GP de Miami de F1: Verstappen fatura 6ª pole seguida; veja grid

Tricampeão da RBR garantiu, pela primeira vez na carreira, posição de honra no grid inicial da prova no Circuito Internacional de Miami; Leclerc e Sainz completam top 3

Esportes a Motor 04 de maio de 2024 às 19h32
Granger Ferreira / GFEsportes.com.br

Único detentor de pole positions na F1 em 2024, Max Verstappen seguiu absoluto em busca de sua sexta nesta temporada, na classificação do GP de Miami. Anotando tempo de 1m27s241 na sessão deste sábado, o tricampeão superou em 0s1 a volta que pôs Charles Leclerc na segunda colocação. Carlos Sainz completa o top 3 do grid inicial da corrida deste domingo.

A pole vem depois de uma dominante vitória na corrida sprint em Miami Gardens - a nona do tricampeão no formato. Ao todo, o holandês detém 38 largadas da primeira posição no grid de largada ao longo de sua carreira.

Se amargou resultados ruins na classificação sprint e na corrida de velocidade deste sábado, a definição do grid de domingo foi um pouco melhor para a Mercedes, que avançou ao Q3 com seus dois pilotos; George Russell foi sétimo colocado e Lewis Hamilton, oitavo. Destaque também para Yuki Tsunoda: o japonês da RB conquistou seu quarto top 3 no grid inicial nesta temporada.

Resultado e grid de domingo
Max Verstappen (RBR) - 1m27s241
Charles Leclerc (Ferrari) +0s141
Carlos Sainz (Ferrari) +0s214
Sergio Pérez (RBR) +0s219
Lando Norris (McLaren) +0s353
Oscar Piastri (McLaren) +0s434
George Russell (Mercedes) +0s826
Lewis Hamilton (Mercedes) +0s866
Nico Hulkenberg (Haas) +0s905
Yuki Tsunoda (RB) +0s951
Lance Stroll (Aston Martin) +0s981
Pierre Gasly (Alpine) +1s083
Esteban Ocon (Alpine) +1s130
Alexander Albon (Williams) +1s172
Fernando Alonso (Aston Martin) +1s186
Valtteri Bottas (Sauber) - Q1
Logan Sargeant (Williams) - Q1
Daniel Ricciardo (RB) - Q1
Guanyu Zhou (Sauber) - Q1

A largada da corrida principal do GP de Miami, deste domingo, será às 17h.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Com oito minutos restantes dos 18 do segmento, Verstappen desbancou a volta de referência anotada por Sainz com 0s1 de vantagem sobre o espanhol. O piloto da Ferrari, porém, respondeu com um giro 0s086 mais veloz. Pouco antes, Hamilton subiu de 14º para terceiro com sua segunda tentativa, desta vez com pneus macios novos.

Pérez também deixou sua marca na liderança provisória, pouco antes do grid se direcionar aos boxes. Na volta à pista, no minuto final, Verstappen recuperou a ponta da tabela; foi quando Gasly também se salvou da eliminação, anotando o quinto melhor tempo.

ELIMINADOS
16º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
17º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
18º DANIEL RICCIARDO (RB)
19º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
Leclerc anotou o tempo de referência com 0s1 de vantagem sobre Piastri, acompanhado pelo colega Norris em terceiro lugar. A sessão, porém, teve uma bandeira amarela provisoriamente acionada após Alex Albon quase bater na curva 17.

Na bandeirada, Hamilton se salva da eliminação fazendo o segundo melhor tempo. Depois dele, Russell vai de 11º a oitavo. Verstappen, por sua vez, conseguiu apenas desbancar o veterano da Mercedes - a 0s033 do giro de Leclerc.

ELIMINADOS
11º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
12º PIERRE GASLY (ALPINE)
13º ESTEBAN OCON (ALPINE)
14º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
15º FERNANDO ALONSO

Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
A volta estabelecida por Verstappen para desbancar o colega de equipe, Pérez, não foi superada por Leclerc e Sainz - últimos a concluírem suas tentativas iniciais. Quando o cronômetro sinalizava menos de seis minutos para a bandeirada, os dez carros restantes voltaram ao pit lane.

No retorno à pista, porém, ninguém conseguiu desbancar a volta registrada por Verstappen - Hamilton, em especial, calçou pneus médios e garantiu só o oitavo lugar, a 0s8 da liderança.

Fonte: Globo Esporte
Todos os direitos reservados Desenvolvido por Jean Moraes