O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, venceu pela primeira vez na Fórmula 1 ao cruzar na ponta a linha de chegada do GP da Inglaterra, neste domingo. Na corrida mais movimentada do ano, ele largou no pole e perdeu a dianteira ao errar e ser superado por Max Verstappen, mas conseguiu garantir o triunfo com um safety car a 13 voltas do fim que o colocou novamente na briga pela vitória. Sergio Perez, que bateu em Charles Leclerc no início, foi segundo, seguido por Lewis Hamilton, no pódio em duas provas seguidas.
A prova foi marcada pelo grave acidente na largada envolvendo cinco pilotos, no qual Guanyu Zhou capotou e quase atingiu a arquibancada. Verstappen, que pulou para a liderança no primeiro início da prova, sofreu danos no carro após tocar em Leclerc na relargada e foi apenas sétimo.
A vitória pareceu escapar de Sainz algumas vezes durante a corrida. Ele recuperou a liderança perdida pelo retorno às posições iniciais na relargada e defendeu-se de um ataque intenso de Verstappen - logo atrás, Pérez e Leclerc colaram na dupla e houve contato.
Porém, na volta 10, o então líder, passou reto e caiu para segundo. Na sequência, o piloto da RBR teve problemas, e o rival da Ferrari voltou para a liderança.
Depois, em jogo de equipe, a Ferrari obrigou Sainz a abrir a posição para Leclerc, e o espanhol viu de novo a vitória distante. Mas a sorte voltou a sorrir com um safety car a 13 voltas pra bandeirada e um erro de estratégia da equipe com Leclerc. Aí, o piloto do carro 55 assumiu a ponta para não perder mais.
A corrida de Verstappen foi tumultuada. O líder do campeonato assumiu a liderança na volta 10, mas logo na sequência teve problemas e foi para o box. Voltou em sexto, não conseguiu manter o ritmo, mas o sétimo lugar acabou saindo no lucro.
Para Charles Leclerc, a quarta posição fica com um sabor amargo. A vitória estava na mão dele quando, a 13 voltas do fim, a Ferrari errou na sua estratégia ao não mandá-lo para os boxes para colocar pneus macios sob a bandeira amarela. Seus concorrentes foram para o pit e o ultrapassaram na volta.
No campeonato, Verstappen está com 181 pontos, seguido por Sérgio Perez, com 147 e Charles Leclerc com 138. Sainz está em quarto com 127 após a vitória deste domingo. Por equipes, a RBR segue na frente com 304, enquanto a Ferrari tem 228.
A 11ª etapa da F1 será o GP da Áustria no Circuito de Spielberg, em 10 de julho. O ge acompanha tudo em tempo real.
A PRIMEIRA LARGADA
Max Verstappen tracionou melhor, tomou a ponta em cima de Carlos Sainz, em uma largada marcada por um acidente que envolveu George Russell, Pierri Gasly, Alexander Albon, Yuki Tsunoda e Guanyu Zhou e Esteban Ocon. A bandeira vermelha foi acionada e a corrida interrompida.
Gasly acabou tocando em Russell ao tentar se colocar no vão entre o britânico e Zhou. Com o impacto, o piloto da Mercedes acertou o carro de Zhou - que capotou - e rodou. No meio da bagunça, Lance Stroll quase foi atingido mas encostou levemente na na roda traseira esquerda de Sebastian Vettel, embora ambos tenham escapado. Albon também rodou, e Ocon também foi acertado em sua roda dianteira direita por um dos envolvidos no choque subsequente.
A SEGUNDA LARGADA
Depois de quase uma hora de interrupção, a prova recomeçou com as posições originais do grid de largada, ou seja, Sainz voltou a sair na frente de Verstappen. Dessa vez o espanhol fechou o Verstappen, que tentou a ultrapassagem e não conseguiu. Leclerc tentou se meter no meio e tocou em Perez, mas se manteve em terceiro, enquanto o mexicano caiu para quarto. Em uma das curvas, os quatro pilotos ficaram lado a lado.
MOMENTOS-CHAVE
Pérez no box
Na volta 5, o mexicano Perez parou nos boxes para trocar o bico após a conturbada largada, trocou pneus também e caiu para a décima sétima posição.
Hamilton em quarto
Também na volta 5, Lewis Hamilton, da Mercedes, pulou para quarta posição ao ultrapassar Lando Norris, da Mclaren.
Errou
Na volta 10, Carlos Sainz passou reto em uma das curvas e acabou voltando atrás de Verstappen, que assumiu a ponta.
Problemas
Na volta 13, Verstappen teve problemas no carro, foi ultrapassado por Sainz e Leclerc e foi para os boxes, voltando em sexto lugar.
Confusão na Ferrari?
Leclerc encostou para tentar ultrapassar Sainz, mas a Ferrari não deu ordens para as posições se inverterem. A troca de rádios ficou mais intensa, com os engenheiros do espanhol pedindo para ele acelerar, e Leclerc resmungando sobre a possibilidade de Sainz abrir espaço para ele. Na volta 20, Sainz foi para os boxes e voltou em terceiro.
Box, box, box
Na volta 25, Verstappen foi para o pit e voltou em oitavo lugar, atrás de Sebastian Vettel. Perez, depois da parada no início da prova, já era o sexto.
Box,box,box
Na volta 26, Leclerc foi para os boxes, não mexeu no bico (que estava parcialmente danificado após o início da prova) e voltou em terceiro, a dois segundos do companheiro Sainz. Hamilton assumiu temporariamente a primeira posição.
Na volta 29, Leclerc perguntou para os engenheiros se ele estava livre para disputar posição com o companheiro de equipe Sainz. Os dois estavam separados por menos de um segundo na briga pela segunda posição, enquanto Hamilton era o líder e ainda precisava parar. A resposta no rádio do espanhol foi "Você tem que virar em 1m32s2, se não a gente vai mandar você abrir para o Leclerc passar". Na volta 31, a ordem veio pelo rádio e o monegasco assumiu a liderança.
Hamilton no box
Na volta 34, Hamilton foi para o box, mas não teve uma parada tão boa, perdendo 4,4s e colocou pneu duro, voltando em terceiro lugar, atrás das duas Ferraris.
Que fase...
Na volta 37, Estaban Ocon ultrapassou Max Verstappen e assumiu a oitava posição, deixando o líder do campeonato em nono.
Mas...
Na volta 39, Ocon teve problemas e parou o carro no meio da reta, obrigado o safety car a entrar, e aí Hamilton e Sainz foram para os boxes para colocar pneus macios, o mesmo acontecendo com Verstappen, que era o oitavo. Leclerc, que liderava a prova e se encaminhava para a vitória, não foi para o pit, então teria que completar a prova com pneus velhos.
PASSOU
Com pneus novos, Sainz conseguiu a ultrapassagem em cima de Leclerc na relargada e assumiu a ponta na volta 43. Perez conseguiu partir para cima de Hamilton e assumiu a terceira posição.
ULTRAPASSAGEM DUPLA
Hamilton estava em quarto, enquanto Perez e Leclerc brigavam pela segunda posição, aí o britânico conseguiu uma ultrapassagem dupla e foi para a vice liderança. Mas nas curvas seguintes, Perez voltou a ficar em segundo e Leclerc em terceiro, dividindo três curvas seguidas. No fim, Hamilton passou Leclerc e garantiu o pódio.