid, passou à sua frente.
A corrida, porém, foi interrompida ainda na segunda volta por um safety car: o calouro Jack Doohan (Alpine) bateu na curva 6 e, logo em seguida, Carlos Sainz rodou sozinho e colidiu com sua Williams na curva 13.
McLaren domina boa parte da prova
O safety car permaneceu na pista por oito voltas; durante a bandeira amarela, os 17 carros restantes fizeram duas trocas dos pneus intermediários. Na retomada, Norris seguiu na dianteira e Piastri, no 17º giro, conseguiu recuperar a vice-liderança depois que Max errou e passou pela brita.
Perto da metade da corrida, Norris já tinha mais de 15s sobre Verstappen. Piastri seguia próximo do britânico; em cinco voltas, sua diferença caiu de 1s5 para 0s6. No entanto, a McLaren pediu que o australiano mantivesse sua posição visando a troca de pneus algumas voltas à frente. Oscar se queixou, por estar mais rápido, mas acatou.
Prelúdio do caos
A prova seguia estável até a volta 34, quando Alonso rodou e acertou o muro na curva 8. A bandeira amarela abriu oportunidade para uma parcela do grid trocar os pneus intermediários pelos de pista seca.
Norris e Piastri optaram pelos compostos duros, estratégia adotada por boa parte do grid, enquanto Verstappen foi com os pneus médios. A bandeira amarela foi removida na 42ª volta, quando a direção de prova anunciou a iminente chegada de uma forte pancada de chuva.