Graças à chuva, bastaram 18 voltas para o caos se abater sobre a corrida sprint do GP de Miami neste sábado, e Lando Norris emergir para vencer na pista de seu triunfo inédito na carreira há um ano. Oscar Piastri chegou em segundo lugar e Lewis Hamilton, acertando na estratégia, completou o top 3. Gabriel Bortoleto foi 15º; três pilotos abandonaram, incluindo Charles Leclerc antes mesmo da largada, e para fechar, Max Verstappen ainda colidiu com o pole position Andrea Kimi Antonelli nos boxes.
A classificação da corrida principal do GP de Miami será logo mais, ainda neste sábado, às 17h15.
Norris largou em terceiro, herdou a liderança de Piastri após o pit stop do colega da McLaren na volta 14 e também entrou nos boxes antes de Fernando Alonso ser atingido por Liam Lawson. Também antes da amarela acionada pelo incidente aparecer, o inglês passou o companheiro na pista. Com isso, Lando leva oito pontos extras; Piastri sete e Hamilton, seis. Oitavo, Yuki Tsunoda garante um ponto.
Quem também se deu bem pela estratégia foi Hamilton. Originalmente sétimo, o veterano da Ferrari foi o segundo a arriscar deixar os pneus intermediários pelos slick na 12ª volta, o que o alçou à parte de cima da classificação da corrida. Ele vem de vitória na primeira sprint de 2025, na China.
Bortoleto largaria em 19º, mas como Leclerc sequer alinhou no grid e Yuki Tsunoda caiu para último por mexer no carro sob parque fechado, o brasileiro passou ao 17º lugar. Ainda assim, ele perdeu posições na prova, embora tenha recuperado-se devido aos incidentes, pit stops de rivais, e a aplicação dos 10s que Verstappen levou por bater no pole position Andrea Kimi Antonelli dentro dos boxes.
Resultado
LANDO NORRIS (McLaren)
OSCAR PIASTRI (McLaren) +0s672
LEWIS HAMILTON (Ferrari) +1s073
GEORGE RUSSELL (Mercedes) +3s127
LANCE STROLL (Aston Martin) +3s412
YUKI TSUNODA (RBR) +5s153
KIMI ANTONELLI (Mercedes) +5s635
PIERRE GASLY (Alpine) +5s973
NICO HULKENBERG (Sauber) +6s153
ISACK HADJAR (RB) +7s502
ALEXANDER ALBON (Williams) +7s522 - 5s de punição.
ESTEBAN OCON (Haas) +8s998
LIAM LAWSON (RB) +9s024 - 5s de punição.
OLIVER BEARMAN (Haas) +9s218 - 5s de punição.
GABRIEL BORTOLETO (Sauber) +9s675
JACK DOOHAN (Alpine) +9s909
MAX VERSTAPPEN (RBR) +12s059 - 10s de punição.
Abandonaram: Fernando Alonso (Aston Martin), Carlos Sainz (Williams) e Charles Leclerc (Ferrari).
Tudo começou antes mesmo da largada, por causa de um temporal que se abateu sobre o Circuito Internacional de Miami. Viria aí a primeira baixa: Charles Leclerc bateu em uma volta de reconhecimento, meia hora antes da prova. Até Verstappen, quarto colocado no grid inicial, sofreu uma escapada durante a volta de apresentação atrás do safety car, mas sem maiores consequências.
A direção de prova decidiu suspender a largada e decretar bandeira vermelha; Piastri chegou a relatar que a visibilidade era "a pior que ele já teve em um carro de corrida". Uma segunda tentativa de largada, meia hora depois do horário original, teve lugar após duas voltas atrás do carro de segurança. Com isso, a corrida teve de fato 16 giros, já que dois foram deduzidos do percurso original.
Momentos-chave
A largada
A segunda tentativa foi com pneus intermediários para todos os 19 pilotos - Leclerc não voltou para a disputa após bater na meia hora que antecedeu o início da corrida. Após o apagar das luzes, Piastri reagiu melhor que o pole Antonelli e, por isso, fez a primeira curva na frente do italiano.
O piloto da McLaren seguiu ao lado do calouro, na parte de dentro da pista e, sem ceder espaço, acabou fazendo com que o italiano da Mercedes saísse do traçado para evitar contato. Norris e Verstappen também conseguiram passá-lo, aproveitando-se da escapada do jovem piloto.
Lawson e Stroll foram os pilotos que mais ganharam posições - cinco, cada. O neozelandês da RB, originalmente 14º, aparecia em nono lugar enquanto o canadense da Aston Martin foi de 16º a 11º. Por outro lado, a dupla da Sauber não teve sorte: Hulkenberg caiu de 11º para o 15º lugar e Bortoleto, de 17º, acabou em 19º.
Começo tranquilo de prova
A prova seguiu estável nas voltas seguintes com os pilotos das primeiras colocações separados por distância acima dos 2s. A exceção ficou por conta de Russell, em quinto lugar a cerca de meio segundo do colega Antonelli; no décimo giro, o britânico chegou a sugerir para a Mercedes que estava mais rápido. No entanto, as posições foram mantidas à medida em que a pista secava.
Pista seca, e incidentes surgem aos montes
Na volta 11, Tsunoda foi o primeiro a entrar nos boxes para calçar pneus de pista seca, saindo com os médios. Hamilton foi o segundo no 12º giro, optando pelos pneus macios. Depois dele, Verstappen tomou a frente dentre os pilotos nas primeiras colocações.
No entanto, o holandês foi liberado da troca "em cima" e bateu na roda direita traseira de Antonelli - lance que resultou em 10s de punição ao tetracampeão da RBR. Ao mesmo tempo, mas dentro da pista, Sainz bateu após rodar sozinho.
E esses não foram os únicos incidentes da prova: no 15º giro, logo depois do líder Piastri visitar os boxes para calçar pneus médios, Liam Lawson acertou Fernando Alonso na curva 12.
A colisão chamou o safety car para a pista pouco antes de Norris, que herdou a primeira colocação de Piastri provisoriamente, entrar no pit lane para colocar os compostos macios. Ele conseguiu passar o colega e, com a bandeira amarela, reteve a liderança até o fim da prova, que só viu a bandeira verde na volta final.