GP de Miami da F1: Verstappen é pole da corrida sprint; veja grid

Tricampeão da RBR liderou apenas o segmento final da sessão, que ainda teve Leclerc e Pérez completando o top 3; corrida de velocidade será neste sábado

Esportes a Motor 04 de maio de 2024 às 19h02
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

"Uau. O que aconteceu com os outros? Aquela (volta) foi horrível". A primeira fala de Max Verstappen pelo rádio da RBR, ao fim da classificação sprint do GP de Miami, não nega a insatisfação do tricampeão com sua volta. Ainda assim, o giro de 1m27s641 foi mais do que suficiente para lhe garantir a pole position na prova curta nesta sexta-feira. Charles Leclerc e Sergio Pérez completam o top 3.

Max liderou apenas o segmento final dos dois que compõem a sessão; Lando Norris, apenas nono na corrida deste sábado, foi o mais rápido do SQ1 e do SQ2. O holandês chega a oito poles positions no formato do qual é o maior vencedor, com oito conquistas desde a introdução das corridas sprint em 2021.

- Para ser sincero, a sensação foi péssima. Não sei, talvez na última sessão tenha sido incrivelmente difícil fazer com que os pneus funcionassem, porque já no SQ2 não me senti muito bem. No SQ3, foi bem semelhante. Não melhorei muito com os (pneus) macios mas, de alguma forma, estamos em primeiro lugar. Ficarei feliz com isso, mas, por qualquer motivo, não me senti muito bem ao pilotar - detalhou ele, após a sessão.

A sessão esteve longe de ser boa para a Mercedes, que chegou a fazer tempos competitivos no treino livre que antecedeu a classificação: George Russell (11º) e Lewis Hamilton (12º) acabaram eliminados no SQ2 - o heptacampeão chegou a bater no desfecho de sua última volta.

Resultado
Max Verstappen (RBR) - 1m27s641
Charles Leclerc (Ferrari) +0s108
Sergio Pérez (RBR) +0s235
Daniel Ricciardo (RB) +0s403
Carlos Sainz (Ferrari) +0s462
Oscar Piastri (McLaren) +0s520
Lance Stroll (Aston Martin) +0s734
Fernando Alonso (Aston Martin) +0s778
Lando Norris (McLaren) +0s831
Nico Hulkenberg (Haas) +0s835
George Russell (Mercedes) - SQ2
Lewis Hamilton (Mercedes) - SQ2
Esteban Ocon (Alpine) - SQ2
Kevin Magnussen (Haas) - SQ2
Yuki Tsunoda (RB) - SQ2
Pierre Gasly (Alpine) - SQ1
Guanyu Zhou (Sauber) - SQ1
Valtteri Bottas (Sauber) - SQ1
Logan Sargeant (Williams) - SQ1
Alexander Albon (Williams) - SQ1

A corrida sprint do GP de Miami será neste sábado, 13h (horário de Brasília). Logo depois às 17h será a vez de definir o grid de largada para a prova principal, de domingo. O ge acompanha tudo em tempo real!

Entenda regras das corridas sprint da F1 em 2024
SQ1 - 12 minutos e cinco eliminados
Verstappen não demorou a superar a marca de referência que Leclerc estabeleceu nos minutos iniciais. Quem chegou mais perto de desbancar o tricampeão da RBR após as primeiras tentativas foi Piastri, com apenas 0s038 de desvantagem.

Nos minutos finais - quando o tráfego na pista quase ocasionou algumas colisões -, Norris assumiu a liderança do segmento. Na bandeirada, Piastri acompanhou o colega de equipe ocupando a vice-liderança. O australiano da McLaren foi sucedido por Fernando Alonso.

ELIMINADOS
16º PIERRE GASLY (ALPINE)
17º GUANYU ZHOU (SAUBER)
18º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
19º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
20º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)

SQ2 - dez minutos e cinco eliminados
Pérez abriu o segmento na frente até Norris superar sua volta, com 0s2 de vantagem. Verstappen postergou sua volta rápida até o minuto final e ficou com quarto tempo do segmento, enquanto Hamilton e Russell, na zona de eliminação, preparavam-se para suas últimas tentativas.

A dupla da Mercedes não conseguiu melhorar, com o piloto do carro 63 em 11º e o heptacampeão, em 12º. Pelo rádio, Hamilton relatou ter tido um contato com o muro, comprometendo sua volta.

ELIMINADOS
11º GEORGE RUSSELL (MERCEDES)
12º LEWIS HAMILTON (MERCEDES)
13º ESTEBAN OCON (ALPINE)
14º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
15º YUKI TSUNODA (RB)

SQ3 - oito minutos e disputa pela pole
Os dez pilotos restantes optaram por adiar a ida para a pista, deixando os boxes com o cronômetro apontando apenas três minutos até a bandeirada. A primeira melhor volta foi registrada por Hulkenberg, desbancado por Pérez e Verstappen no topo da classificação.

Com Leclerc e Sainz fazendo respectivamente o segundo e o quinto tempos e Piastri terminando a sessão apenas em sexto lugar, a pole do tricampeão da RBR foi confirmada.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes